Crivella foi preso pela primeira vez há 30 anos

Crivella foi fichado por recorrer à força para resolver a questão da posse de uma propriedade da Igreja quando ainda era um pastor iniciante

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na manhã desta terça-feira (22/12), o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) foi preso em ação de continuação da Operação Hades, que investigava o “QG da Propina” na Prefeitura do Rio. Entretanto, vale ressaltar que essa não é a primeira prisão de Crivella. O caso, divulgado pela revista Veja em 2016, teve como destaque fotos de identificação do prefeito em 1990. As fotos ficaram desaparecidas por 26 anos e não constavam nos arquivos da Polícia Civil, onde são guardados os conteúdos de qualquer investigação.

A acusação não envolvia política: Crivella foi fichado por recorrer à força para resolver a questão da posse de uma propriedade da Igreja, quando ele ainda era um pastor iniciante. Por conta disso, ele foi parar na delegacia e passou um dia preso em uma cela do Catete.

O caso

Em 2016, Crivella contou à Veja sobre o ocorrido. Em 1986, a Igreja Universal comprou imóveis no bairro de Laranjeiras. Parte do espaço, situada na Rua Senador Corrêa, foi reservada para a construção de um templo da Universal. Enquanto a obra não começava, Nilton Linhares virou vigia do local, onde ergueu um casebre com material cedido pela própria igreja e se instalou com a família. Quando a Universal quis o terreno de volta, Linhares reivindicou direito de posse e se recusou a sair.

Advertisement

Crivella relatou que, diante disso, pegou os caminhões e foi ao local. Ele arrebentou a cerca, entrou e começou a tirar as coisas e colocar no caminhão, mas destacou que não tocou nas pessoas e que, com ele, haviam uns dez homens.

No inquérito, os fatos são diferentes. O depoimento de Linhares conta que Crivella esteve duas vezes no local. Em uma terça-feira, tentou cortar o acesso ao terreno colocando obstáculos, que foram retirados. No dia seguinte, o vigia conta que ele chegou com violência: arrombou o portão com um pé de cabra e, acompanhado de seguranças armados de revólver, ameaçou a esposa e as duas filhas de Linhares.

Acionada, a polícia levou o pastor para a delegacia, onde passou o dia preso. À noite, saiu com a condição de voltar no dia seguinte. Voltou, foi fotografado e passou mais quatro horas detido.

O sumiço do inquérito

O caso não para por aí. Os dados estavam todos trocados. O número da foto não era igual ao do inquérito, nem o número do inquérito era igual ao da ocorrência policial. A Veja conseguiu rastrear o material, mas encontrou outro fato exótico: a ficha policial de Crivella só voltou aos arquivos oficiais em 2016, na forma de uma discreta anotação em um cadastro estadual de acesso restrito.

Crivella contou sua versão: em seu apartamento, ele tirou de uma caixa o inquérito 023/1990, esse é o número que ninguém tinha. Além disso, ele também tinha os negativos das fotos feitas na delegacia. Ele explicou que o inquérito foi arquivado após um ano. Nessa época, Crivella esteve na delegacia e recebeu o material do delegado João Kepler Fontenelle, já falecido. Ele afirmou que o delegado fez isso porque a Igreja Universal ameaçava processar o delegado pela forma como conduziu o caso.

Ele me disse: ‘Vou te dar as fotos. Vou tirar isso daqui. Fiz para te constranger, mas estou arrependido’ ”, contou.

Repassar os negativos das fotos garantiria que as imagens e o inquérito não voltariam à tona, mas, obviamente, o plano não deu certo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crivella foi preso pela primeira vez há 30 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui