Curiosidades sobre nome de bairros do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Achei muito legal este post do blog Ribimboca da Parafuseta, com algumas curiosidades sobre nossa cidade. Veja elas:

  • Em Guaratiba (Rio de Janeiro) foi morar um inglês chamado William. Por aquelas bandas, o povo com pouca instrução não conseguia pronunciar seu nome, então ele ficou conhecido como "Seu" Ilha. Ilha de Guaratiba virou nome de um bairro que não é cercado de água por todos os lados.
  • Os moradores da Parada de "Gambá" não gostavam do nome do bairro em que moravam. Como era motivo de chacota de habitantes de outras localidades, eles escreveram uma petição para o prefeito do Distrito Federal para "por piedade mudar o nome da Parada de "Gambá". Achando muita graça sobre os argumentos dos moradores que ao saltar do trem sempre ouviam toda uma variedade de deboches dos passageiros que seguiam viagem, deu o seguinte despacho direto para sua assessoria:
    "Cumpra-se conforme o solicitado".
    O burocrata expediu a ordem direta –
    “Troquem o nome da parada de trem por PIEDADE". Assim foi feito e o bairro ganhou seu atual nome, Piedade.
  • – O Quinto Alqueire virou Valqueire (bairro do Rio). É que Quinto, na grafia romana, é V. Ou seja, V mais Alqueire se tornou Valqueire".

A Praça Seca tem uma história bem interessante também, o nome deriva do Visconde de Asseca, com o passar do tempo virou Praça do Asseca, Praça Asseca até o atual Praça Seca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Curiosidades sobre nome de bairros do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui