Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Nesta terça-feira (26/05), o prefeito Marcelo Crivella anunciou que as medidas de isolamento social na cidade do Rio de Janeiro serão mantidas até, no mínimo, o próximo dia 02/06.

A quarentena na capital fluminense foi implementada oficialmente por Crivella no dia 21/03. De lá para cá, escolas e o comércio foram fechados (podendo funcionar somente os estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados, farmácias, hospitais e similares, etc), e alguns bairros, devido à circulação de pessoas não ter diminuído, receberam bloqueios, vistoriados pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal – que também estão mantidos.

Segundo profissionais das áreas da saúde e ciência, as medidas de isolamento social são fundamentais para combater a proliferação do Coronavírus – vale dizer que especialistas afirmam que o Rio ainda não atingiu o ápice da doença.

Apesar disso e da prorrogação da quarentena, Crivella tem se mostrado propenso à reabertura do comércio na capital fluminense. No último sábado (23/05), embora tenha negado as informações, você leu aqui no DIÁRIO DO RIO que o prefeito havia elaborado um plano de retomada das atividades econômicas. Já na segunda-feira (25/05), durante uma live junto aos vereadores Jorge Felippe (DEM) e Dr. Jairinho (Solidariedade), o mandatário da cidade afirmou que o Rio de Janeiro ”dominou a pandemia”.

31 COMENTÁRIOS

  1. Acho que passou da hora de afrouxar , feiras lotadas sem mascara , bailes funk na comunidade .
    Pessoas ficando desempregadas , fica em casa pra funcionario publico e mole .
    Facil falar pq nao tem um filho pedindo um biscoito e nao ter dinheiro um pai de familia querendo dar o sustento pessoas sem pagar aluguel. SENAO MORRER DE VIRUS MORRE DE FOME .

  2. Com esses governantes liderando nosso país o Brasil , o q fazermos nós pessoas de classe baixa , se trabalhar corremos o risco de pegar a doença , se ficar em casa morremos de fome, ou seja se o correr o bicho pega se ficar o bicho come, é assim q me sinto , #semsolucao

  3. Enquanto tiver dinheiro público, o pico dessa doença nunca chegará. O governo como sempre, fechando contratos obscuros. O governador é novo, mas as práticas são as mesmas. Para a turma do “dinheiro a gente vê depois” : tudo hipocrisia.

  4. isolamento e delivery e a maipr bobagem. o virus nao vai comprar passagem aerea para ir embora e vc nem sabe onde o entregador passou a mao. Temos é que aprender a conviver com.ele. O sistema ee saude fo Rio e que esta falido de muito

  5. Isso aqui parece o conto Alice no País das Maravilhas. Como bo famoso diálogo entre Alice e o Gato, onde este diz psra Akice: “Para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve.” Assim são nossos governantes, todos perdidos sem saber o que fazer. Bolsonaro e empresarios querem que reabram tudo e nem se importam com quantos irão morrer. ” E dai?”Nosso prefeito dizendo que dominamos o coronavirus, sendo que o numero de casos e de mortes só aumentam. Quanto ao governador, envolvido em escândalos de corrupção. A saúde que já era um Deus nos acuda está um caos. Então, no Brasil das Maravilhas, sejamos todos persanagem de massa de manobra, aceitando tudo que nos impuserem para morrermos aos milhares ou sejamos autores da nossa própria história para dizermos não ao fim do isolamento social enquanto não houver segurança para todos. Nós pagsmos impostos para que o Estado cuide de nós. Se não há recursos, garanto que não foi o povo que exauriu o erário público.

  6. Ficar em casa pra quem é funcionário público estabilizado é mole diz isso pro pai de família que a empresa faliu bando de hipocritas
    Sai quem quer porra fiquem em casa vendo Netflix!

  7. O isolamento é necessário e essencial!!! Devemos obedecer sim, quanto mais tempo ficarmos sem fazer o isolamento,mais tempo iremos continuar com o vírus se propagando!!!
    Agora, enquanto houver dinheiro público sem licitação, o pico será sempre no mês seguinte !!! Fica a dica !!!

  8. É simples, quem acha que não deve ter o isolamento, que está tudo bem, acreditando que no Rio abaixou, que está preocupado com o roubo do dinheiro ( que sempre foi roubado), se candidate como voluntário para trabalhar num hospital, simples assim! O dinheiro recuperamos, a vida não!

  9. Apoio sim a volta ao trabalho,quem estiver com saúde tem que trabalhar sim, os doentes tem que ficar em casa se cuidando, é chega de blábláblá!

  10. Pessoas recebendo até o café da manhã via Ifood e etc. é fácil falar fique em casa. Não olham nem o rosto de quem coloca seus pedidos na sua porta.

  11. Pessoas recebendo até o café da manhã via Ifood e etc. é fácil falar fique em casa. Não olham nem o rosto de quem coloca seus pedidos na sua porta.

  12. O Rio de Janeiro está muito confuso e seria uma temeridade voltar a ter aula nas escolas.Como imaginar um aluno de 8 anos usando máscaras e respeitando o distanciamento social.Os país , normalmente, não dão bons exemplos
    , dificultando o retorno.

  13. A verdade é que essa doença só vai ter fim quando conseguirem a vacina.
    Enquanto isso vamos tentar nos proteger.

  14. Cada louco com sua loucura. Caramba cada um deve pensar em vida, saúde. O Rio de Janeiro é o segundo estado em mortes por esse vírus. Não estamos na Europa estamos no Brasil lembre-se aqui é saúde não existe economia se não tiver povo saudável. Santa ignorância. Vamos tentar conter esse vírus. Não existem hospitais leitos..agora quer abri. .. além do mais hospitais não tenda para salvar vidas. Que vão ser desmontadas…vamos deixar de ser leigos e ver que o isolamento é necessário .

  15. Na verdade essa pandemia já deu o que tinha que dar….milhões para os bolsos de políticos empresários..hospitais de campanha que nunca ficam prontos e dinheiro investido sumido sem saber o paradeiro do mesmo. Pico da doença sempre adiado….número de mortos por covid 19 errado…essa semana mais de mil mortes foram retirados da contagem oficial no rio de janeiro. O vírus já está aí e vai continuar… é hora de voltar a normalidade….com medidas de proteção…agora quem não quer ou não concorda que fique em casa e faça ele próprio por escolha fazer seu isolamento social..

  16. O povo quer trabalhar, já erraram pela terceira vez a data do pico da Pandemia, desse jeito não sei onde vai parar, pessoas morrendo de fome, sem ter como pagar as contas com migalhas de salários dados pelo governo. O Rio de Janeiro precisa acordar novamente.

  17. Minha família, assim como várias outras, cumpre a risca a quarentena.
    O isolamento social minimiza o perigo de contrair o vírus ou contaminar o próximo.
    As pessoas que criticam deveriam parar de pensar em si próprias e pensar num todo.
    A situação poderia estar bem mais caótica sem essa providência.

  18. Um absurdo! Não há vacinas. Único meio de estarmos protegidos é em nossas casas. Países que fizeram o isolamento com a cooperação da população tiveram resultados mais positivos. Número de óbitos bem mais reduzido. Não se trata de ver passarinhos. E uma questão de vida ou morte.Não podemos voltar a normalidade, enquanto não encontrarmos uma vacina.

  19. O pico antes seria em abril, depois no fim de maio, agora estão falando no início de junho, daqui a 1 semana falam que será em novembro e quando chegar em novembro vão falar que o pico da doença será em 2021. Ah, poupe-nos. Tudo tem limite. Já fiz minha parte de isolamento social. A sociedade civil não aguenta mais ficar confinada em suas casas. Eu não aguento mais. Estamos cansados. Queremos ver as ruas cheias de vida novamente, ouvir os cantos dos pássaros, contemplar o oceano, experimentar viver no mundo de fora, sair com os amigos e ter a alegria de viver as belezas do Rio novamente. Portanto, sou a favor da reabertura gradual sim! Na Europa já abriram as praias e o comércio, em Florianopólis os shoppings voltaram a funcionar e o mesmo será feito em São Paulo dia primeiro de junho. (Shoppings centers abertos). Todos usando máscaras é claro, até acabarmos com esse vírus e diminui-lá consideravelmente. Chega de encarceramento e prisão domiciliar!

    • Tá de brincadeira, né meu camarada. Deve ta achando que isolamento social é alguma brincadeirinha, milhares morrendo e sendo infectadas e tu tem a cara de pau de falar em canto de pássaro. O Brasil vem sofrendo com a Pandemia muito depois desses paises europeus OBVIAMENTE que não podemos abrir agir igual a esses países.

      • Acredito que a doença é real e óbvio que pelo vírus ter vindo ao Brasil tardiamente se comparado a Europa iremos demorar um pouco mais. Sou a favor da obrigatoriedade do uso de máscaras e da reabertura gradual, aos poucos. Caso tu não saiba o contágio do vírus está caindo dia após dia, em julho ou em agosto provavelmente a situação já terá voltado ao normal. Ficar em casa preso acarreta muitas outras doenças como distúrbios mentais, ansiedade, depressão, etc.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui