Degase realiza Projeto de Capoeira para jovens que cumprem medidas socioeducativas

Comemorada mundialmente nesta quarta-feira (3), jovens do Degase já estão inseridos na arte milenar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Divulgação)

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase), vinculado à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), realiza um projeto inovador na Socioeducação – a Capoeira para os adolescentes que cumprem a medida socioeducativa. As aulas são dadas semanalmente pela equipe de professores do Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação.

As aulas, que são ministradas pelo Mestre Omri Ferradura Breda, tem como objetivo oferecer uma alternativa de cultura, arte e lazer e contribuir para a reinserção dos jovens atendidos numa comunidade de hábitos saudáveis.

O Mestre Ferradura comentou sobre a importância do projeto.

A capoeira fala com o coração deles, porque muitos já foram capoeiristas, ou já fizeram aulas em suas comunidades. Essa arte marcial em particular, como é uma arte que vem do povo, tem um certo caráter de acolhimento, que você não encontra em nenhuma outra luta mais elitista. Então isso é um incentivo para que eles reflitam sobre outras possibilidades na vida”, disse o Mestre.

Advertisement

Ferradura também ressaltou sobre os benefícios que a prática traz para o adolescente.

  • “Através dessas brincadeiras presentes no ensino, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa os jovens na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. A capoeira possibilita um reencontro com posições corporais recém-utilizadas no seu desenvolvimento como humanos: rastejar, acocorar, engatinhar ou andar nos quatro apoios, preparando o corpo de modo orgânico para novas experiências corporais”, afirmou.

Mestre Ferradura além de ser uma das grandes referências mundiais no campo da Capoeira-Educação também preside o Instituto Brasileiro de Capoeira-Educação (IBCE) que é uma preparadora e certificadora, com uma metodologia de qualidade, democrática e gratuita, voltada a profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com Capoeira-Educação.

O diretor-geral do Degase, Victor Poubel, comentou a dimensão da prática do esporte para os adolescentes.

  • Considerada como Patrimônio Cultural da Humanidade, a capoeira vai trazer disciplina para o adolescente. Nossos jovens estão tendo uma rotina de treino. Se o treino passa a ser como prioridade, como algo valioso, não irá querer perder isso fazendo uma besteira“, afirmou.

O secretário de educação Alexandre Valle falou sobre o investimento do esporte na socioeducação.

  • O garoto tem que ver isso como uma oportunidade de crescimento. Quando eles fazem qualquer movimento na capoeira, quando querem cantar uma música, aprender a tocar um instrumento, eles precisam se esforçar. Mesma coisa na vida. Só irão conseguir conquistar algo na vida, com esforço, com luta, com responsabilidade“, ressaltou o secretário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Degase realiza Projeto de Capoeira para jovens que cumprem medidas socioeducativas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui