Foto: Divulgação

O projeto África Diversa promove debates e oficinas a partir dos temas “Escravidão no Brasil”, “Escravidão no Rio de Janeiro”, “Narrativas Africanas” e “Narrativas Afro- brasileiras”, até 23 de abril, em sua página do Facebook, com participação de Tabué Nguma, diretor do programa “Rota dos Escravos”, da UNESCO. Já o grupo Afrolaje apresenta uma série de atividades para difundir o Jongo, dança afro-brasileira criada por africanos na diáspora, além do Projeto Memória Ancestral, que recebe o Mestre Leandro, da Associação dos Remanescentes Quilombolas de Machadinha, nos dias 23 e 25 de abril, pelas redes sociais do grupo.

“Nosso trabalho contribui para a valorização da autoestima das crianças, jovens e adultos, desmistificando a visão sobre o corpo afronegro e das culturas de matriz africana”, afirma a coreógrafa e atriz Flavia Souza que, junto com o professor Ivan Karu, coordena o Grupo Afrolaje.

Afrolaje

“Estamos em plena década afrodescendente, que vai até o ano de 2024. Os desafios para o reconhecimento e justiça na abordagem desses temas e pontos, como o racismo, ainda são imensos. Queremos colaborar através de reflexões sobre temas culturais para a inspiração de ações e práticas que possam trazer ganhos sociais, principalmente para as populações negras”, relata Daniele Ramalho, gestora e curadora do projeto África Diversa.

Serviço – África Diversa:
Programação completa de debates e oficinas: https://www.facebook.com/africa.diversa
Mais informações pelo e-mail geral.projetosculturais@gmail.com

Serviço – Afrolaje e Memória Ancestral:
Dia 23 de abril, às 19h: Memória Ancestral com Mestre Leandro do Jongo de Machadinha
Transmissão: Facebook do Grupo Afrolaje.
Mediação: Grupo Afrolaje.
Dia 25 de abril, às 18h: Roda Afrolaje Cultural
Transmissão: Instagram do Grupo Afrolaje.

Links para acesso:
Facebook: www.facebook.com/afrolaje
Instagram: https://www.instagram.com/grupo_afrolaje
Youtube: https://www.youtube.com/c/AssociaçãoCulturalGrupoAfrolaje

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui