Depois de pedir recuperação judicial, Light quer aumentar conta de luz em 10%

Companhia acumula dívida de R$ 11 bilhões

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Light

Em recuperação judicial e com R$ 11 bilhões em dívidas, a Light, distribuidora de energia do Rio de Janeiro, protocolou um pedido junto a Aneel, solicitando um aumento de 10% na conta de luz, conforme noticiou a Jovem Pan. A alta serviria para ajudar a distribuidora a enfrentar a grave crise financeira pela qual ela atravessa. O último aumento promovido pela Light foi em março, na ordem de 7%.

Na última sexta-feira (02/06), a Light também manifestou ao Ministério de Minas e Energia (MME) o interesse em renovar o contrato de concessão por mais 30 anos. O atual vínculo, também com validade de 30 anos, vence em 4 de junho de 2026. A Light pode requerer sua renovação em até 36 meses antes do término em vigor.

A Light SESA está empenhada na busca da renovação da concessão em bases que garantam a manutenção da qualidade dos serviços que presta aos seus clientes, a sustentabilidade do negócio e o desenvolvimento do Rio de Janeiro”, informou a Light.

No mês passado, a holding controladora da Light entrou com um pedido de recuperação judicial que foi aceito. Um plano de recuperação deverá ser apresentado ao Judiciário nas próximas semanas.

Advertisement

Passando por uma crise sem precedentes, a Light atende consumidores de mais de 30 municípios do Rio de Janeiro. Entre os principais motivos do colapso, estão as dificuldades no combate a furtos de energia e a devolução de valores bilionários em créditos tributários aos consumidores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Depois de pedir recuperação judicial, Light quer aumentar conta de luz em 10%
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Como sempre essa conta vai sobrar pra classe media carioca sofrida pagar… os pobres estao dentro das comunidades consumindo sem pagar. Por outro lado, criaram-se brechas pros ricos pagarem pouco. Como? Basta voce entrar nos condominios com mansoes na Barra da Tijuca, nas coberturas gigantescas na Barra, leblon, ipanema e zona sul e vai ver Placas Solares pra todo lado. Porque? Criaram uma.brecha pra ter redução na conta de luz quem adquire sistema solar, daí o rico paga pouco. Sobra pra quem pagar a conta integral, sem descontos, e com todos os aumentos?? A classe media, obvio. Que moram em pequenos apartamentos, seja na zona norte, zona sul, oeste…e que nao tem condicoes (nem espaco) pra adquirir placas solares pra pagar pouca conta de luz. Como sempre, a classe media que se ferra.
    E o rico sempre dribla… outro exemplo é IPVA de carros. Pela lógica, quanto mais caro for o carro, mais caro fica IPVA. O que é correto pois uma pessoa que tem uma BMW deve pagar mais imposto do qie alguem que tem um carro popular. Mas aí… o rico, pra se dar bem e pagar menos imposto, juntamente com os colegas politicos que tambem são ricos, criaram uma brecha, criando uma lei dizendo que quem comprar carro eletrico, paga migalhas de imposto. E assim acontece!. Como ja é sabido, carros eletricos sao carissimos, somente abastados conseguem adquirir. Dai… o sujeito rico vai lá, compra uma BMW eletrica de luxo e paga menos imposto (IPVA) que um cidadao com um carro popular a combustivel. Enfim, criam-se brechas pra classe media entubar a conta, como sempre.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui