Decisão do STF mantém ‘Lei do Puxadinho’ suspensa no Rio

Por 8 votos a 3, o STF vetou recurso da Prefeitura do Rio para que a liminar do TJ-RJ que suspendeu a ''Lei do Puxadinho'' fosse cassada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada do STF, em Brasília - Foto: Reprodução

Um recurso da Prefeitura do Rio de Janeiro que tentava anular a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ) sobre a Lei Complementar 219 foi negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, a ”Lei do Puxadinho”, como é popularmente chamada, segue suspensa.

Após ser aprovada pela Câmara dos Vereadores da capital fluminense e sancionada pelo então prefeito Marcelo Crivella, a referida lei foi publicada no Diário Oficial no dia 20/08 do ano passado. No texto, as regras urbanísticas foram flexibilizadas, além de construções terem serem legalizadas através de pagamento ao município.

Por 8 votos a 3, o STF vetou o recurso da Prefeitura do Rio para que a liminar do TJ-RJ fosse cassada. Com justificativa, os 8 ministros concordaram com o argumento de que a ”Lei dos Puxadinhos” ”autoriza uma série de alterações radicais no espaço urbano, cujo desfazimento se mostra extremamente difícil, sob risco de ocorrência de dano inverso”.

De acordo com o Ministério Público do RJ (MPRJ), a alteração de parâmetros urbanísticos, para ser válida, precisaria também respeitar as diretrizes do Plano Diretor, o que não ocorreu. A decisão foi obtida pela Subprocuradoria-Geral de Justiça de Assuntos Cíveis e Institucionais e da Assessoria de Recursos Constitucionais Cíveis (ARC Cível/MPRJ).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Decisão do STF mantém 'Lei do Puxadinho' suspensa no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui