Dauro Machado: Dom Orani, um Cardeal com todas as letras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa do cardeal Dom Orani João Tempesta

No dia 28 de agosto passado, Sua Eminência Reverendíssima, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta tomou posse na Academia Carioca de Letras, uma das mais importantes do País. É importante o registro de que o Cardeal foi o primeiro purpurado brasileiro a ocupar uma cátedra numa academia de letras assim como foi o primeiro a ter sido homenageado com o rosto em um Selo Postal dos Correios do Brasil, lançado por propositura da Lugar Tenente da Ordem do Santo Sepulcro, Dama Isis Penido, em 17 de dezembro do ano passado.

No momento atual vivido pela Igreja Católica os exemplos de seus líderes são necessários, porém raros. Parte do Episcopado brasileiro tem militância política e ideológica, deixando muitas vezes de lado seus deveres de pastor para abraçar questões que devem ser resolvidas pelos políticos. A postura, caráter e ministério do Cardeal Orani João Tempesta devem ser tomados como referência para os católicos, sejam eles leigos ou ocupantes de um dos três  graus do sacramento da Ordem. Dom Orani é detentor de privilegiada inteligência que o faz capaz de ter opinião sobre todos os assuntos e todos os temas. O Cardeal Tempesta tem e expressa suas opiniões quando oportuno, em suas homilias, redes sociais e outros canais mas o grande foco de sua vida sacerdotal é de Pastor, é de ser luz na vida de muitas assombrados pela escuridão e o abandono.

O ingresso de Dom Orani Tempesta na Academia Carioca de Letras o faz “imortal” novamente já que no coração das pessoas ele há muito tempo goza da imortalidade e dos melhores sentimentos. Dom Orani na Academia mostra o quanto o Cardeal, autor de vários livros e textos relevantes tem importância intelectual, fato.

É fato também que Dom Orani é um homem movido pelo profundo amor que sente pela humanidade, é um Bispo comprometido com o conforto, a caridade e o alivio das mazelas daqueles menos afortunados. Foi assim em Belém do Pará onde foi Arcebispo e está sendo assim no Rio de Janeiro onde o Cardeal Dom Orani Tempesta é uma referência para todos, independentemente do credo religioso que confessam.

Advertisement

 Não é exagero afirmar que o Cardeal Tempesta é a figura mais importante no Catolicismo latino americano. É uma Cardeal completo e com todas as letras. Dom Tempesta tem suas posições e opiniões claras e transparentes mas sua bandeira são as pessoas, preferencialmente os mais humildes.

Num mesmo dia Dom Orani é capaz de receber delegações estrangeiras, governantes, lideranças diversas e por exemplo subir a pé nas comunidades mais carentes e nas áreas mais conflagradas do Rio de Janeiro. Esta é uma qualidade que ele tem e que outros poucos tiveram na história da igreja católica latino-americana. Dom Orani tem o dom e o talento para amar e para ser pastor. Desapegado de vaidades e formalidades é um homem que optou por ser acessível e esta acessibilidade que o torna tão próximo e tão amado pelas pessoas.

Por mais que o discurso muitas vezes entusiasme, o Brasil carece sobretudo de exemplos. Se o discurso empolga, o exemplo arrasta. Três palavras resumem o ministério de Dom Orani Tempesta: Exemplo, amor e caráter.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dauro Machado: Dom Orani, um Cardeal com todas as letras
Avatar photo
Jornalista, especialista em assessoramento e cerimonial público, Bacharel em Direito, publicitário e Radialista. Também tem formação em Assessoria de Imprensa e relações institucionais, além de editor de jornais, livros, revistas e outras publicações
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Dom Orani João Tempesta é um orgulho para nossa cidade, sempre presente onde se faz necessário !

    Bem ao contrário de nossos políticos cariocas, todos safados, corruptos e quadrilheiros !!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui