A movimentada Estrada do Cabuçu

O prefeito Marcelo Crivella, conforme mostra o Diário Oficial desta quinta-feira, 17/12, mudou o nome da Estrada do Cabuçu, em Campo Grande, Zona Oeste da cidade do Rio, para Estrada Bispo Daniel Malafaia, em homenagem ao primo do pastor Silas Malafaia.

“A troca do nome da Estrada do Cabuçu, para mim, afeta muito menos por ter sido pelo nome de um pastor: é sobre desfigurar a identidade do bairro. A história da fazenda do Cabuçu tem ligações com a formação econômica e social de Campo Grande. Não apaguem as histórias suburbanas! Crivella decidiu passar por cima da história local de Campo Grande e mudou o nome da histórica Estrada do Cabuçu para Estrada Bispo Daniel Malafaia. Que isso seja revertido pela próxima gestão, em respeito à história de Campo Grande”, disse Victor Almeida, historiador, especialista em subúrbios cariocas e candidato a vereador em 2020, pelo PDT.

Daniel Malafia morreu no último dia 12/12, de Covid-19. Ele era líder da Assembleia de Deus Nação Madureira, em Campo Grande, que comandava havia mais de 20 anos.

157 COMENTÁRIOS

  1. Observe o seguinte independente de ser reformado, protestante ou evangélico deve-se obsevar Que história é necessária para quê a cultura seja mantida, como muitos já defenderam a estrada do Cabuçu remete ao século 17, devendo uma pena ser defendida a manutenção de seu nome como também ensinada a sua origem a despeito de ser um líder religioso a pessoa homenageada significa muito para os seus liderados e que se seguissem o que rege a BÍBLIA OBSERVARIAM QUE TODA HONRA E TODA GLÓRIA APENAS A DEUS esses que utilizam a Bíblia em buscam a glória para si mesmos denigrem o princípio cristão observemos os apóstolos e os discípulos e não buscaram as honrarias e sim glorificar o nome de Deus entregando suas vidas de forma humildes hoje tem-se grupos religiosos que vendem o céu na terra sem apresentar procuração as devidas Como já foi feito na idade média, mãe tanto agora evidentemente enaltece enriquecimento pessoal a prosperidade como índices de fé o que não é preconizado na Bíblia.
    “Conhecereis a verdade esta vos libertará”João 8:32

  2. Creio que na verdade os que são contra e querem justifica isso em falar que e a história de campo grande e (estr.Cabuçu) ,por favor o homem em questão foi tbm vez sua história em campo grande ajudando em todas as áreas note seu empenho em ajudar vidas não somente orando ,mais sim ações concreta em beneficiar o cidadão. Fica aqui nosso apoio a essa homenagem .

  3. Crivella mostrando mais uma vez que foi super útil a sua gestão na cidade do RJ. Não fez nada em sua gestão, agora no fim, podendo fazer algo que preste, vai mudar o nome de uma das principais estradas de Campo Grande. É muita falta do que fazer, um monte de gente morrendo por conta desse vírus e ele vem dando homenagem mais uma vez a pessoas da igreja. Imagina se ele não fosse misturar política com religião?

  4. Esse crivela é um merda e esse senhor q ele quer homenagear é outro merda. Ao invés de se meter a fazer as mudanças de qualidade de vida nas escolas e hospitais quer mudar nome de rua. Senhor Eduardo Paes. Contamos c seu discernimento pra q isso não aconteça. E por favor senhor Crivela quer homenagear outro bosta? Tatua o nome dele na sua testa porra. Ou pega a pipoca e tatua o nome dele. Não fode

  5. Esse prefeito de merda , será que ele não tem coisas mais importantes para fazer !!!Mudar nome de rua é fácil, quero ver ele mudar a merda de gestão que foi o governo dele !!
    VOLTA LOGO PAES !!!!!

  6. Acredito que o Pastor tenha sido um grande homem,um bom pastor, entretanto há outras formas de homenagea-lo e o proprio, se era um homem de bem, com certeza, seria contra essa mudança que vai honerar centenas de comerciantes que terão que modificar os documentos de suas empresas. Sem falar na memória do bairro. Essas ruas mais antiga têm todas uma história e sua tradição e transmitida oralmente pelas famílias de Campo Grande. Até mesmo os evangélicos que não são ignorantes discordam dessa mudança.

  7. Parem de besteira vcs! Toda rua importante já mudou de nome mas nunca deixamos de chamá -la pelo nome antigo, vcs vão morrer e a rua vai continuar aí. A casa de vcs vai flutuar e mudar de lugar pq a rua mudou de nome? É cada mimimi por cada besteira.

  8. Nos últimos 6 meses ele doou mais de 100 toneladas de alimento. Reformou escolas e tem uma contribuição significativa para a vida de muitos. A homenagem é justa.

  9. Moro no Rio da Prata à mais de 50 anos, e nunca tive conhecimento dos ditos beneficios que esse Senhor teria feito na região. Não concordo com a mudança de nome da Estrada do Cabucu, principalmente sem a devida concordância dos moradores da região.

  10. Ahh, essa Rua Resplendor fica na Estrada Santa Maria cruzamento com Estrada do Tingui em Campo Grande se possível algum Vereador ou Deputado de uma atenção que seja um bom pagador de promessas como havia dito se sensibilize em ajudar realmente o povo .

  11. Ahh, essa Rua Resplendor em Campo Grande fica na Estada Santa Maria cruzamento com Estrada do Tingui se algum vereador ou deputado em diante que esteja lendo seja um bom pagador de promessas e se sensibilize com as situações como havia dito ,possa ajudar e não trocar nomes e sim reformar onde se precisa.

  12. O tempo em que ele quer trocou um nome de uma estrada tão conhecida já pela população para fazer homenagem ,deveria ter reformado rua ou até mesmo as estradas que se precisa á rua em que moro é uma delas em Campo Grande Rua Resplendor sempre alaga com uma chuva forte precisa ser rasgada ,retirar manilhas super antigas de barro pequenas pra subestituilas por manilhas grandes precisamos de atenção um saneamento básico decente, sempre vem vereadores etc… falar em fazer e nada como sempre aqui parece um oratório só fazem promessas já que ele quer homenagear um falecido pois bem, arruma aqui e em outros lugares que se precisa é coloca uma placa em homenagem ao “Bispo Daniel Malafaia” pronto séria muito mais contundente .

    • Esse crivela é um merda e esse senhor q ele quer homenagear é outro merda. Ao invés de se meter a fazer as mudanças de qualidade de vida nas escolas e hospitais quer mudar nome de rua. Senhor Eduardo Paes. Contamos c seu discernimento pra q isso não aconteça. E por favor senhor Crivela quer homenagear outro bosta? Tatua o nome dele na sua testa porra. Ou pega a pipoca e tatua o nome dele. Não fode

  13. Quer homengea alguém, então troca o nome da rua que o senhor mora…..
    E não vem pra cá fazer merda não, porque de merda já estamos de vaso cheio…
    Afinal uma pergunta que não quer calar cadê a água seu prefeito…..

  14. Quer homengea alguém, então troca o nome da rua onde ele mora…..
    E não vem pra cá fazer merda não, porque de merda já estamos de vaso cheio…
    Afinal uma pergunta que não quer falar cadê a água seu prefeito…..

  15. Não sei porque a mudança do nome de uma Estrada tão importante e histórica. Se ele quer mostrar que fez algo pelo Rio faça de outra forma. Ou faça a urbanização de alguns bairros, melhorando as ruas e inaugure com esse nome. Nem sei quem é, historicamente falando, essa pessoa. Está sendo homenageado por qual razão?! Tudo por causa de pedidos feito no seu Gabinete Prefeito?!

  16. Concordo plenamente com Marlon,tanta rua precisando e ele mexe com o que está pronto. Péssimo prefeito, não me surpreende.chega a ser até cruel. Espero que em janeiro ele suma do nosso estado para sempre

  17. Prefeito se ninguém quiser o nome reutilize na minha rua por favor, porque ainda nao tenho endereço e nem cep e não consigo receber nenhuma correspondencia na minha casa. Adoraria ter um nome de um homem tão exemplar na minha rua.

  18. Não vejo problema algum pessoal , Tim Lopes , Marcelo Allencar , Airton Senna e muitos outros morreram e tem ruas como seus nomes , agora porque foi um homem cristão vcs estão fazendo essas tal críticas desnecessárias ..

  19. Absurdo ele mudou só para abraçar a religião própria! Mas pelo que vi nos demais comentários deviam ter havido mais denúncias por troca de nomes que não agregaram em nada em nada a cultura local, pelo contrário só subtraíram.

  20. Mostra o nível da mediocridade da gestão do crivella, vai prejudicar a todos os moradores da região do rio da Prata em Campo Grande, horrível sem cabimento!

  21. POR QUE A MUDANÇA DO NOME DA AV. SUBURBANA (IMPORTANTÍSSIMA VIA) PARA DOM HÉLDER CÂMARA NÃO TEVE ESSA POLÊMICA TODA? AS ALEGAÇÕES PARA QUE NÃO ACONTEÇA TAL MUDANÇA DE NOME NA ESTRADA DO CABUÇÚ SÃO, NO MINIMO, INACEITÁVEIS. O PRECONCEITO ESTÁ NÍTIDO. NA HISTÓRIA DE CAMPO GRANDE EXISTE MUITOS LOGRADOUROS QUE SOFRERAM MUDANÇAS SEM POLÊMICAS.
    ESTRANHO É VER PESSOAS COLOCANDO SUAS OPINIÕES SEM SEQUER TER PISADO EM CAMPO GRANDE E MUITO MENOS TER CONHECIDO A HISTÓRIA DO BAIRRO. NÍTIDO PRECONCEITO.
    SERÁ QUE ESSAS MESMAS SE MANIFESTARAM TAMBÉM EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS MUDANÇAS DE NOMES DE LOGRADOURO NO RJ? SIM OU NÃO? POR QUE? EU RESPONDO: NÃO !!! PORTANTO, ESTÁ CLARO O PRECONCEITO.

    Abaixo está o Link das Mudanças de nomes de logradouros no Município do Rio de Janeiro sem manifestações.* Os antigos Nomes tinham uma importância com a história local. Houve mudança sem polêmica:

    http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens-artigos/reportagens/923-mudanca-de-nomes-por-toda-a-cidade

    • Sobre a Avenida Suburbana respondi lá embaixo.
      Avenida das Américas (quem é Américas? O que significa?)
      Uns falaram da Rua Marielle Franco. Olha. Neste caso situação muito diferente. Porque a rua não tinha nome. Era conhecida como rua da Praça. A Praça, sim, tinha nome que foi mantido. E a rua sem nome de 130 metros ganhou o nome da Vereadora então assassinada. E aquela besta anta do Amorim arrancou e destruiu.

    • Teu cú. Moro em cg a 38 anos. Desde q nasci. E sou contra mesmo colocar o nome de um pastor. Não tem nada haver. E isso não quer dizer q sou preconceituosa. Mostra o quanto esse imbecil do crivela é um fanático nojento. Deixa a porra do nome da rua em paz. Quem foi esse pastor de ninguém? Não conheço ambos como porra nenhuma. Agora querer entubar a religião dele em toda uma população é de mais. Sou contra mesmoooooooooo

  22. Não vejo nada demais.Eduardo Paes mudou a antiga avenida das Américas para avenida Dom João VI, ninguém se incomodou ..mas no recreio continua sendo avenida das Américas. Eu não gostei ,pq era uma identidade.Agora se o Daniel Malafaia era um cara que ajudava a sociedade entorno ,não vejo contudo,essas mudanças acontecem a todo momento e ningy diz nada.

  23. Ninguém sabe o que significa a palavra Cabuçu, nem muito menos que ali se chamava fazenda Cabuçú. O pastor pelo menos nós conhecíamos. Boa homenagem.

  24. Depois que todos vocês ganharem sete palmos de terra em cima onde fica a história onde estaremos nós que lucro que prejuízo que benevolência que história quem ganhou quem perdeu tudo uma ilusão passageira

  25. Bispo Daniel foi um homem íntegro, serviu ao seu país e a sua cidade com muita dedicação e amor, deixando um legado extraordinário…

    Trabalhou 35 anos como SERVIDOR PUBLICO FEDERAL encerrando a carreira como auditor do Banco Central do Brasil.

    Integrou o colegiado de Bispos da CONAMAD instituição religiosa que representa uma denominação histórica, pentecostal clássica, com 110 anos de história
    pastoreou a ADCG durante 28 anos abençoando a vida das suas 20.000 ovelhas diretamente e indiretamente um número incontável de pessoas.

    Plantou mais de 115 instituições religiosas nas periferias e comunidades da zona Oeste.

    Plantou organizações humanitárias e missionárias em 16 nações… (principalmente no continente asiático e africano)

    Formou mais de 2.000 líderes…

    Plantou e manteve um centro de recuperação de dependentes químicos que até o momento ajudou na recuperação de mais de 4.300 dependentes químicos…

    Plantou e sustentou, durante muitos anos, o centro de assistência de amparo ao idoso (ASEAD)

    Durante os últimos 6 meses no enfrentamento da Pandemia mobilizou e distribuiu 105 toneladas de alimentos, para famílias em situação de vulnerabilidade social;

    Socorreu diversas comunidades ribeirinhas e desterrados por tragédias ambientais, em diversos estados Brasileiros, inúmeras vezes.

    Formou e foi patrono da orquestra sinfônica “clarins de Deus”

    Foi patrono e mantenedor da Escola de música ADCG, que já preparou centenas de músicos e cede músicos a várias bandas militares no Brasil

    Sempre cooperou de forma solidária realizando parcerias com várias instituições, de outras confissões religiosas não cristãs, para desenvolvimento de trabalhos sociais e assistências.

    Mantinha uma ação missiológica para atendimento à população em estado de rua, distribuindo comida nas madrugas e centenas de cobertores nas noites frias de inverno.

    Mantinha uma capelania prisional para atender a comunidade carcerária, nas unidades Talavera Bruce (presídio feminino) e Plácido de Sá Carvalho, no complexo penitenciário de Bangu

    Foi presidente da CONEMAD em Portugal e Espanha…

    Enfim… são inumeráveis suas obras, seu legado, suas contribuições missionárias e humanitárias em escala local, regional e mundial;

    Respeito os que desejarem discutir nos canais competentes a homenagem, mas depreciar o homenageado que gastou sua vida em favor do próximo construindo uma linda história é desrespeito ou, no mínimo, puro preconceito.

    respeito a memória de um autêntico estadista, pois em vida o Bispo Daniel Fonseca Malafaia recebeu todas as honrarias que um cidadão poderia receber.

    • E dai? Mudasse o nome de uma rua sem historia! Falta de respeito para clm os moradores , cujo no qual ele nao fez nada para ajudar. Pessoas morrendo aos monte nos hospitais que ele nao se esforçou para ajudar a população! Agora mudar a histora ele quer! Fala sério! Temos que impugnar isso!!

  26. ABSURDOOOOOOOOO!!! NÃO MORO EM CAMPO GRANDE, NEM CONHEÇO ESTA ESTRADA, MAS UMA HOMENAGEM POLITICAMENTE CORRETA DEVERIA PROPORCIONAR BENEFÍCIOS FÍSICOS A ALGUM LOCAL CARENTE DA REGIÃO E À POPULAÇÃO, AÍ SIM, SERIA DIGNO DE BOA LEMBRANÇA.

    APESAR DO CRIVELLA E SATURNINO, PERDOEM-ME, MAS NEM JUNTANDO AMBOS, ELES SUPERAM O MARCELO ALENCAR – EXCELENTÍSSIMO PINGUÇO!!!! EXCELENTÍSSIMO ARREMEDO DE POLÍTICO DAS PROFUNDEZAS DO INFERNO, QUE NÃO SOMENTE DETONOU A CIDADE DO RIO DE JANEIRO MAS TAMBÉM O FUNCIONALÍSSIMO PÚBLICO! MINHA MÃE, POBRE PROFESSORA DO MUNICÍPIO FICOU MEEEEESESSSSS SEM RECEBER AQUELE SALARINHO VAGABUNDO!!!!! O EXCELENTÍSSIMO MARCELO JÁ FOI TARDE!!!!

    PODEM DIZER O QUE QUISEREM, E APESAR DE TUDO, O MELHOR PREFEITO QUE A CIDADE DO RIO DE JANEIRO JÁ TEVE FOI O CÉSAR MAIA, APESAR DAQUELE ELEFANTE BRANCO QUE DEIXOU NA BARRA DA TIJUCA, E DO FILHO QUE ELE GEROU.

    JÁ TIVEMOS CATÓLICOS E EVANGÉLICOS NO PODER NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO… QUEM SABE UM ESPIRITUALISTA, UM ATEU, …, …, …, NÃO DÁ JEITO E REDIME OS CARIOCAS (PECADORES, RS, PELOS MAUS VOTOS ANTERIORES) E TIRA A NOSSA CIDADE, EX-MARAVILHOSA MAS LINDAMENTE ABRAÇADA PELO CRISTO REDENTOR, DESTA ETERNA CONDENAÇÃO AO INFERNO EM QUE VIVEMOS?????????? O RIO DE JANEIRO MERECE, OS CARIOCAS MERECEM, A POPULAÇÃO DO RIO DE JANEIRO MERECE!!! E TENHO DITO!

      • PERGUNTA: O QUE ESPERAR DE UM ACÉFALO – COMO “ESTE” LUÍS, QUE PELA PRÓPRIA IGNORÂNCIA BEM NUTRIDA, NÃO DISPÕE DE ARGUMENTO PARA UMA TROCA DE IDÉIAS, MESMO QUE DISCORDANTES, DE FORMA SAUDÁVEL????
        E PENSAR QUE SUA PRECIOSA MÃE, COLOCOU UM TRASTE COMO VC NO MUNDO… COITADA!
        E PENSAR EM QUANTAS PROFESSORAS (COMO A MINHA MÃE), TENTARAM EDUCAR-LHE, PROPORCIONAR-LHE ALGUMA CULTURA, MODOS, SEM SUCESSO… COITADAS!

        OBSERVAÇÃO: NÃO RESPONDEREI MAIS À VC, PORQUE DISCUTIR COM IGNORANTE É A MESMA COISA QUE JOGAR XADREZ COM UMA POMBA… ELA DERRUBA TODAS AS PEÇAS, CAGA NO TABULEIRO E AINDA ACHA QUE GANHOU!!! KKKKKKKKKK

  27. Só podia vir do Crivella. Além de não fazer nada pelo Rio, no fim do seu péssimo mandato resolveu termina-lo com um absurdo inominável. Se o próximo Prefeito tiver algum respeito pelos cariocas, vai anular este decreto. Se os vereadores eleitos tiverem o mínimo de respeito a população, também farão anular está aberração. Trocar nome de rua prejudica todos os moradores e comerciantes do local. Todos terão que trocar de endereço na junta comercial, receita federal e outras repartições. Como sempre o Crivella fez o pior para o Rio.

  28. Somente os fanáticos e não moradores de Campo Grande vão concordar com tal absurdo. Nada contra a homenagem ainda mais em um Bairro com tantas vias sem nomes. É o retrato do seu governo de absurdos e mudanças sem a menos justificativa ou importância.

  29. O cara era tratado como um Deus, está inacessível. Pra conseguir falar com ele, tinha que passar por várias pessoas antes, só andava cercado de seguranças. Jesua caminhou com os pobres, com os enfermos, etc.. Depois que morre, vira santo . Devemos realmente amar ao próximo e isso inclui todas as pessoas, mas nossas escolhas tem consequências para nós e para terceiros..

  30. Acredito que esse prefeito, acha que fazendo essa mudança do nome de uma rua que faz parte da história de campo grande, vai ter mais respeito e conquistas de votos. Chega de fazer bagunça na cidade do Rio de janeiro! Prefeito: pelas coisas que o senhor fez: no mínimo era para estar na cadeia. O tempo que o senhor gastou para fazer baderna na história do bairro de campo grande, poderia ser usado para cuidar do bairro, como por exemplo: mandar recapear a estrada do Monteiro. Que é de grande importância para o bairro, ou melhor; sumir de nossa cidade que o senhor e sua turma destruiu!

  31. Se o pastor era de Madureira, ele deveria colocar uma rua de lá com o nome dele. Não entendi a mudança do nosso bairro, em relação a morte desse senhor chamado Daniel.
    Esse pastor nunca fez nada pelo nosso bairro e pela nossa comunidade. Isso é mais uma falta de respeito do nosso prefeito, com a população.

  32. Cara, a Estrada do Cabuçu é super conhecida em Campo Grande e adjacências. Quem já conhece o local não vai passar a chamar a estrada de bispo sei lá do que porque cabuçu é mil vezes mais curto, simples e fácil de falar!!!! Kkkkkkkkkk
    Essa foi a mudança de nome de rua mais burra do ano.
    Os carteiros vão ser super prejudicados nessa história!

  33. Vamos brigar para manter o nome da estrada cabuçu. Ele poderia ter feito esta homenagem de outra forma. Ruas por vir, creches, etc… vamos moradores de Campo Grande, vamos nos posicionar. Abaixo assinado ja

  34. É tanto mimimi que nem da pra comentar… O candidato a vereador que comentou mora em Campo Grande? Ele perguntou a quantas pessoas sobre a mudança? Gente pelo amor de Deus, ligar p mudança de nome de rua por história??? AFF ninguém de campo grande sabe dessa história por favor… Kkkkkkkkkkkkk que povo mimimi, meu Deus

    • Claro(né?!) Só aqueles que se resumem ao que lêem na Bíblia e das histórias que o Pastor fala para o seu Rebanho. A História do bairro para esses pouco importa.

  35. Muitos equívocos na gestão deste Prefeito que, infelizmente não respeitou o povo do Rio de Janeiro. Para completar quer mudar a história de um bairro, quase um Municipio. Total falta de respeito cultural. Obras, ampliação da via, paisagismo, tapar buracos, iluminação … Resgate cultural. Nada disso ele pensou. Mudar nome de rua? Que triste! Mais este descaso com o nosso querido bairro.
    Graças a Deus está fora. Já vai tarde! Permitam-me dizer, o pior Prefeito do Rio de Janeiro.

  36. Gostaria de saber quem fez esse pedido… Podia pedir que ele fosse mais responsável com as suas obrigações com o funcionalismo público… O Crivella nem sabe o nome de nenhuma rua de campo grande achei um absurdo, com tanta coisa pra ser feita… Fala sério…

  37. Muitos equívocos na gestão deste Prefeito que, infelizmente não respeitou o povo do Rio de Janeiro. Para completar seu governo ainda quer mudar a história de um bairro, quase um Municipio. Total falta de respeito cultural. Obras, ampliação da via, paisagismo. Nada disso ele pensou. Que triste, mais este descaso. Graças a Deus está fora. Já vai tarde!

  38. Como moradora de Campo Grande me sinto inconformada com a mudança. Não há investimento em Campo Grande, apesar de ser um bairro dos mais populosos do Brasil, conservação?Quase nada. Mas destruir o nosso patrimônio cultural e histórico vem rápido!

  39. Espero que o prefeito Eduardo Paes , revogeue mais essa insanidade do pior prefeito deste município, inclusive superando ” ROBERTO SATURNO BRAGA”.

  40. Meus sentimentos a família.

    A Estrada do Cabuçu se chama Estrada do Cabuçu desde os tempos dos laranjais, há mais de 50 anos.
    Por que não pegam uma rua Projetada, A, B, para batizar. Construam um Instituição de caridade e deem o nome dele.

    E as lembranças que tenho de minha avó, meu pai(em memória), contando as histórias do local?!

    • Priscila , essa estrada tem mais de 100 anos com esse nome .
      Crivella conseguiu superar Saturnino Braga como pior prefeito da história do município do Rio de Janeiro

  41. Linda e singela homenagem a um ser de luz que sempre esteve a frente para ajudar. Quem não está satisfeito que vá reclamar da mudança de rua da cracuda bandida.

  42. Completamente errada a decisão. Respeito MT o luto e que queiram homenagear, mas fala sério? Parar um dia para pensar em como lembrar a história do primo q perdeu a guerra pro Covid e não parar pra pensar em como conter os avanços do vírus e fazer carreata com aglomeração engarrafando o trânsito da Estrada do Bispo Cabuçu Malafaia e contaminando mais gente e punir quem ainda se aglomera neste cortejo e em outras situações, não faz né?
    Repito: Respeito o luto, mas temos coisas mais grandiosas para o atual Prefeito decidir de suma importância no momento .

  43. Eu não tenho nada contra a colocação do nome do bispo Daniel,mas que seja em algumas instituições públicas que vai inaugurar, agora mudar o nome da estrada do Cabuçu que faz parte do começo da história de campo grande é um grande descaso!!!

  44. Bela homenagem. Hoje ninguém nem sabe onde era a fazenda Cabuçu.
    Daniel Malafaia foi homem notável em campo grande, também gostei da homenagem a Helder Câmara e Martin Luther King jr.Outras personalidades deveriam ser homenageados,tipo Mestre Ubirany,Darcy Ribeiro e Beth Carvalho

  45. Nunca se deve mudar nome de algo já nomeado. Uma bobajada… Se quer dar nome do fulano, pega uma rua nova e pronto… Ninguém daria a mínima se fosse uma rua de bairro.

  46. Este Decreto é um absurdo e espero que o Prefeito eleito EDUARDO PAES o revogue logo nos primeiros dias da sua Administração. A Estrada do Cabuçu faz parte da História de Campo Grande e não é justo alterar a História para homenagear um dirigente religioso.

    • Tudo bem Lucas! Mas arruma outra rua para colocar o nome de DANIEL MALAFAIA. Não é justo e nem defensável alterar o nome da ESTRADA DO CABUÇU. O Prefeito EDUARDO PAES vai REVOGAR este Decreto absurdo.

  47. Achei absurda essa mudança. Uma via criada em 1917, uma via importante do bairro. Sou Campo-grandense e não concordo com essa mudança.

  48. QUE DEUS ME PERDOE… DE GRAÇA NÃO FOI MESMO!!!!! esse malafaia só e um dono de igreja milionário, fico pensando se ele fosse o Presidente. o cara ta metido em tudo, será que ele tem tempo pra Jesus???? qual é a razão para mudar o nome de uma rua conhecida e que só vai causar transtorno e gasto para população? o prefeito tinha que procurar o que fazer e para de só correr atrás de assuntos que beneficia os crentes!!!! e o malafaia ficar mais tempo dentro de sua igreja e deixar assunto do mundo para o mundo.

  49. Sou evangélico, tenho Jesus Cristo no meu coração e não concordo com essa mudança. Passou dos limites.
    Devemos preservar a história do lugar, mas ele não pensou nisso.
    Um monte de ruas sem nome no RJ, inclusive sem asfalto e consta na prefeitura que está asfaltada, porque não colocam uma rua dessa de barro o nome desse cara aí?
    Tem velho que só faz merda, cara ignorante esse Crivella.

  50. Chega ser ridículo isso por que ele não mudou o nome da rua dele agora todos que moram lá tem que mudar tudo por causa desse velho patético enfim ele não tem o que fazer no fim do mandato

  51. Meu caro Daniel, respeita as opiniões de todos, e não seja um arrogantes e ignorante no assunto. Se o Crivella achou em fazer menção em trocar o nome da Estrada Cabuçu para Estrada Bispo Manuel Ferreira, pois a igreja desse saudoso pastor levar o nome de Campo Grande em sua placa acerca de 90 anos, respeita a história dessa denominação meu querido.

    • Como morador de Campo Grande eu desaprovo a ideia.
      Que construa uma Escola e coloque o nome nela.
      Se insiste que seja uma rua. Então que coloque nas diversas existentes que ainda sequer tem e ainda são chamadas de “Projetada…” seguida de algum número – eu mesmo antes estava morando numa rua sem nome.
      Agora se você defende o ilícito, passar por cima dos princípios administrativos, e tão está fazendo apologia àquele que viola as leis.

  52. O nome a cima de TODOS os nomes, JESUS! ninguém lembra de homenager…esse sim foi pisado e massacrado por todos os governantes da época todos os fariseus… aquela multidão que acompanhou todo o seu milagre, viraram as costas pra ele diante do calvário, e hoje todos que carregam esse nome é rejeitado, mais o dia da redenção e da condenação estar muito próxima e toda essa briga de foice acabará…

  53. Todo mundo tem direito a expressar a opinião e a não concordar com as coisas, mas não acho justo falar tão mau dos evangélicos porque um que se diz ser fez algo que não achamos certo!! Vamos respeitar a diversidade, vamos respeitar a crença de cada um… Xinguem e falem mau da pessoa que fez, mas respeitem os outros que não tem nada haver com a escolha de um só!!

  54. Nada contra a homenagem ao Bispo Daniel Malafaia, no entanto mudar o nome de uma estrada importante na história de Campo Grande sem ao menos uma consulta à população do bairro, é uma grande falta de respeito. Espero que o bom senso fale mais alto e o decreto seja cancelado. Querem homenagear o Bispo? Construam uma escola e coloquem seu nome. Deixem a história do nosso bairro em paz.

    • Mas ainda assim, pesquisa a história da Suburbana. O que é (??) Uma forma pejorativa de se referir àquela que corta diferentes regiões do subúrbio(???) Ora… Retira-se o nome mas continua sendo subúrbio.
      Tanto que não gerou protestos…
      De qualquer forma, concordo que também foi errado.
      A questão – para além – é que não foi o parente de ninguém e numa canetada como se ele fosse o rei que pode criar, executar ou não as leis.
      A Administração Pública deve observar os princípios da impessoalidade e moralidade e o ato não pode se afastar do interesse público.
      Ao que parece somente crente é a favor da mudança.

      • Eu sou contra a mudança do nome da nossa estrada,mas crente não estuda ,só segue ordens,essas pessoas que aceitam com certeza não moram na estrada,pois a mudança saíra do nosso bolso para modificar os documentos.

  55. Sou morador de Campo Grande a mais de 45 anos e considero merecida a Homenagem. Grande líder de uma instituição com quase 90 anos no bairro. Participou de várias ajudas humanitárias e elevou o nome do bairro a nível Internacional.

  56. O bispo provavelmente foi Cabo Eleitoral desse prefeito inapto.
    Não tenho nada contra esse bispo, mas mudar o nome de uma rua histórica para agradecer o trabalho eleitoral post morrem não aceito.
    A Câmara de vereadores tem que se movimentar para reverter o decreto deste prefeito.

  57. Essa eu não entendi. Ponha o nome que quiser em uma rua da zona sul para ver se o povo de lá não grita. Deveriam homenagear tb, por exemplo, a Sra Chica Xavier que tanto fez para Sepetiba e zona oeste. O Brasil é um Estado Laico, isso não pode ser assim não. Religião e Sociedade são coisas diferentes. Por que não homenagear uma Nossa senhora como a do Carmo tão histórica.para Campo Grande? Se deixar isso seguir assim, todos seremos obrigados a ser evangélicos. Cuidado!

  58. A ADCG faz parte da história desse bairro, através dela muitas famílias foram estruturadas, em torno dela foi desenvolvido o comércio do bairro, esse homem dedicou a vida dele para esse bairro e é mais que justo a homenagem. Ninguém reclamou da rua Marielle franco que nunca fez nada pelo povo carioca!

    • Em 4 anos a frente da prefeitura nunca fez nada, e agora no final tentou fazer e fez merda. Ele pode colocar o nome de quem ele quiser, desde que seja em uma rua nova!!!!!!

  59. Engraçado, a antiga Av Suburbana, êles ñ têm coragem de pronunciar, como Dom Hélder Câmara, o dia da padroeira do Brasil, dizem q é feriado porque é o dia das crianças, mentirosos, hipócritas, só êles serão salvos, medo de homenagear um verdadeiro líder religioso, é só pesquisar e estudar um pouco, agora no apagar das luzes de um desgoverno, homenagem a um ser de JE$U$.
    Bispo de quem, currículo de que, lavagem cerebral de quantos, mansões, fazendas, jatinhos e agora uma novidade, pedem clemência e misericórdia, vide Everaldo e Flordelis, vamos dar o dízimo, otários,como dizia o saudoso BOECHAT, Malafaia, vai procurar uma r…

    • Vamos no site do Ministério Público do Estado do RJ reclamar que o ato do Prefeito atenta contra os princípios da impessoalidade e moralidade do artigo 37 da Constituição Federal que a Administração Pública.
      Vamos também mandar carta ou e-mail para os Vereadores e marcá-los nas redes sociais pedindo que cassem o ato do Prefeito, exercendo os parlamentares o controle dos atos do Executivo Municipal que a eles compete.

      • Na qualidade de cidadão e moradora do bairro de CG há mais de 30 anos NÃO CONCORDO com a mudança do nome da Estrada do Cabuçú! Acho que tal mudança afronta e desrespeita a história do bairro de seus moradores! Desde que tenho concepção que o mundo é mundo conheço o local como estrada do Cabuçu, pra que mudar isso!? Campo Grande é um bairro e não uma instituição religiosa! Na hipótese desse bispo Daniel Malafaia ter feito muito pelo bairro não justifica mudar o nome de uma rua que já foi nomeada desde 1917, havendo inúmeras rua em CG sem nome, identificadas como “projetadas”. Ante a isto não tem razoabilidade e muito menos explicação para tal mudança, A NÃO SER QUESTÕES POLITICAS….. Só Deus sabe, e ele está vendo isso tudo! Com toda licença e direito de expressão que cabe a mim, quem é esse bispo Daniel Malafaia? ! O Dono de uma instituição religiosa, que supostamente ajudava moradores com uma mínima parte dos milhões arrecadados pela empresa criada por sua família! Homem bom que aceita dízimos altíssimo de trabalhadores que doam para instituição grande parte de sua renda familiar; já dizia o velho ditado “fazer festa com o dinheiro alheio é fácil”. Como moradora de CG esse indivíduo é menos que nada, jamais ouvi falar o nome dele e olha que minha família foi uma das fundadoras do bairro e como bisneta do Coronel Agostinho, um dos fundadores, ratifico minha irresignação a este Decreto que desfigura a identidade do bairro, que está sendo soterrada por tamanho devaneio de um anencéfalo que chegou a chefe do poder executivo Municipal com despreparo e sem noção de administração e gestão da coisa pública, mas, tão somente investido numa seita religiosa que tem por propósito “lavagem cerebral”. Muitos outros fizeram, até mais, e não foram homenageados, como o Carlinhos do taxi da antiga Rainha, ele é lendário em CG e ajudava muita gente, isso SEM PEDIR DÍZIMO ou mostrar a todos o bem que ele fazia ao seu próximo, pois não almejava público mas fraternidade! Durante duas décadas o Carlinhos do taxi que levava pessoas para o hospital, maternidade, a noite, a hora que alguém precisasse dele! A Simpática D. Creuza da Sananduva, uma velhinha que mesmo sem “posses” ajudava a “colocar um feijão” à mesa do vizinho que tinha menos que ela, isso sem pedir dízimo, dividindo o pouco que tinha! Alô pessoal acorda! Isso é política mais nada! Não está em baila questão rasa, superficial, questionando acerca tão somente a troca de nome de logradouro, os reflexos são muito mais profundos com caráter histórico, cultural e econômico. A Aceitação de tal mudança de nome, ratifico, é um desrespeito ao morador de Campo Grande e desfigura a identidade do bairro deixando de lado a essência da antiga fazenda do Cabuçu, do caráter agrícola local com o expoente na produção de laranja. Consubstanciado ao acima falado, estamos sim diante de um caso de nepotismo! A Assinatura de tal Decreto por este indivíduo chamado de Crivela fere os princípios basilares da Administração Pública, tais como, a impessoalidade e moralidade, como bem citou o Sr. Daniel. Porque o Sr. Crivela não mudou o nome de alguma rua na Península, complexo de condomínios na Barra da Tijuca onde reside! Já que ele queria homenagear um ser humano tão altruísta e, por ele querido, o fizesse na Rua de seu prédio; Assim ia poder lembrar todos os dias da homenagem ao ilustre parente, amigo e cabo eleitoral, seja lá o que for… lamentável é que pessoas atécnicas discutem com tamanha arrogância assuntos que fogem de seus domínios cuja estupidez não as façam a vê o óbvio, enxergar além da caixinha de suas percepções ideológicas que lhes colocam uma venda nos olhos . Quem escreve é uma moradora que ama o Bairro de Campo Grande e que conhece sua essência cujo objetivo precípuo com a presente manifestação é assegurar tal identidade.

  60. Crivella se comporta como um moleque mimado criado por vó. Nunca faz nada e quando faz é besteira.
    Sinceramente CABUÇU é feio demais… Mas colocar o nome de Malafaia piorou ainda mais.
    Mais como tudo em Campo Grande é estranho está aí mais uma coisa estranha.

  61. Como é não espero nada de político e sim do senhor Jesus por mim tá tudo ótimo negócio de nome tem muito valor para família mas depois que o cara morre em pouco tempo ele não é mais lembrado não a não ser a família

  62. Moro em campo grande e não vejo o porque não homenagear um ser que foi exemplo para muitos, merecido,sempre trabalhou em prol do povo da sua região assim como comida para quem não tinha uma janta ,mas com ele tinha! para de politicagem e cuidem mais da população que está a mercê de bandidos e vereadores ridículos, ruas esburacadas etc… tomem vergonha na cara.

      • Meu caro Daniel, respeita as opiniões de todos, e não seja um arrogantes e ignorante no assunto. Se o Crivella achou em fazer menção em trocar o nome da Estrada Cabuçu para Estrada Bispo Manuel Ferreira, pois a igreja desse saudoso pastor levar o nome de Campo Grande em sua placa acerca de 90 anos, respeita a história dessa denominação meu querido.

    • Ele fez uso de ato administrativo para homenagear parente(???) Manda proposta para Câmara aprovar (ué!) Por que não fez? Sem isso ficou mais patente uma imoralidade e pessoalidade.

  63. Moro em campo grande e não vejo o porque não homenagear um ser que foi exemplo para muitos,muito merecido,sempre trabalhou em prol do povo da sua região assim como comida para quem não tinha uma janta ,nas com ele tinha para de politicagem e cuidem maus da população que está a mercê de bandidos e vereadores ridículos, ruas esburacadas etc… tomem vergonha na cara.

  64. Tanta discussão boba por uma homenagem. O importante foi o que ele realmente fez por Campo Grande, que também é um legado histórico. Ajudou a muitos e muitos, e não divulgava, sem dizer carretas de doações para bairros alagados com as chuvas, aqui de Campo Grande. Há muitos feitos porém não divulgados. Realmente concordo que é perseguição política!
    Merecida homenagem!

    • Tem que respeitar a história.
      Tanto que Campo Grande se expande com novas construções e ruas que a homenagem, se justa, deveria recair sobre uma nova rua… Será que a memória do passado deixou de prestar?
      Mas crentelhos só sabem da bíblia… e seguir pastores.

    • Duvido que foi do bolso dêle…
      A comunidade é que é solidária, esses pseudos homens de Deus, só pensam no seu, queria q depositassemem o dízimo do que ganham para mim, eu saberia o que fazer, mas aqui ó ó ó ó…
      Tinha vontade de ver os rendimentos, fundação, entidade religiosa sem fins lucrativos, herdeiros, lavagem de dinheiro, tudo hipócrita, safados, sempre encontrando as brechas da lei para se safra e usam o nome santo de Deus, que não tem nada com essa cafajestice.
      Otários do Je$u$ dêles, continuem dando o dízimo.

    • Colocasse o nome em nova rua… Campo Grande está em expansão imobiliária, não? Quantas novas ruas projetadas(???)
      Agora dizer que seja perseguição religiosa não… algo imoral como nepotismo para benefício de parente.

  65. Um absurdo trocar o nome da Estrada do Cabuçu para colocar nome de um Pastor que é conhecido só pelo povo da Igreja . Ele não tem o direito de apagar a memória do Bairro assim. Colocasse onde no bairro que ele mora, não aqui em Campo Grande. Prefeito de merda, não fez nada pra melhorar o Bairro,ainda bem que saiu, vamos ver esse o que vai fazer ou se vai ser preso pelas merdas que fez.

  66. Infelizmente o inutil trocou um nome de uma estrada muito antiga em campo grande , para colocar o nome de um individuo que para mim é menos que nada! E lamentavel as mazelas que faz3m com a nossa cidade e ninguem diz nada , nem os vereadores, que em epoca de wlwiçao ,vem pedir voto!!!

  67. Samuel Malafaia Fez história no bairro de Campo grande, homem íntegro, vivendo pra obra de Deus, merecimento, seu legado deixou centenas de pessoas aos pés do Senhor Jesus.

  68. Quando o então prefeito que está voltando a partir de janeiro deu dinheiro do povo para parada gay( nada contra quem goste),mas é dinheiro público e saiu no diário oficial do município,quando ele deu um reajuste nas passagens de ônibus de quase 10% acima da inflação alegando que as empresas teriam que climatizar os ônibus até o fim de 2016,fim do mandato dele,e não fizeram,e todos sabem que o setor de transportes do Rio foi um dos principais financiadores da corrupção no estado, ninguém falou nada,agora desculpa,porque o prefeito resolve colocar o nome de um pastor em uma estradapara homenagear a memória desta pessoa todo mundo se levanta,e vem com papo de preservar a história, que história,garanto que noveta por cento ou mais da população não estão nem aí pra história,se estão tão preocupados com a história,vejam o que tem sido ensinado nas escolas nós últimos anos. Cambada de hipócritas,se o prefeito colocasse o nome de um artista ou até de um político corrupto que é o que não data,ou quem sabe até de um bandido ninguém falaria nada.

  69. Moro em campo Grande ,desde 1978 ,bairro Araujo ao lado de um shopping e a minha rua não tem nome e nem Cep até hoje .Na prefeitura consta como rua desconhecida,porque não colocar o nome nessas ruas.Falta do que fazer né prefeito

  70. Não influenciará nada em minha vida. Mas se até fizeram estátua na estação do metrô de um assassino, homofóbico, maconheiro chamado Tchêguevara…pq não podem mudar o nome dessa rua ?

  71. Sinceramente, nada contra quem foi o Bispo, mas mudar o nome de uma estrada histórica para homenageá-lo? Que fosse colocada uma placa em algum lugar, mudasse o nome de uma praça, não de uma das principais estradas de acesso do bairro… Lamentável

  72. Concordo com tudo o que foi colocado, menos as ofensas descabiveis.
    Porém quando mudaram o nome da Av: Suburbana para Dom Helder Câmara, não houve nenhum descontentamento.
    Porém deixo claro que as duas mudanças pra mim são extremamente insignificante.

    • Suburbana tinha algum conteúdo histórico (???) Significava uma forma pejorativa de subúrbio como ficou conhecidas a região pela qual atravessava(???) Neste caso, então, mudou para melhor… não afetou memória histórica. Pois toda região já é subúrbio de fato.
      Mas claro que nenhuma mudança deveria ocorrer assim. Vale mesmo para Sernambetiba que passou a se chamar Lucio Costa. Novos nomes de ruas deveria ser para as novas ruas criadas.

  73. O “tal” de Daniel, já fez algo por Campo Grande?
    Troca o nome da rua da igreja que ele controlou por 20 anos.

    Esse é o Crivella!!! Só fez merda em m Campo Grande.

  74. Esses Capetas se julgam donos do territórios de onde foram eleitos,
    temporariamente, para representar a vontade do povo. Mas, ao contrario disso eles saem fazendo o que bem entendem, sem consultar o povo.
    Que a câmara dos vereadores ou a próxima administração revoguem esta atitude insana deste Exu maldito !

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui