Definição sobre Carnaval 2022 será tomada até 15 de janeiro, diz Castro

Castro afirmou que o governo está monitorando os índices de contaminação da variante Ômicron da Covid-19 e da influenza

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto: Divulgação/Riotur

O governador do Rio, Claudio Castro, afirmou ao jornal “O Globo” que a decisão final sobre a realização do Carnaval de 2022 será tomada até o dia 15 de janeiro do ano que vem. Segundo o jornal, nesta data está programado o início do cronograma de ensaios técnicos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

Ainda segundo Castro, o governo está monitorando os índices de contaminação da variante Ômicron da Covid-19 e da influenza. Com base nisso, a decisão será tomada mediante uma reunião com o prefeito Eduardo Paes.

Ainda é muito cedo para falar. Combinei uma reunião com o prefeito Eduardo Paes em janeiro. Até lá, vamos ver como fica a situação da Ômicron e da influenza”, disse.

O prefeito Eduardo Paes, em postagem feita nas suas redes sociais, nesta quarta-feira (15/12), admitiu que ainda é cedo para se tomar uma decisão definitiva, e que a folia só irá acontecer caso não haja nenhuma mudança no atual cenário da pandemia de Covid-19.

Advertisement

A não ser que haja uma mudança completa em todas as regras hoje existentes e no quadro da epidemia, o carnaval da Sapucaí é algo garantido. Já estamos discutindo com a Liesa regras muito restritas que serão apresentadas a nosso comitê científico”, postou Paes.

Paes também dividiu a organização do Carnaval em três frentes de comemorações na cidade: os bailes que acontecem em espaços fechados, o Carnaval de rua e a festa na Marquês de Sapucaí. Ele destacou ainda que o carnaval na Sapucaí requer uma preparação com antecedência e repasse de recursos públicos às escolas de samba.

Confira a íntegra do post de Paes:

Ainda é muito cedo para tomarmos uma decisão em definitivo. No entanto, é importante entender que quando falamos de carnaval estamos nos referindo a, pelo menos, três tipos de eventos.

Primeiro temos os bailes que acontecem em espaços fechados. Segundo as regras desse momento a realização dessas festividades é possível em razão da possibilidade de cobrança do passaporte de vacinação e/ou testes.

Depois temos o carnaval de rua. Esse obviamente requer uma análise ainda mais detalhada uma vez que não há qualquer possibilidade de controle daqueles que estarão participando das celebrações.

E finalmente, temos a grande celebração que acontece na Marquês de Sapucaí. Gostaria de estabelecer nesse caso uma comparação com estádios de futebol. A Marquês de Sapucaí nada mais é do que o estádio do samba.

Havendo a possibilidade, como há nesse momento e acontece semanalmente, de realização de jogos de futebol com os controles já previstos nas normas estabelecidas pela prefeitura, não há qualquer motivo para não garantimos que o carnaval da Marquês de Sapucaí será realizado.

Essa informação é importante para diminuir as especulações acerca dessa festa. O carnaval na Marquês de Sapucaí exige uma preparação com muita antecedência, inclusive com repasse de recursos públicos as escolas de samba.

Portanto, a não ser que haja uma mudança completa em todas as regras hoje existentes e no quadro da epidemia, o carnaval da Sapucaí é algo garantido. Já estamos discutindo com a Liesa regras muito restritas que serão apresentadas a nosso comitê científico.

Estamos inclusive nos utilizando do belo exemplo estabelecido pela direção do Flamengo que consideramos um caso de sucesso. Ou seja, não teremos necessariamente uma decisão uniforme sobre todas as formas de celebração da maior manifestação cultural de nosso país.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Definição sobre Carnaval 2022 será tomada até 15 de janeiro, diz Castro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui