Crítica: Vitali Gelato – o Melhor Sorvete do Rio que você ainda não conhece

Ele não está nas listas premiadas, mas os ricos e famosos do Rio tomam e não te falam. O Vitali Gelato é o melhor sorvete do Rio que você ainda não experimentou

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Perdi 60 quilos, mas não virei um chato fitness. Entretanto, quando penso na caloria que vou consumir, é como dinheiro. Se é para comer, que valha a pena, que dê prazer, e isso conta ainda mais quando se trata da sobremesa. Apfelstrudel da Casa Urich? Claro! Qualquer sobremesa do Nolita? Não, gosto de comer e não de ficar tirando foto para o Instagram.

E sou um grande apaixonado por sorvetes. Veja bem, sorvete. Se você acha que Kibon é sorvete, por favor, pare de ler agora; este texto não é para você. Um dia, enquanto jogava uma partida de tênis com um amigo (antes dessa onda de calor que atinge nossa cidade e torna impossível fazer exercícios ao ar livre), ele mencionou uma fábrica de sorvetes próxima à quadra, na Freguesia, a Vitali Gelato. Assumi a vergonha; nunca tinha ouvido falar. Fiquei um tanto ressabiado, já que não fazia parte de nenhuma lista de melhores sorvetes. Seria apenas mais uma daquelas que oferecem centenas de sabores que têm o mesmo gosto?

Ele me passou o WhatsApp, e arrisquei fazendo um pedido. Maldita hora! Lembro-me bem do meu primeiro pedido, que se repete com frequência, um pote de baunilha, cheesecake de morango e stracciatella (nada mais que o nome metido a besta para flocos). Fiquei completamente viciado, a qualidade era absurda, completamente inesperada.

Sou apaixonado pela sobremesa/bebida affogato, e é feito com sorvete de baunilha. Quando abri o pote, vi os pequenos pontos negros no sorvete da Vitali. Sim, além de obviamente levar essência, o creme deles leva realmente a fava de baunilha! Pensei comigo, como assim! Quem faz isso? Como é possível?

Advertisement

Leia também

Deputados propõem destinar R$15 milhões da Alerj para 10 municípios afetados por chuvas no RJ

‘Guadalupe’, ‘Lobo Júnior’, ‘Fiocruz’ e mais: confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil

Vitali Gelato Crítica: Vitali Gelato - o Melhor Sorvete do Rio que você ainda não conhece
Foto: Tomás Rangel

Os sorvetes, ou gelattos, são receitas de um italiano que morou em Jacarepaguá e voltou para a Europa, mas deixou a semente aqui de uma sobremesa incrível. Então, você tem os verdadeiros gelatos, ou seja, apenas o leite, sem nenhum emulsificante, mas ainda assim com a cremosidade garantida. O doce de leite é sentido como se estivesse tomando o doce gelado; uma perfeição.

Queria muito descrever a sensação do cheesecake de morango, mas nunca tive a chance; a esposa não deixa, é dela e só dela. No entanto, posso compartilhar que sempre tenho um pote do Cubanera, um chocolate amargo 70% que harmoniza muito bem com um charuto. Ou, se preferir, você pode experimentar o favorito do Rei Roberto Carlos, sim, este mesmo, o de coco. Ele inclusive pediu pedaços de coco maiores para que não fossem confundidos com coco ralado. Além deles, vários outros famosos e pessoas da sociedade carioca são fãs, mas guardam quase como se fosse um segredo pertencente apenas a uma pequena camarilla.

No verão, apele aos refrescantes sorbetos, feitos sem leite, como os de manga ou morango. Como todos os produtos são 100% artesanais, enfrentam um problema interessante: nem sempre a fruta está perfeita, são os percalços de um produto de alta qualidade. Então, um dia, você pode saborear uma bolinha extremamente doce; outro dia, um pouco menos.

A Vitali Gelato possui três lojas físicas no Rio de Janeiro, localizadas na Tijuca, Recreio e Ipanema, além de atender também na região de Jacarepaguá, onde está situada sua fábrica. Obviamente, o pote não é barato, com uma média de R$ 75 para o de 1 litro, sendo um produto premium. No entanto, ao levar em conta a altíssima qualidade, a experiência certamente valerá cada centavo, e você não se arrependerá

Vitali Gelato 2 Crítica: Vitali Gelato - o Melhor Sorvete do Rio que você ainda não conhece

Serviço

Pedidos pelo site

GELATO VITALI TIJUCA
Rua General Roca, 340, Tijuca – Rio de Janeiro

VITALI GELATO FREGUESIA
Estrada do Gabinal, 1521, Freguesia – Rio de Janeiro

VITALI GELATO IPANEMA
Rua Gomes Carneiro, 132, Ipanema – Rio de Janeiro

VITALI GELATO RECREIO
Avenida das Americas, 15700, Recreio dos bandeirantes – Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crítica: Vitali Gelato - o Melhor Sorvete do Rio que você ainda não conhece

Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Conheço o sorvete Vitali há anos, desde que tunham um quiosque na frente da entrada da Praça de Alimentação do Shopping Downtown, na área da Tijuca. Que achado! Sem hidrogenada!!! Agora aqui na área, somente a fábrica na Freguesia. Mas, vale muito a pena.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui