Curiosidades sobre as eleições no Rio de Janeiro em 2012

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Bandeira da Cidade do Rio de JaneiroO ex-prefeito Cesar Maia, eleito vereador no dia de ontem, hoje publicou em seu ex-blog algumas curiosidades sobre as eleições no Rio de Janeiro. Como o fato que muitos líderes não conseguiram eleger seus candidatos, incluindo Wagner Montes, Lindbergh Farias e Jandira Feghali e que dois importantes partidos de esquerda, PCdoB e PPS, não elegeram nenhum vereador.

Veja os comentários de Maia:

 

Advertisement

CURIOSIDADES SOBRE AS ELEIÇÕES-2012 NO RIO-CAPITAL!


1. Líderes que não conseguiram eleger vereadores, seus apoiados explícitos: Lindbergh não elegeu Gusmão / Garotinho não elegeu Peregrino / Wagner Montes não elegeu Wagner Montes filho/ Cidinha Campos não elegeu Ricardo Campos/ PCdoB-Jandira Feghali não elegeu Roberto Monteiro/ Pedro Paulo, primeiro secretário do prefeito, não elegeu Bruno Ramos / Zé Dirceu não elegeu Marcelo Sereno/ Flamengo não elegeu sua presidente Patricia Amorim / PCdoB e PPS não elegeram um só vereador.

2. Abstenção+Brancos+Nulos. Em 2008, 1.272.473 eleitores não votaram, o que correspondeu a 27,9% dos eleitores inscritos. Em 2012, 1.472.537 eleitores não votaram, o que corresponde a 31,2%. Ou 200.064 eleitores a mais não votaram.

3. A maldição da Cidade da Música. Os campeões da CPI anti-Cidade da Música – Vereadora Andréa Vieira não se candidatou e seu candidato Arraes, de seu partido, não se elegeu. E Roberto Monteiro do PC do B, presidente da CPI, não se elegeu e usou o tema como seu carro-chefe na TV.

4. Dezoito partidos estarão representados na Câmara Municipal de 51 Vereadores.
5. Só um candidato –Vereadora Rosa Fernandes- conseguiu atingir o cociente eleitoral. Em 2008 também e com a mesma votação, Vereadora Lucinha.

6. Essa foi proporcionalmente a eleição mais pulverizada dos últimos anos no Rio. Apesar do eleitorado ter crescido, o cociente eleitoral para eleger um vereador caiu em relação a 2008, de 64.310 para 63.668.

PULVERIZAÇÃO DOS VOTOS NO RIO E REFORMA POLÍTICO-ELEITORAL!


1. Em 2012  foram 1.715 candidatos a vereador  33,627  por vaga. Em 2004 eram 1.109 candidatos a vereador  22,180  por vaga. A proporção de candidatos que não chegaram a ter MIL votos em 2012 ficou próxima a 90%. Mais uma razão para reforma politico-eleitoral.

2. A esquerda que aderiu ao PMDB -PT, PC do B e PPS- só elegeu um vereador e no PT. Os demais do PT nada têm a ver com o PT.

3. Os coordenadores de programas assistenciais do governo e da oposição, não se elegeram. Os subprefeitos não se elegeram.

4. Os evangélicos orgânicos elegeram 5 vereadores: 3 da Igreja Universal, um do Pastor Malafaia e o filho do Pastor Kessler.  A Igreja Mundial e RR Soares não elegeram seus candidatos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Curiosidades sobre as eleições no Rio de Janeiro em 2012
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui