Dauro Machado: Silvonei, a voz do Vaticano para o Brasil e para a língua Portuguesa

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre o jornalista Silvonei José Protz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Os Católicos do Brasil se encantam com timbre firme e a perfeita impostação vocal que reporta com precisão todos as cerimônias e grandes momentos do Vaticano transmitidos para todo o mundo pelos meios de comunicação áudio visual. A maioria dos Católicos porém não sabem exatamente quem é o dono daquela voz que passa tanta credibilidade. Trata-se do Jornalista Silvonei José Protz, brasileiro, natural do estado do Paraná e que há quase 3 décadas empresta seu talento para o serviço de Deus através da Rádio Vaticano, Centro Televisivo Vaticano e Site Vatican News.

Protz é também professor universitário em Roma, tendo servido com o mesmo zelo aos últimos Papas que ocuparam o Trono de São Pedro. A importância de Silvonei é enorme e a confiança que sempre teve dos Papas com os quais trabalhou é um fato. Silvonei é Doutor em Comunicação. Professor universitário e jornalista na Rádio Vaticano onde apresenta programas e orações aos fiéis de língua portuguesa do mundo todo, seja pelas ondas de radiodifusão, seja pelo universo virtual da internet ou pelas TVs de orientação católicas.

Morador de Roma, Protz é Doutor em Comunicação, Professor na Pontifícia Universidade Gregoriana e na Pontifícia Universidade Urbaniana, Diretor do Departamento para a Língua Portuguesa da Rádio Vaticano, Professor de Cultura Brasileira na Embaixada de Roma e dono de um currículo que não para por ai. Estimadíssimo na Santa Sé conhece como poucos o Vaticano, a Cúria Romana e presenciou momentos marcantes na sede da Igreja como a morte de João Paulo II e depois sua canonização, a canonização de Santa Dulce dos Pobres, a renúncia do Papa Bento XVI, a eleição do Papa Francisco, entre outras. O Brasil, maior país Católico do mundo tem como fator de integração ter uma língua única. A voz de Silvonei em perfeito Português é retransmitida nas rádios e televisões Católicas do Brasil que entram em cadeia com o Centro Televisivo do Vaticano. Educadíssimo e muito agradável é um “Embaixador” do Brasil na Sé Apostólica. A presença de Silvonei há quase 3 décadas no sistema de comunicação do Vaticano, antes composto apenas pela Rádio, é a certeza de que os brasileiros recebem informação correta, dada por uma voz impecável de um jornalista católico.  

A Rádio Vaticano “Rádio do Papa”, emissora como veículo oficial da Santa Sé desde 1931, ano em que foi inaugurada ainda é um dos grandes meios de se espalhar a mensagem de Cristo á sua Igreja e as palavras de seu Vigário terreno. Atualmente a emissora, conforme tem alcance mundial; os programas gerados são traduzidos em 40 idiomas. Os brasileiros só tem que se orgulhar de, dentre tantas vozes, falando tantos idiomas, para tantos países, o Brasil seja representado por um jornalista brilhante, com uma clareza vocal como poucos e que como dito está há 30 anos sendo um dos anunciadores de Jesus, de seus ensinamentos e sua Igreja.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Dauro Machado: Silvonei, a voz do Vaticano para o Brasil e para a língua Portuguesa
Avatar photo
Jornalista, especialista em assessoramento e cerimonial público, Bacharel em Direito, publicitário e Radialista. Também tem formação em Assessoria de Imprensa e relações institucionais, além de editor de jornais, livros, revistas e outras publicações
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui