Crônicas Cariocas: qual o canto dessa cidade?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Conheça o Estado do Rio de Janeiro

São muitas as músicas que têm a cidade do Rio de Janeiro como tema principal. Este mesmo Diário do Rio possui uma lista com 15 delas. Historicamente, o Rio inspira músicas dos mais variados gêneros. Mas hoje em dia, qual é o canto dessa cidade?

Com toda a pluralidade e abismos sociais, culturais, são muitos os tipos de música que falam da nossa cidade. Do morro ao asfalto, do Leme ao Pontal.

Em um período e um recorte mais romântico da cidade do Rio de Janeiro, a clássica “Cidade Maravilhosa”, de André Filho e Aurora Miranda, dá o tom.

Contudo, a favela também merece e deve ter voz nesse coral. “A voz do morro”, de Zé Keti, feita em 1952, vale (e muito) o aumento de volume.

Advertisement

Até estrangeiros já fizeram músicas sobre nós. O estadunidense Barry White tem uma canção chamada “Rio de Janeiro”, na qual, como não poderia ser diferente, faz referências à nossa cidade.

Voltando para nossa realidade local, no momento, eu que costumo ser otimista e entusiasta das pequenas e grandes belezas da vida, só consigo achar que a música que melhor retrata o Rio atual é “Zerovinteum”, tocada pela banda Planet Hemp.

São muitas as composições sobre o assunto. Não caberiam aqui nesta crônica playlist. Mas, e vocês, que nota, digo, música, dão para o nosso Rio de Janeiro? Qual é canto dessa cidade?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Crônicas Cariocas: qual o canto dessa cidade?
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Crônicas Cariocas: qual o canto dessa cidade?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui