Foto: Reprodução

Às vésperas do primeiro turno das eleições municipais (15 de novembro, com o segundo turno marcado para 29 de novembro), o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que é candidato à reeleição, está promovendo um verdadeiro leilão dos espaços públicos da cidade a serem explorados em regime de concessão pelos próximos 10 a 30 anos. 

A lista vai da contratação de três agências de publicidade, a concessão de serviços de drenagem e tratamento de esgotos dos recursos hídricos em todo o território da Bacia Hidrográfica da AP4 (a chamada Zona Oeste que compreende os bairros de Jacarepaguá, Pechincha, Sulacap, Freguesia, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e as vargens Pequena e Grande), passa pelas áreas de postos de combustíveis em vários bairros, a sete quiosques na orla do Recreio dos Bandeirantes, e a concessões de estacionamentos subterrâneos.

O serviço de água e esgoto da região AP4 nunca foi exercido de fato pela Cedae, e a Prefeitura, em 2015, fez licitação vencida pelo consórcio Águas do Brasil. O edital procura ampliar o escopo do serviço, na tentativa de reduzir o lançamento de esgoto sem tratamento pelas diversas favelas e assentamentos da região que poluem o complexo lagunar da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, e que se liga ao mar na Joatinga.

Além dos postos da Lagoa, a Prefeitura vai abrir licitação por 10 anos para as áreas dos atuais postos Petrobras na Praça da Bandeira, na avenida Radial Oeste, próximo à Mangueira, na Barra e no Recreio dos Bandeirantes.

A gestão de importantes espaços culturais já indispôs o prefeito Marcelo Crivella com as Organizações Globo quando decidiu trocar a gestão do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, a cargo da Fundação Roberto Marinho. A licitação segue em aberto. Assim como a concessão, por 15 anos, do espaço do antigo Cassino da Urca, onde funcionou a TV Tupi, e é parcialmente ocupado pelo Instituto Europeu de Desenho. A Prefeitura, através da Rio-Urbe, também está oferecendo um lote de 20.570 m², com benfeitorias, no polo de cine, vídeo e comunicação na Barra da Tijuca.

Diversos parques estão com a gestão em audiência aberta pela Prefeitura. Chamam a atenção as consultas públicas para “eventuais interessados na participação do Projeto de revitalização do Jardim de Alah”, do “Parque Garota de Ipanema”, no Arpoador, e dos parques Olímpicos da Barra e Deodoro.

Em Deodoro são dois serviços: a parceria público-privada no polêmico parque/autódromo que cortaria reserva florestal de Mata Atlântica, na Zona Oeste, e a recuperação da qualidade da água do Lago de Canoagem Slalom, do Parque Radical de Deodoro, que deixou de ser usado após as Olimpíadas.

14 COMENTÁRIOS

  1. O prefeito tá certo!A perseguição por a maior parte da mídia,se dá pelo fato da Rede Globo não gostar do Bispo Edir Macedo que é parente do prefeito!O que prova mais uma vez que essa emissora não é,e nunca foi imparcial! Mas,muito pelo contrário!Ela tem os seus candidatos políticos e ideais perversos,que há mais de 5 décadas vem influenciando mal a população brasileira!Acorda povo brasileiro!A mídia que temos nesse país,é perversa!

  2. Esse tipo de atitude, conversão, é uma maneira de receber uma merenda pelo tempo concedido, como Eduardo Paes fez com a linha amarela, que assim que passar as eleições, será devolvida aos cobradores de pedágio, pois existe um contrato assinado pelo Paes.

  3. Esse prefeito já mostrou a sua incapacidade. Vamos tentar votar em quem realmente gosta e quer a recuperação da nossa cidade, com idéias e projetos realistas que venham trazer coisas boas. Infelizmente tem pessoas doentes que postam comentários infelizes e desagradáveis agredindo as pessoas. Uma falta de respeito!

  4. O pessoal falando de Luiz Lima, mais um protótipo de witzel, querendo crescer nas costas do miliciano do presidente, nada que vem de Bolsonaro, ou se assemelha a Bolsonaro é coisa boa, só o gado que não vê isso porque é cegeta. Bando de burros

  5. É fato que o diariodorio.com está fazendo campanha pro corrupto do Eduardo Paes. Tá muito visível. Será que o Rio quer o soldado do LULADRÃO na prefeitura novamente ? Sei que as opções são desanimadoras (Benedita, Clarissa, Bandeira) mas o Paes seria terrível demais. Vamos renovar ? Luís Lima está limpo.

  6. Sinceramente, esse personagem, sem responsabilidade com a cidade passou 4 anos deixando a tudo as traças e agora faltando um pouco mais de 1 mês das eleições ele pretende fazer tudo??
    Deixar o compromisso com licitações sem credibilidade para o próximo que entrar???
    Se não for uma grande armação é no mínimo questionável….

    • Esse Crivella poderia ter realizado esses projetos durante o mandato. Mas como ele sabe que o eleitor brasileiro esquece fácil, foi melhor pra ele fazer tudo em cima da hora. Espero que o eleitor perceba a armadilha desse pilantra e não vote nele.

  7. O mais provável e que esta mídia foi comprada ou faz parte do grupo contra o Brasil para fazer está reportagem, vamos checar? Não acreditem em nada que a midia posta estão querendo desestruturar o mundo

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui