‘Curva descontrolada’ fará RJ entrar colapso no fim de maio, diz secretário de Saúde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, afirmou nesta quarta-feira (29/04) que o estado do Rio está em uma “curva descontrolada” de casos de Covid-19. Segundo ele, com a falta de leitos e o número de infectados em franca evolução, o estado deve entrar em colapso entre o fim de maio e o início de junho.

No último balanço divulgado pela própria secretaria na terça-feira (28/04), o estado tem 738 mortes e 8.504 casos de contágio confirmados.

[O colapso] “vai acontecer lá na frente, infelizmente. Não foi diferente em nenhum outro país, mesmo nos mais estruturados em termos de equipamento e de logística. É uma característica dessa epidemia, desse vírus“, prevê Santos.

Com poucos testes e os casos de subnotificação, o número de infectados, segundo o secretário, deve chegar a 140 mil pessoas.

Advertisement

Nós temos 8 mil casos. Se a gente entender que tem de 15 a 20 de não diagnosticados para cada um desses, a gente tem uma base de 140 mil pessoas infectadas. Isso projeta para as próximas duas semanas a necessidade de 21 mil leitos de enfermaria e 7 mil de CTI, o que obviamente é matematicamente impossível“, disse o secretário.

Mesmo com a abertura de 3,4 mil leitos dos hospitais de campanha, a situação, segundo ele, é similar ao que acontece em outros países.

Não há sistema de saúde no mundo — a gente viu isso acontecer lá fora, Itália, Espanha, Estados Unidos —, quando você tem uma curva descontrolada desse nível, é impossível de um sistema de saúde acompanhar. O que a gente infelizmente imagina que vai acontecer nas próximas semanas, independentemente dos leitos que serão abertos, é que a necessidade por esses leitos seja muito maior do que a capacidade“, disse Santos.

O secretário explicou que mesmo que fossem abertos mais leitos, falta mão de obra qualificada para atuar no combate à Covid-19.

“Temos esse teto [3,4 mil leitos] porque não há profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, em número suficiente para abrir leitos”.

Mais de 300 pessoas com sintomas de Covid-19 estão na fila por uma vaga na UTI.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Curva descontrolada' fará RJ entrar colapso no fim de maio, diz secretário de Saúde
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui