Prefeitura retoma Linha Amarela e acaba com pedágio. Foto: Hudson Pontes/Prefeitura Rio

Atualização: Judiciário mandou voltar a cobrança do pedágio

A Prefeitura do Rio notificou neste domingo, 27/10, o rompimento unilateral do contrato de concessão da Linha Amarela à Lamsa, que administra a via. A primeira determinação do bispo Marcelo Crivella foi a derrubada de todas as cancelas que impediam a passagem dos veículos sem que houvesse o pagamento de pedágio.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

A medida já havia sido publicada no Diário Oficial de sexta-feira,25/10, e a notificação garante o fim imediato da concessão. A administração da Linha Expressa passa para a Secretária Municipal de Transportes.

Durante a operação ainda foram descaracterizadas as cabines de cobrança, com desligamento de energia pela RioLuz e sensores e câmeras foram inutilizados.

Crivella usa como base valor apontado pela CPI da Linha Amarela na Câmara dos vereadores que aponto um prejuízo de R$ 1,6 bilhão para o Município. De acordo com dados da prefeitura, desde o início da cobrança de pedágio, em 1998, até o final de 2018, passaram pela via 151.282.630 veículos a mais do que havia sido projetado na modelagem financeira da concessão. Ainda segundo a Prefeitura, os ganhos da Lamsa com a Linha Amarela são suficientes para que a concessão tivesse sido encerrada em 2015.

Não é a primeira vez que Crivella entra em colisão com a Lamsa. Em mais de uma oportunidade, o prefeito tentou cancelar o pedágio cobrado na Via. A revogação, via Poder Judiciário, sempre vinha no mesmo dia ou no dia seguinte.

25 COMENTÁRIOS

  1. Essa Lamsa já rendeu prejuízo demais ao cofre público. Não tem lógica a justiça ficar contra o povo e a favor da Concessionária em questão. A guerra não é a contra o prefeito Crivella. Ele não vai pagar nada do bolso dele. A guerra é contra o povo! Não entendo isso!
    Tem que destruir esse caça-níquel travestido de pedágio! Adorei ver o pessoal quebrando tudo! ????

    • não se quebra patrimÔnio privado, isso é se chama arbitrariedade do estado, acha certo o estado ter poder de quebrar o que bem entende, reflita um pouco, quem vai pagar é cidadão…. bastava deixar as cancelas abertas até haver definição, isso não é justiça e sim vandalismo com patrocínio do estado…..

  2. Parabéns, Crivella! Estamos apoiando vc! Absurdo essa roubalheira! Pedágio caro demais e sem razão para ser!
    Tem que quebrar essa porra toda mesmo! O projeto de Lei foi aprovado pela Câmara, é inviável pagar a multa, já que a concessionária lucrou muito mais que o previsto. Eu queria entender pq a justiça está contra o povo?? Sinceramente não entendo! Acho que esses juízes são comprados, como quase tudo aqui no RJ…. juiz corrupto! Aposto que está recebendo propina da Lamsa. E que patrimônio que foi destruído? Não enxergo patrimônio, enxergo caça-níquel destruído!

  3. MANO SERÁ QUE É SERIO QUE ALGUMAS PESSOAS ESTÃO DEFENDENDO QUEM ESTÁ NOS PREJUDICANDO(LAMSA)?????

    2 OPÇÃO, CHAMAR O PREFEITO DE BURRO PORQUE ELE NÃO QUER QUE O CARIOCA SEJA ROUBADO E FALAR QUE ELE FOI INCONSEQUENTE, MAS QUANDO É DIRETAMENTE COM A GENTE, NO CAIXA QUANDO ALGUÉM ESQUECE DE DAR O TROCO, QUANDO SOMOS ASSALTADOS LOGO FICAMOS PUTO TMB!

    OU ENTÃO VOCÊ ENTENDE O CARA O TAMBÉM, E SE PRECISO FOR, QUE QUEBRE DE NOVO!! OU ATÉ OS PRÓPRIOS CIDADÃES O FAÇAM. O QUE NÃO É AGUENTAR ISSO CALADO. PELO AMOR DE DEUS

    • Destruição de patrimônio não é justiça, pelo contrário, é totalmente ilegal, sem base alguma para tal decisão, não podemos bater palma pro terrorismo, bastasse fazer igual o “Roberto” mencionou abaixo, deixar as cancelas abertas até que se chegasse a um acordo, mas nunca destruir o património alheio, em resultado a isso a Lamsa está novamente com a concessão da administração da via e o povo vai pagar essa conta, por atitude inconsequente do prefeito incidirá multa de 100 mil por dia em que a Lamsa não conseguir trabalhar e com certeza o pedágio vai ficar mais caro ainda, mas você acha isso maneiro né?

  4. Sou de SP capital esse crívela deve estar encapetado misericórdia isso é abuso de poder, terrorismo de estado, destruir patrimônio privado dessa forma, isso não se faz, bastava deixar as cancelas abertas, como já ocorreu aqui no Rodoanel de SP, até que resolvesse a situação, nunca destruir, isso não é justiça é insanidade administrativa….

  5. Bispo?
    Pensei que no caso seria o PREFEITO.
    Acho que bispo não tem autoridade para se posicionar, já o prefeito…
    Eita mídia manipuladora.

  6. Te enche de orgulho o Prefeito mandar destruir as cancelas, computadores, pedágio? E agora, que a concessão voltou pra Lamsa? Prefeitura vai pagar 100 mil por cada dia em que a Lamsa não conseguir trabalhar e esse dinheiro vai sair do seu bolso, mas você tem orgulho disso né!

  7. Parece que vc não entendeu as motivações do prefeito. Esta claro que esperar por justiça nesse país é ingenuidade. Como disse o ministro e aqui também se aplica somos 200 milhões de trouxas.

  8. Luiz Roberto está coberto de razão,é mais que evidente o equívoco desta metodologia. No cenário que já vivemos, mais atitudes baseadas em violência é tudo o que não precisamos. Portanto, Marcelo e José, conscientizem-se,antes de tudo e, por favor, falem por si só. Atitudes como desse imbecil,um hipócrita mesquinho e despreparado, que tanto prega, mas parece estar encapetado ao extremo, não orgulham ninguém.

  9. Fico horrorizado com os métodos de Crivella sempre que se sente contrariado pelas concessionárias. Se a prefeitura tem o poder das concessões, bastaria suspender o contrato e proceder a desativação das instalações sem essa conotação que em nada se difere de terrorismo, que chega, usa a violência para destruir tudo, e não se faz as coisas de forma serena e civilizada. E, sinceramente? Me assusta quando pessoas aplaudem esse tipo de violência, revelando como pensam. Nenhum direito justifica tal postura agressiva de intimidação pela força. Isso é fascismo!

    • Acho engraçado, você leu a notícia!, a suspensão do contrato foi efetuado mas algum Juiz corrupto com medida judicial manteve elas funcionando, acho que o Crivella está correto, derruba logo tudo, do Rio todo, pedagio colocado pelos corruptos do PT tem que ser derrubados

    • Te enche de orgulho o Prefeito mandar destruir as cancelas, computadores, pedágio? E agora, que a concessão voltou pra Lamsa? Prefeitura vai pagar 100 mil por cada dia em que a Lamsa não conseguir trabalhar e esse dinheiro vai sair do seu bolso, mas você tem orgulho disso né!

      • Vai tomar no seu cú otário, vc fica aqui escrevendo essa porra como se o pedágio fosse legal. O pedágio da linha amarela é inconstitucional e se nao for na pressao nao vai sair. seu Energúmeno.

        • O pedágio é tão legal que a justiça derrubou a liminar do prefeito e agora o povo vai pagar o preço mais uma vez, mas tá maneiro pra voc então segura essa multa aí de 100 mil por dia, vai sair do seu bolso otário. Mais incrível que se fosse o Bolsonaro fazendo isso os esquerdistas iam logo tacar pedra, mas é o Crivella, aí vocês aplaudem, vocês não têm filtro algum.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui