Crivella faz leilões em massa de espaços públicos do Rio

Candidato à reeleição está promovendo um verdadeiro leilão de espaços públicos a serem explorados em regime de concessão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Às vésperas do primeiro turno das eleições municipais (15 de novembro, com o segundo turno marcado para 29 de novembro), o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), que é candidato à reeleição, está promovendo um verdadeiro leilão dos espaços públicos da cidade a serem explorados em regime de concessão pelos próximos 10 a 30 anos. 

A lista vai da contratação de três agências de publicidade, a concessão de serviços de drenagem e tratamento de esgotos dos recursos hídricos em todo o território da Bacia Hidrográfica da AP4 (a chamada Zona Oeste que compreende os bairros de Jacarepaguá, Pechincha, Sulacap, Freguesia, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e as vargens Pequena e Grande), passa pelas áreas de postos de combustíveis em vários bairros, a sete quiosques na orla do Recreio dos Bandeirantes, e a concessões de estacionamentos subterrâneos.

O serviço de água e esgoto da região AP4 nunca foi exercido de fato pela Cedae, e a Prefeitura, em 2015, fez licitação vencida pelo consórcio Águas do Brasil. O edital procura ampliar o escopo do serviço, na tentativa de reduzir o lançamento de esgoto sem tratamento pelas diversas favelas e assentamentos da região que poluem o complexo lagunar da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá, e que se liga ao mar na Joatinga.

Além dos postos da Lagoa, a Prefeitura vai abrir licitação por 10 anos para as áreas dos atuais postos Petrobras na Praça da Bandeira, na avenida Radial Oeste, próximo à Mangueira, na Barra e no Recreio dos Bandeirantes.

Advertisement

A gestão de importantes espaços culturais já indispôs o prefeito Marcelo Crivella com as Organizações Globo quando decidiu trocar a gestão do Museu do Amanhã, na Praça Mauá, a cargo da Fundação Roberto Marinho. A licitação segue em aberto. Assim como a concessão, por 15 anos, do espaço do antigo Cassino da Urca, onde funcionou a TV Tupi, e é parcialmente ocupado pelo Instituto Europeu de Desenho. A Prefeitura, através da Rio-Urbe, também está oferecendo um lote de 20.570 m², com benfeitorias, no polo de cine, vídeo e comunicação na Barra da Tijuca.

Diversos parques estão com a gestão em audiência aberta pela Prefeitura. Chamam a atenção as consultas públicas para “eventuais interessados na participação do Projeto de revitalização do Jardim de Alah”, do “Parque Garota de Ipanema”, no Arpoador, e dos parques Olímpicos da Barra e Deodoro.

Em Deodoro são dois serviços: a parceria público-privada no polêmico parque/autódromo que cortaria reserva florestal de Mata Atlântica, na Zona Oeste, e a recuperação da qualidade da água do Lago de Canoagem Slalom, do Parque Radical de Deodoro, que deixou de ser usado após as Olimpíadas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crivella faz leilões em massa de espaços públicos do Rio
Advertisement

14 COMENTÁRIOS

  1. O prefeito tá certo!A perseguição por a maior parte da mídia,se dá pelo fato da Rede Globo não gostar do Bispo Edir Macedo que é parente do prefeito!O que prova mais uma vez que essa emissora não é,e nunca foi imparcial! Mas,muito pelo contrário!Ela tem os seus candidatos políticos e ideais perversos,que há mais de 5 décadas vem influenciando mal a população brasileira!Acorda povo brasileiro!A mídia que temos nesse país,é perversa!

  2. Esse tipo de atitude, conversão, é uma maneira de receber uma merenda pelo tempo concedido, como Eduardo Paes fez com a linha amarela, que assim que passar as eleições, será devolvida aos cobradores de pedágio, pois existe um contrato assinado pelo Paes.

  3. Esse prefeito já mostrou a sua incapacidade. Vamos tentar votar em quem realmente gosta e quer a recuperação da nossa cidade, com idéias e projetos realistas que venham trazer coisas boas. Infelizmente tem pessoas doentes que postam comentários infelizes e desagradáveis agredindo as pessoas. Uma falta de respeito!

  4. O pessoal falando de Luiz Lima, mais um protótipo de witzel, querendo crescer nas costas do miliciano do presidente, nada que vem de Bolsonaro, ou se assemelha a Bolsonaro é coisa boa, só o gado que não vê isso porque é cegeta. Bando de burros

  5. É fato que o diariodorio.com está fazendo campanha pro corrupto do Eduardo Paes. Tá muito visível. Será que o Rio quer o soldado do LULADRÃO na prefeitura novamente ? Sei que as opções são desanimadoras (Benedita, Clarissa, Bandeira) mas o Paes seria terrível demais. Vamos renovar ? Luís Lima está limpo.

  6. Sinceramente, esse personagem, sem responsabilidade com a cidade passou 4 anos deixando a tudo as traças e agora faltando um pouco mais de 1 mês das eleições ele pretende fazer tudo??
    Deixar o compromisso com licitações sem credibilidade para o próximo que entrar???
    Se não for uma grande armação é no mínimo questionável….

    • Esse Crivella poderia ter realizado esses projetos durante o mandato. Mas como ele sabe que o eleitor brasileiro esquece fácil, foi melhor pra ele fazer tudo em cima da hora. Espero que o eleitor perceba a armadilha desse pilantra e não vote nele.

  7. O mais provável e que esta mídia foi comprada ou faz parte do grupo contra o Brasil para fazer está reportagem, vamos checar? Não acreditem em nada que a midia posta estão querendo desestruturar o mundo

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui