Decisão de ministro do STF impede despejos por falta de pagamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa. Reprodução: Internet

A necessidade de distanciamento social provocada pela pandemia levou os governos federal, estadual e municipal a tomarem uma série de decisões para tentar proteger a saúde da população. Uma delas foi a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, no dia 29/12, restabeleceu a vigência da Lei Estadual 9.020/2020, que proíbe o despejo por falta de pagamento.

A decisão divide opiniões no mercado imobiliário do Estado do Rio de Janeiro. Há quem argumente que a decisão do ministro prejudica todos os proprietários de imóveis que estão com pagamentos atrasados. Há também aqueles que defendem que o momento seja de proteger a saúde pública contra os avanços da Covid-19, uma vez que a suspensão de despejos atende a uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Outros países também seguiram no mesmo sentido, como Estados Unidos e França.

O argumento mais forte contra a lei estadual é de que ela traz enorme desequilíbrio e imprevisibilidade às relações contratuais. Além do mais, o próprio Judiciário poderia dar uma solução específica para cada situação, uma vez que detém mais informações sobre as partes envolvidas do que o legislador.

Imóveis como fonte única de renda

Advertisement

O Sindicato da Habitação (Secovi Rio) e a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi) fizeram um levantamento, logo no início da pandemia, que apontou que aproximadamente 76,7% dos proprietários de imóveis na cidade do Rio de Janeiro têm apenas uma unidade para locação. O que deveria, nesses casos, ser analisado pela Justiça, pois o dono do imóvel tem nesse aluguel a sua única fonte de renda, ou com ele conta como rendimento complementar.

Enquanto durar o estado de emergência resultante da pandemia, que vai até o dia 1º de julho de 2021, segundo o Decreto 47.428, os despejos estão proibidos em todo o território fluminense.

A única saída para essa sinuca de bico é a revisão da liminar concedida pelo ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que o plenário do STF ainda vai julgar o mérito da solicitação feita pela Defensoria Pública do Rio. No entanto, não há previsão de que a questão entre na pauta de julgamentos da Corte.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Decisão de ministro do STF impede despejos por falta de pagamento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui