Decisão da Agenersa impede aumento do preço do gás no Rio de Janeiro

Medida da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro valerá mesmo que liminares concedidas pela Justiça sejam revogadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação Petrobras

O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) decidiu, por maioria, em Sessão Regulatória Extraordinária realizada nesta quinta-feira (30/12), não conceder qualquer aumento tarifário de gás natural a partir de 1º de janeiro de 2022. A decisão beneficia a população fluminense, que seria impactada com um possível reajuste de 50% implementado pela Petrobras, e valerá enquanto estiver pendente de julgamento a 4ª Revisão Tarifária Quinquenal das Concessionárias Ceg e Ceg Rio, que determinou redução das tarifas. 

Dessa forma, ainda que as decisões liminares concedidas pelo Poder Judiciário para barrar o aumento sejam revogadas, as tabelas tarifárias da Naturgy — que controla a concessão de gás no Rio — não sofrerão qualquer alteração para os segmentos residencial, residencial Minha Casa Minha Vida (MCMV), comercial, industrial, GNV, térmico, vidreiro, cogeração e outros. As concessionárias podem recorrer da decisão da agência reguladora. 

Nesta quarta-feira, o Governo do Estado obteve decisão favorável da Justiça, em caráter liminar, para a derrubada do reajuste no preço do gás natural. Em sua decisão, o juiz Carlos Alberto Machado, do plantão judiciário do Tribunal de Justiça (TJRJ), acolheu os argumentos apresentados pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e ressaltou que o aumento provocaria desajuste econômico das empresas com reflexos para a economia estadual e no orçamento dos consumidores fluminenses. 

Além disso, o magistrado determinou que a Petrobras mantenha, por 12 meses, o preço de venda do gás em vigor atualmente e outros valores previstos em contratos com a Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG) e a CEG Rio S.A. O descumprimento resultará em multa diária no valor de R$ 5.000,00 até o limite de R$ 100.000,00.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Decisão da Agenersa impede aumento do preço do gás no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui