Curso de artesanato e empreendedorismo na Cidade de Deus está com inscrições abertas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem: Divulgação - Lina Reis

No mês das mulheres, a Agência do Bem, maior ONG de educação e cidadania do país, está com as inscrições abertas para o projeto Beirart, que oferece 60 vagas para moradoras da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O Beirart é um curso de artesanato contemporâneo, com foco no empreendedorismo visando à geração de trabalho e renda. As inscrições podem ser feitas até 30/03.

0 IMG 20210312 WA0000 Curso de artesanato e empreendedorismo na Cidade de Deus está com inscrições abertas
Imagem: Divulgação – Lina Reis


As aulas serão realizadas no Pólo Cidade de Deus, com início em abril. O treinamento terá a consultoria de designers especializados em artesanato contemporâneo, aulas de empreendedorismo e plano de negócio. Ao fim do curso, previsto para o início do segundo semestre, será inaugurado um espaço no Shopping Metropolitano, onde as peças serão vendidas.

Segundo a coordenadora da Agência do Bem, Patrícia Azevedo, a proposta é profissionalizar mulheres da comunidade ensinando técnicas de artesanato para a produção de peças mais modernas, voltadas para decoração e acessórios, com potencial de venda. “Vamos ter profissionais da área de design prestando consultoria para dar uma pegada mais moderna às peças, que serão vendidas no shopping. As alunas também serão capacitadas em planejamento, para desenvolverem seus próprios negócios”, explica a coordenadora.

Advertisement

No mesmo local do pólo funciona uma cooperativa de costureiras, que desde o início da pandemia começou a produzir máscaras de proteção contra a Covid para distribuir para os moradores. A expectativa é de que muitas profissionais se beneficiem com o curso, já que estão no mesmo local e já tem habilidade como costureiras. “Provavelmente vamos ter uma boa parte de alunas da cooperativa, aproveitando esta sinergia. Mas o curso está aberto para qualquer pessoa da comunidade interessada”, comenta Patrícia.

História

O Beirart começou em 2007, em uma comunidade chamada Beira Rio, em Vargem Grande, por isso o projeto foi batizado com este nome. Foi o primeiro projeto focado na geração de trabalho e renda, no curto prazo, realizado pela instituição. O Beirart formava turmas de cerca de 20 mulheres, com aulas semanais de artesanato, de diversas técnicas, ao longo de quatro a cinco meses. Desde então, já foram beneficiadas 300 mulheres, que além das aulas práticas, receberam formação empreendedora. As coleções produzidas durante o curso foram comercializadas em feiras e eventos diversos, com parte do faturamento partilhado entre o grupo.

0 IMG 20210312 WA0002 Curso de artesanato e empreendedorismo na Cidade de Deus está com inscrições abertas
Imagem: Divulgação – Lina Reis

Sobre a Agência do Bem

A Agência do Bem é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Por definição é sem fins lucrativos e não possui vinculação religiosa ou partidária. Sua missão é promover o desenvolvimento humano visando a cidadania plena de populações de baixa renda, através da educação, de forma transparente e sustentável.

Atualmente, a Agência do Bem possui 18 pólos comunitários de atuação, contando com administração direta e parcerias no Rio de Janeiro e em outros cinco estados do Brasil. E ainda apoia iniciativas de mais de 50 parceiros espalhados pela Região Metropolitana do Rio de Janeiro e São Paulo.

SERVIÇO
Período de inscrições:
de 8/03 até 30/03
Mais informações: 2428-2547

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Curso de artesanato e empreendedorismo na Cidade de Deus está com inscrições abertas
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Curso de artesanato e empreendedorismo na Cidade de Deus está com inscrições abertas
carioca, estudante de Letras na UFRJ. Nascida numa segunda-feira de carnaval, se apaixonou muito cedo pela arte das Escolas de Samba. Moradora da Taquara, é Zona Oeste desde os onze anos; não dispensa um passeio pelo Centro, uma ida ao Parque de Madureira, uma volta pela Cidade das Artes ou qualquer outro evento que consiga ir. Gosta de teatro e música, às vezes se arrisca nessas áreas. Também é pseudônimo de Bárbara de Carvalho.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui