Defesa Civil interdita prédio atingido por caixa d’água em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio

A Defesa Civil afirma que 30 apartamentos foram atingidos de alguma forma pelo acidente, devido a sua construção diferenciada sem o método convencional de colunas, pilares e lajes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

No início da tarde desta quarta-feira, (15/06), a Defesa Civil do Rio interditou o prédio que foi atingido por uma caixa d’água tombada no Condomínio Leme II, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. O acidente ocorreu nesta manhã e 30 apartamentos foram atingidos de alguma forma pelo acidente. 20 apartamentos ainda estão sendo avaliados.

O reservatório ficava em cima de uma casinha de manutenção e cedeu, arrancando partes da lateral do edifício de cinco andares.

Defesa Civil interdita prédio atingido por caixa d'água em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio
Foto: Reprodução

O subsecretário de Defesa Civil, Rodrigo Gonçalves, explicou que pela construção não ter o método convencional com colunas, pilares e lajes foi preciso interditar todas as 20 unidades do bloco. “Se você mexer em uma parede de uma construção dessa você pode interferir em toda a edificação”, disse Rodrigo Gonçalves.

O Condomínio Leme II foi inaugurado em 2014 e faz parte do programa ‘Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal. Daniele Santos de Freitas, uma comerciante local, afirmou ao G1, que falta manutenção no condomínio. “Os prédios estão rachados. Quando lava em cima, molha embaixo. Dizem que é Minha Casa Minha Vida, não é: é ‘Minha Casa Minha Dívida” disse a comerciante.

Advertisement

Os edifícios foram construídos pela empresa Direcional Engenharia e a empresa alega que a caixa d’água foi fabricada por uma empresa terceirizada.

No acidente uma moradora foi ferida, Marcela Ferreira, de 31 anos, estava em casa quando foi atingida por escombros na perna. Ela foi atendida no local.


Investigação

A 36ª DP (Santa Cruz) vai investigar, além da lesão corporal, o crime de desabamento ou desmoronamento. O Código Penal prevê, no artigo 256, que “causar desabamento ou desmoronamento, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outro”. Tem pena de até quatro anos de reclusão, mais multa e se o crime for entendido como culposo (sem intenção), a pena cai para até um ano de prisão.


Aluguel Social

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), esteve no condomínio e disse que as famílias vão ser cadastradas pra receber aluguel social enquanto não puderem voltar para seus apartamentos. Paes afirmou que procurou pessoalmente a Direcional Engenharia, reforçou que a responsabilidade sobre o acidente é da construtora e afirmou que a prefeitura vai vistoriar todos os condomínios erguidos pela Direcional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Defesa Civil interdita prédio atingido por caixa d'água em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui