Defensoria Pública solicita que alunos da rede municipal do Rio continuem com cartões-alimentação carregados

Com a volta às aulas, a Prefeitura entende não haver mais necessidade do fornecimento do cartão-alimentação aos estudantes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução Internet

Ação de Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) protocolada na última quinta-feira (29/07) requereu à Prefeitura da capital fluminense que reconsidere a suspensão da recarga dos cartões-alimentação destinados aos alunos da rede municipal de ensino. O ofício, encaminhado à Secretaria Municipal de Educação do Rio, pede a regularização da questão em 48 horas.

Com a reabertura das escolas e volta às aulas presenciais, mesmo os alunos que assistam as aulas de maneira remota podem se dirigir às unidades as quais estão matriculados para fazerem a sua refeição. Dessa forma, a Prefeitura entende não haver mais necessidade do fornecimento do cartão-alimentação aos estudantes.

A DPRJ argumenta que ainda haverá o revezamento entre as aulas presenciais e virtuais, fazendo-se necessário a continuidade do benefício. Além do fato de as famílias dos estudantes terem rotinas de vida que podem não permitir o acesso da criança à escola apenas durante o horário da merenda. O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, por sua vez, destaca que o fornecimento do cartão-alimentação aos estudantes é uma medida emergencial relacionada ao estado de crise gerado pela pandemia de Covid-19. “O cartão era uma medida emergencial, criada de maneira temporária enquanto as escolas estivessem fechadas”, explicou Renan Ferreirinha.

A Secretaria Municipal de Educação informou por meio de nota que o poder público municipal prestará os devidos esclarecimentos à Defensoria demonstrando a garantia do seu programa de alimentação escolar, que é referência no Brasil. No documento, a Prefeitura enfatiza o caráter emergencial do fornecimento do cartão que, por hora, deixa de prevalecer, uma vez que, a partir desta segunda-feira (2/07), 99,9% das escolas da rede municipal estarão em funcionamento presencial disponibilizando alimentação adequada aos alunos.

Advertisement

Entenda o acordo

Em 12 de agosto de 2020 foi assinado o acordo para garantir a alimentação dos alunos que ficaram sem a merenda após a suspensão das aulas em razão pandemia de Covid-19. Segundo o acordo, a recarga dos cartões, no valor de R$ 54,25, deve ser feita sempre no dia 10 de cada mês. O valor foi estabelecido com base em um estudo do Instituto de Nutrição Annes Dias e corresponde ao valor necessário para adquirir os gêneros alimentícios que os alunos consumiam na escola. Em caso de ensino híbrido, as recargas são devidas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Defensoria Pública solicita que alunos da rede municipal do Rio continuem com cartões-alimentação carregados
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Fica difícil assim, a prefeitura está quebrada. Fez bem em criar o cartão para os mais carentes quando não podia dispor da merenda in loco nas escolas. Mas, uma vez que as aulas retornam ao normal presencial, a justificativa precípua do cartão acabou. A defensoria, ao pedir que se continue depositando a recarga no final tenta agir como se fosse Poder Executivo. Só que não teve VOTOS para isso. Um dos grandes problemas hoje do Poder Judiciário e do Ministério Público hoje é querer ter a comodidade de ser togado, concursado e ter poder Executivo – sem prestar contas de voto democrático. Uma verdadeira usurpação de poderes.

    A prefeitura está certa no caso. Abaixo a defensoria pública!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui