Foto: Reprodução Internet

Em entrevista ao portal Diário do Porto, a diretora do Pier Mauá, Denise Lima, falou sobre os desafios que a Zona Portuária enfrenta e fez uma previsão otimista para a retomada de investimentos na região.

Logo no início da conversa, Denise afirma que, mesmo com a crise vivida pelos empreendimentos do Porto Maravilha atualmente, valeu a pena o Rio investir na demolição da Perimetral.

Pao-do-Ouvidor
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço.

Não tenho dúvida. Acompanhei todas as obras de revitalização, a demolição e todos esses impactos, e depois o legado da Olimpíada. A empresa Píer Mauá é pioneira, está aqui desde 1998 operando o Terminal de Cruzeiros, um mercado que cresceu muito no Brasil e no mundo. Na época em que a gente ganhou a concessão, o número de passageiros era muito reduzido, uns 10 mil. Na temporada 2010/2011, tivemos o ápice de 650 mil. A economia bombava, as classes C e D estavam viajando, os financiamentos eram generosos, e os armadores abriram cruzeiros de três dias, parcelados em 10 vezes. Mas eram passageiros que não tinham condição de consumir dentro do navio, comprar os pacotes onde os navios pernoitavam. E esses passeios menores foram acabando“.

A executiva destaca que, agora, os investimentos na zona portuária estão em um momento de recuperação com aumento no fluxo de pessoas que frequentam a área. Denise também contou um pouco sobre as ações do Pier Mauá, que diante desse cenário positivo, espera um crescimento de 10% ao ano.

A atividade principal do Píer Mauá é o Terminal de Cruzeiros, mas a concessão que ganhamos inclui desenvolver entretenimento e gastronomia. A Píer Mauá começou a movimentar os armazéns quando aqui era muito pouco movimentado, tínhamos a perimetral e, com ela, muitos problemas. Apesar disso, conseguimos fazer vários projetos, como Rio Boat Show, Fashion Rio, Feira de Artes. Conseguimos cativar o carioca. Nossa área é muito interessante porque está entre o Santos Dumont e o Aeroporto Internacional, então é boa para eventos. A logística ficou incrível com o VLT. Também estamos próximos de hotéis, então as pessoas gostam de estar aqui“.

A diretora do Pier Mauá acredita que em breve os prédios residenciais começaram a fazer parte do cotidiano do Porto Maravilha. Especialista em mercado imobiliário, a diretora está segura de que a prefeitura encontrará uma solução para não fechar o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Museu do Amanhã. E não acredita que o VLT Carioca vai parar por causa dos calotes que têm sofrido pela atual administração.

Essa região era um hiato. Das muitas empresas que estão vindo para cá, a maioria era da Barra e está ocupando esses prédios. A prefeitura vem incentivando a moradia, mexendo na legislação, mudando a quantidade de vagas. Passamos por um momento de crise, mas já já teremos os lançamentos aqui que vão fazer o mesmo que ocorreu em Buenos Aires. Os jovens querem acessibilidade, morar perto do trabalho, viver onde as coisas estão acontecendo, então isso aqui tem muita característica de jovem“.

Denise também comentou sobre os novos empreendimentos e eventos que já acontecem e que aconteceram na zona portuária, e como eles atraem turistas, tantos cariocas quanto estrangeiros. Também comentou sobre o sentimento de otimismo do empresariado em relação ao desenvolvimento da região.

Estou otimista em relação a esse processo. Não só eu, mas toda a Píer Mauá, o empresário Marcelo Torres, que vai construir o Mercado Gastronômico, o pessoal da Roda Gigante. Este anos ainda teremos uma temporada de cruzeiros melhor do que a passada, em torno de 350 mil pessoas. No calendário de eventos ainda temos Rio Gastronomia, VesteRio, Mondial de La Bière, um evento da Shell. O navio do Roberto Carlos também vai sair daqui, e teremos a maior biblioteca flutuante do mundo. Ainda buscamos abrir nossos espaços para o público. Temos o Youtube Space, um dos sete maiores do mundo, que faz conteúdo para postar na internet“, concluiu.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui