Defensoria Pública da União recomenda adiamento do Enem no Rio

Durante uma live, o governador em exercício e o secretário de Educação já haviam defendido que o ENEM fosse adiado, mas a declaração foi apresentada apenas como uma opinião

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Está previsto para este domingo (17/01) o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto, a Defensoria Pública da União (DPU) recomendou ao Governo do Rio o adiamento da prova. Em um documento desta quinta-feira (15/01), direcionado ao presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, e ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, o órgão pede que o poder estadual tome medidas para que o exame seja adiado.

Diante da grave situação em que se encontra o Estado do Rio de Janeiro, com o crescente número de contaminações e óbitos por Covid-19 e a sobrecarga do sistema de saúde pública, que seja adiada a aplicação do Enem em todo o estado, com a reaplicação em nova data que não prejudique o acesso dos estudantes às universidades, visando evitar aglomerações e a consequente disseminação do vírus para estudantes e profissionais empenhados na aplicação da prova e, ainda, para toda a coletividade”, diz o documento.

Segundo o texto, a DPU não descarta entrar com medidas judiciais caso identifique omissão do poder público no caso. A defensoria deu 24 horas para que o Governo do Rio se manifeste sobre a recomendação.

Nesta quarta (14/01), durante uma live, o governador em exercício, Cláudio Castro, e o secretário estadual de Educação, Comte Bittencourt, já haviam defendido que o ENEM fosse adiado. O principal argumento é o déficit de aprendizagem de parte dos alunos, que não tiveram condições de se preparar para a prova e terão que competir com alunos da rede particular.

Advertisement

Essa é uma decisão do Governo Federal, mas, ainda assim, somos favoráveis a esse adiamento, pois muitos dos nossos alunos, do Brasil todo, não só do Rio de Janeiro, não tiveram o acesso suficiente à conectividade para esse realizar de forma plena esse processo“, afirmou o governador.

O governo não entrou com nenhum pedido formal em nenhum órgão para o adiamento e a declaração foi apresentada apenas como opinião de Castro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Defensoria Pública da União recomenda adiamento do Enem no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui