Decreto que impede obras e inviabiliza leilão do Aeroporto Santos Dumont é publicado

A medida inviabiliza em parte os planos do leilão do governo federal, que tem sido criticado por estado e prefeitura da capital por risco de esvaziamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) publicou nesta segunda-feira, 10/01, um decreto aprovado na própria Casa que impede a realização de obras que alterem a estrutura do Aeroporto Santos Dumont.

A medida inviabiliza em parte os planos do leilão do Governo Federal, que tem sido criticado por estado e prefeitura da capital por risco de esvaziamento do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.

O texto aprovado em 16 de dezembro do ano passado é do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT). A proposta cancela uma licença prévia do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que autorizou a realização de intervenções no aeroporto.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Decreto que impede obras e inviabiliza leilão do Aeroporto Santos Dumont é publicado
Advertisement

29 COMENTÁRIOS

  1. Esse governo federal é tão lunático, que acha que vai ter voos internacionais, a 1000km da fronteira mais próxima, em um aeroporto com uma pista de 1300m.

  2. O esvaziamento do Galeão é um fato. As circunstâncias que colaboraram para isso são muitas, sendo uma das primeiras o fato de à época da construção da Linha Vermelha, embora existisse uma dívida da CSN com o governo e a pressa na inauguração deixou -se de fazer a via nos moldes da perimetral (suspensa). Então fizeram a via cortando as comunidades, que com a falência do poser público e o aumento da violência, fez com que os usuários de vôos internacionais (a razão de ser do aeroporto), em sua gra de maioria moradores da zona sul da cidade, prederissem fazer conexão em SP a ter que passar pela via. O resto foi consequência do descaso e da falta de planejamento característicos de TODOS os governos e governantes, sejam eles Federal, Estadual ou Municipal….

  3. Nos anos 80 o aeroporto do RJ antigo Intl do Galeão era o mais importante do Brasil. Os anos foram passando e os políticos paulistas foram levando todo o tráfego aéreo para São Paulo . Agora os politicos cariocas que nada fizeram querem fazer demagogia .Uma operadora que somente pensa em ganhar, mudaram a rota de decolagem do aeroporto , aumentou e muito o barulho na cabeça dos insulanos , enviei u e-mail para a Alerj e nem resposta me deram , estão brigando porque é ano político e inventam algo , não querem nada de bom para o RJ.

  4. Quando a Transbrasil ficar pronta e a Avenida Brasil ver encolher as pistas dos carros, jogando o tráfego para Linha Vermelha e dificultando mais o acesso ao Galeão voltamos a conversar, porque ninguém está se tocando disso. Se já triste hoje chegar ao Galeão vejam como vai ficar depois. O problema do Galeão não é o Santos Dumont, é a incapacidade dos políticos desse estado junto a uma concessionário que quer também ganhar dinheiro ao invés de fazer os investimentos necessários para tornar o aeroporto mais atrativo, a começar pelo terminal 1 que está abandonado. Transformem aquilo tudo em um grande complexo de entretenimento empresarial junto aos terminais de passageiros para ver o que acontece.

  5. Sou preto,pobre e infelizmente moro Favela, O P.sol nao e partido. Esses politicos do Rio malditos nao querem o deselvolvimento do Estado. O Rio nunca teve politicos que quiz acabar com as Favelas tranformando realmente em
    bairro. Ate porque grande parte do povo teria que sair. Politicos entra nas favelas a decadas abre Ongns ganha dinheiro nao melhora em nada. Elea so querem nosso VOTO. Ai vem com este maldito Slongm Mariele VIVE. e muitos FDPS se elege com isto povo otario.

  6. Eu acho engraçado a defensa de políticos que não são técnicos, não são letrados, não são empresários, são apenas PARASITAS DA POPULAÇÃO, pois tomam o que é seu em impostos prometendo saúde, educação, segurança e etc… o carioca recebe algo de volta do estado com qualidade?!? Existe algum serviço dito “público” que podemos elogiar com veemência?!? Bom, ainda não encontrei… quem acredita que político sabe como gerir empresas?!? Se um aeroporto não funciona, vou inviabilizar outro para que outro funcione?!? Consegue ver a total falta de nexo?!? Viraram exatamente o que vocês criticam: políticos! Onde não precisa ter lógica, apenas a mão esmagadora do estado e inviabilizar o progresso… outro deu a desculpa do transporte de carga, não é melhor desburocratizar e manter esse fluxograma e outras empresas faturarem, estado arrecadar em impostos do que não ter mais carga chegando?!? Cara, não pensa!!!

  7. A ALERJ está correta, pois, ao impedir obras de expansão do Santos Dumont, impede que haja aterros na baía de Guanabara para que tal expansão seja feita, já que expansões do Santos Dumont só podem ser feitas mediante aterros na baía. Com isso, zela pelo meio ambiente. Além disso, seria necessário não permitir o funcionamento do Santos Dumont no período da madrugada. Contudo, salvar o Galeão não depende apenas disso. O Galeão sofre de alguns problemas que nunca foram atacados. Um deles é o acesso. Qualquer aeroporto internacional que se preze tem uma linha de metrô ou trem chegando até lá. Alguns têm até um trem expresso ligando uma estação no centro da cidade ao aeroporto. No Rio, o acesso se dá pela linha Vermelha ou pela Av. Brasil e pela linha Amarela, todas vias congestionadas em determinados horários e sempre perigosas, com risco de arrastões, assaltos, etc. Melhorar a segurança é outro ponto. Quando, em 1997, a prefeitura construiu a linha Amarela como corredor rodoviário, poderia ter construido um trem elevado com várias estações ligando o Galeão à Barra. Outra oportunidade perdida foi com os Jogos Olímpicos, quando o prefeito Eduardo Paes construiu um BRT para Barra, ao invés de um metrô elevado. Hoje, a Transcarioca, que nunca foi grande coisa, está caindo aos pedaços.

  8. Não se compara o Galeão com o Santos Dumont os dois são importantes, cada um com a sua localização, capacidade e finalidade, o que não podemos deixar acontecer é o atraso e o monopolio de grupos politicos voltados para os seus intetesses. Revogação das medidas contra a privatização Já e Leilão Imediato.

  9. Parabéns, Alerj.
    Não podemos ter como principal, um aeroporto (Santos-Dumont) que só pousa teco-teco e hoje alimenta Guarulhos com suas grandes aeronaves e cias. aéreas internacionais. Empregos estão sendo ceifados aqui. Para se ter uma ideia, 90% do transporte aéreo de carga se dão por aviões de passageiros. Valorizar o Galeão trará um impacto bilionário no PIB fluminense: leiam o estudo Firjan.
    O enfraquecimento do Galeão não ocorre por acaso, é um projeto. Valorizemos nosso hub.

    • Não existe desenvolvimento por decreto. O desenvolvimento se dá quando a sociedade cria negócios, tem liberdade econômica. Exatamente o que o decreto tira: a liberdade econômica de investir. Não se pode ficar defendendo a concessionária do Galeão – ela já sabia que SDU existia quando adquiriu o aeroporto.

  10. O Santos Dumont é um aeroporto defasado e quando há a oportunidade de melhorá-lo, e por consequência a experiência de quem usa seus serviços, não deixam… Vai entender… Continuemos com esse péssimo serviço dele então.

  11. Vamos lembrar dessa turma maldita da esquerda nas próximas eleições, sempre contra o povo carioca , o prefeito palhaço desculpe os palhaços por essa comparação , quer os desfiles na Sapucaí, gostaria de saber qual o interesse desse sujeito nisso tudo

  12. Todos os deputados da ALERJ são do PT ou do PSOL ou outra coisa semelhante? Não, então o decreto passou porque os demais deputados também estão contra a sociedade carioca que os elegeu. Em 2022 vamos reeleger eles? Se sim, reclamamos de que?

    • Isto está acima da racionalidade simples. Nestes casos deputados votam mais com medo da repercussão de terem votado contra. Afinal, o prejuízo não sai do bolso deles. Não vê aqui nos comentários como este discurso de “vamos salvar o GIG” cola?

  13. Os que aplaudem a privatização do Santos Dumont ainda não se deram conta que inviabilizar o Galeão é transformar a cidade em lugarejo. Talvez seja isso que queiram.

    • Não é assim que a coisa funciona. Se precisa inviabilizar um aeroporto para outro funcionar, a culpa não é do aeroporto, mas de uma cidade que não comporta os dois. Temos de gerar negócios para que a infraestrutura volte a ser adequada.

      A RioGaleão já sabia de SDU quando entrou, não é dever da ALERJ nem do Governo do Estado livrar a barra deles: que cumpram o contrato!

  14. Só podia ser esses desgraçados, ladrões, corruptos do pt, atrasando o RJ.
    O Governo do Presidente Bolsonaro, faz obras no Brasil inteiro e não tem palhaçada, a população tem que se manifestar.

  15. Mas uma ação contra o próprio Estado por puro despeito e safadeza. Em vez de trazerem mobilidade urbana, infraestrutura e segurança na cidade preferem impedir uma coisa q vai beneficiar a cidade e tbm expor a deficiência administrativa dos mesmos. Até quando o Rio vai sofrer com malandros amantes do seu próprio umbigo.

  16. Isso mostra como todo o papo de meio-ambiente é uma falácia não-técnica, apenas pra embargar projetos. Já é difícil convencer normalmente os órgãos ambientais no Brasil.. e quando se consegue, na marra revertem as decisões.

    RJ, assim fica difícil.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui