Crônica de uma sardinha enlatada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Crônica de uma sardinha enlatada

Todos os dias, a sardinha acorda cedo, lá pelas 5h30, 6 horas, pra poder ir ao trabalho. Depois de ouvir no Bom Dia Rio que o trânsito está o caos, como sempre, ela se arruma e vai esperar a lata passar, mesmo sabendo que ainda vai mofar por mais meia hora no ponto… Depois de ser empurrada, ensocada e tratada como uma… sardinha, ela finalmente está dentro da sua lata, meio de transporte mais comum que existe, para ir ao trabalho. No final da tarde, é a mesma história no trajeto de volta para casa.

Seria cômico, caso essa não fosse a dura realidade da população carioca que depende do “transporte público” tratada tal como sardinha em lata pelas concessionárias de ônibus, trem, metrô e barcas, o que tem piorado consideravelmente.

A Prefeitura e o Governo do Estado prometem investimentos bilionários, mas que estão, ou ultrapassados, ou mal planejados. Vamos aos casos, a começar pelo BRT: tido como uma ideia genial nos anos 1970, quando foi implantado em Curitiba, já perdeu totalmente o sentido para as grandes cidades. Na própria capital paranaense, o governo já está implementando o metrô, pois o sistema de ônibus não dá mais conta da demanda de passageiros. E olhem que é uma cidade três vezes menor que o Rio de Janeiro… Mesmo assim, o Prefeito Eduardo Paes insiste em gastar bilhões de reais neste falido sistema que, até agora, não alterou em praticamente nada a vida da população. Apenas criou acidentes fatais na Avenida das Américas.

Advertisement

Por outro lado, temos o metrô, que seria uma verdadeira solução, que está sendo feito a muito meia boca. O que era para ser uma linha independente e criar uma rede no transporte sobre trilhos, se tornou uma grande tripa, que sairá da Pavuna até o Jardim Oceânico. Com isso, o metrô vai ficar ainda mais saturado e aí… vamos sentir saudades da lata de sardinha…

O Rio de Janeiro clama por reais investimentos. A Linha Vermelha e a Linha Amarela foram grandes legados deixados nos anos 1990, mas que atualmente já não suportam mais o fluxo diário que recebem. Além disso, o modelo de transporte público deve ser outro, sobre trilhos. Dizem que são feitos investimentos nos trens urbanos, mas a população diz que continua a mesma coisa. No metrô, a chegada de novos trens não adiantou muito, já que “o tráfego à frente” não permite… Nas barcas, a mesma história de 50 anos, lotação, lentidão, atraso… Bom, sobre os ônibus é melhor nem falar.

E assim caminha o dia-a-dia da sardinha, ou melhor da população carioca…

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crônica de uma sardinha enlatada
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui