O Flamengo anunciou um novo orçamento para a construção de seu estádio próprio, elevando o custo estimado para “R$ 3 bilhões ou mais”. A informação foi divulgada pelo presidente do clube, Luiz Eduardo Baptista, no último sábado (22.fev.2025), no Maracanã, após a vitória na Taça Guanabara. A projeção anterior, feita em novembro, era de R$ 1,9 bilhão.
O aumento se deve a estudos mais detalhados sobre o terreno do Gasômetro, adquirido pelo clube no ano passado, além de análises de viabilidade econômica e financeira. “Nós contratamos a Arena para fazer um primeiro estudo. Eles disseram que fizeram uma avaliação preliminar. Nós estamos contratando eles para aprofundar a parte da qualidade de solo e a parte viária do entorno do estádio”, afirmou Baptista, referindo-se à empresa Arena Events + Venues, responsável pelos levantamentos técnicos.
Além disso, o clube firmou parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realizar um estudo econômico e financeiro mais detalhado. “Eles pediram 45 dias para fazer esse trabalho, para que a gente possa ter uma noção exatamente de onde a gente está”, acrescentou. A expectativa é que, em cerca de 60 dias, o Flamengo tenha uma visão mais clara dos custos e possa divulgar informações mais precisas sobre o projeto.
O valor estimado agora inclui gastos com a aquisição do terreno, sondagem, descontaminação, terraplanagem, fundação, estruturas, instalações, estacionamento, cobertura, campo, urbanização e paisagismo, além de um compromisso firmado com a Prefeitura.
O projeto preliminar, apresentado em novembro pelo então presidente Rodolfo Landim, previa um estádio com 60 metros de altura – equivalente a um prédio de 20 andares –, equipado com 27 elevadores e 16 rampas integradas para facilitar o acesso. A capacidade projetada para jogos de futebol é de 77.923 torcedores, o que tornaria a arena uma das maiores do país.