Datafolha para Senado mostra resultado favorável para Cesar Maia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cesar Maia

Além do Datafolha para governador, hoje também foi divulgado para quem deverá representar o Rio de Janeiro no Senado pelos próximos 8 anos. E, comparado ao IBOPE, o resultado foi bem favorável ao candidato pelo DEMOCRATAS, Cesar Maia.

Enquanto o IBOPE mostra Romário (PSB) com 40%, no Datafolha ele está com 38%, pouca coisa. Mas já Cesar Maia está no IBOPE com 19%, e no Datafolha com 25%. Ou seja, sai de uma diferença de 21% e vai para 13%, ainda uma distância considerável mas quase metade do que tinha.

E o número de Maia aumenta ainda mais quando tiram Eduardo Serra (PCB) da equação, ou melhor, quando explicam que este Serra não é o paulista José Serra (PSDB). Veja só, o comunista tem 6%, de acordo com a newsletter de Maia, chamada ex-blog, destes 6%, 5% iriam para ele. Ou seja, o ex-prefeito teria 30%. Em 2010 Serra foi candidato a governador e as pesquisas lhe davam 5% de intenção de voto. Na urna ele teve 0,11% apenas.

Advertisement

Maia, continua no ex-blog ao tratar de suas chances:

O eleitor vota para Senador no Rio como vota para deputado: deixa a decisão para os últimos dias. Em 2006, nos últimos dias, Dornelles passou de estar perdendo em pesquisas por uns 10 pontos para vencer por 8 pontos. Picciani, em 2010, nos últimos dias dobrou suas intenções de voto em pesquisas agregando mais de 1 milhão de votos.

(…)

Os famosos ficam sempre inflados nas pesquisas de intenção de voto que funcionam como uma múltipla escolha entre nomes. Em 2010 as pesquisas para deputado federal o davam (ele Romário) como segundo, logo após Garotinho. Na urna ficou em sexto/sétimo empatado com Jandira Feghali.

Portanto, para que não ocorra a precipitação de 2006 e 2010 em relação às pesquisas para o Senado, é bom aguardar até a última semana para ver como o eleitor vai tomar a sua efetiva decisão.

Vamos aos números:

Romário (PSB) – 38%
Cesar Maia (DEM) – 25%
Eduardo Serra (PCB) – 6%
Carlos Lupi (PDT) – 4%
Liliam Sá (PROS) – 2%
Pedro Rosa (PSOL) – 1%
Diplomata Sebastião Neves (PRB) – 1%
Heitor Fernandes (PSTU) – 0%
Brancos e nulos – 13%
Indecisos – 11%

A pesquisa do Datafolha foi realizada com 1.308 eleitores em 31 cidades do Estado do Rio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com os números RJ-00028/2014 e BR-00517/2014.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Datafolha para Senado mostra resultado favorável para Cesar Maia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui