Decreto vai permitir que prefeituras acabem com a obrigatoriedade do uso de máscaras

O Governo do Estado deve publicar o decreto ainda nesta quinta-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Movimentação na Rua Gonçalves Dias, no Centro do Rio - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Governo do Estado vai estabelecer novas medidas de prevenção e enfrentamento da propagação da Covid-19. O novo texto permite aos municípios a flexibilização do uso de máscara em lugares fechados, diante do cenário heterogêneo atual da pandemia no estado do Rio de Janeiro. O decreto deve ser publicado ainda nesta quinta-feira (03/03).

Em função da alta cobertura vacinal e de haver municípios com baixo risco para a doença e outros ainda saindo da quarta onda da Covid-19 provocada pela variante Ômicron, caberá aos gestores municipais a decisão de liberar ou não o uso do equipamento de proteção individual. A cidade do Rio prevê a liberação em lugares abertos na próxima segunda-feira (07/03). Ao ar livre, já era possível sair sem máscara desde outubro

Independentemente da decisão tomada por cada secretaria municipal, aquelas pessoas que desejarem continuar usando máscara em locais fechados ou abertos podem assim fazê-lo. Recomendamos que pessoas com sinais e sintomas respiratórios mantenham o uso da máscara se forem entrar em contato com outras pessoas. O ideal é que essas pessoas façam isolamento“, disse o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) seguirá com o monitoramento dos indicadores e a atualização semanal dos Mapas de Risco por região e por município para subsidiar as decisões do poder executivo municipal.

Na hipótese de conflito, nos municípios em que já se encontrem em vigor medidas de proteção a vida relativas à Covid-19, valerá a norma mais restritiva.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Decreto vai permitir que prefeituras acabem com a obrigatoriedade do uso de máscaras

4 COMENTÁRIOS

  1. O Rio é a única capital brasileira que liberou o uso de máscara ao ar livre. Resultado: foi onde começou os surtos de H3N2 e omicron no país. Fora que RJ é o segundo Estado com a maior taxa de mortes por 100 mil habitantes no Brasil, perdendo só pro Mato Grosso. O que os governantes querem com essa medida, um extermínio da população do Estado? Não custa nada manter a obrigatoriedade das máscaras ao menos nos ambientes internos, o carnavala acabou ontem, ainda não sabemos os efeitos do feriado na epidemia.

    • Moralmente falando a máscara tá ferida de morte – o próprio carnaval pôs em xeque. O mesmo pessoal que sempre torrou a paciência para que se use a máscara, que fechou escolas, que obriga as crianças a usarem máscara na sala de aula, o pessoal que pede chafariz de vacina com 23 doses… estava na rua com 5 pessoas por metro quadrado baforando uns nos outros. Ninguém é trouxa pra sempre.

      O Rio de Janeiro sempre foi rebelde. O povo está determinado a pagar o preço. E já estava determinado a pagá-lo desde sempre: o subúrbio mesmo já não segue essas determinações há tempos. A liberação virá apenas para diminuir a desmoralização das autoridades, que dizem toda hora uma coisa diferente.

      Daqui pra frente, quem quiser usar a máscara continuará usando. Mas entendo eu que logo logo vai voltar a passar como doido ou esquisito.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui