Defesa dos usuários dos serviços públicos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Câmara dos Vereadores do Rio de JaneiroPara garantir a proteção e a defesa dos usuários dos serviços públicos do Município do Rio de Janeiro, apresentei à Câmara dos Vereadores projeto de lei que estabelece os procedimentos adequados e os meios necessários à efetivação dos direitos dos cidadãos, através de um conjunto de normas que visam ao aprimoramento da qualidade dos serviços prestados pelo poder executivo, por via direta e indireta (concessões e convênios, entre outros). As normas que determinam os direitos do usuário aplicam-se aos serviços públicos prestados pela administração pública direta e indireta e por particular, mediante concessão, permissão, autorização ou qualquer outra forma de delegação por ato administrativo, contrato ou convênio.

Dentre os itens previstos na lei estão o direito à informação, à qualidade e ao controle adequado do serviço público. Caso o projeto de lei entre em vigor,  o prestador do serviço que  não cumpra  quaisquer das normas  previstas no PL, responderá a processo administrativo pelos danos que seus agentes  causarem ao usuário, a terceiros e, quando for o caso, ao Poder Público.

O estado de São Paulo, o município de São Paulo e a cidade de Curitiba, no Paraná, já contam com legislação semelhante. A Câmara dos Deputados em Brasília, aprovou, no dia 3 de julho, requerimento de urgência para votação  de legislação de proteção e  defesa dos usuários dos serviços públicos. Com o carimbo de urgência, a proposta poderá ser votada pelo plenário sem necessidade de passar pelas comissões permanentes da Casa. A ação foi protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na esteira da onda de manifestações que pedem a melhoria de serviços como saúde e educação. A entidade argumentou no processo que houve "omissão" do Legislativo, uma vez que uma emenda constitucional de 1998 estabeleceu prazo de 120 dias para a criação de uma lei que regulasse reclamações relativas à prestação de serviços públicos.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Defesa dos usuários dos serviços públicos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui