Deputada Dani Monteiro propõe vetar ajuda do governo às empresas de transporte público

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O governador Wilson Witzel quer garantir auxílio financeiro emergencial às empresas de transporte público de responsabilidade do Estado do Rio em função da pandemia do Coronavírus. O Projeto de Lei 2501/2020 será votado nesta quarta-feira, 06/05, na Alerj. Contrária à proposta, a deputada Dani Monteiro (Psol) afirma que faltam explicações sobre contrapartidas e normas de controle, e defende garantia de remuneração e emprego aos trabalhadores.

“Faz sentido que empresas de transporte recebam ajuda de governos? E ainda por cima sem garantidas de empregabilidade e  contrapartidas futuras? Ou seja, seria razoável dizer que o Estado está garantindo às empresas de mobilidade (de modo geral) com o objetivo de garantir os empregos que elas geram, garantir o funcionamento de serviços essenciais (que precisam que seus trabalhadores cheguem até eles), e exigir transparência no processo?”, questiona a parlamentar.

A proposta de Witzel estabelece que o auxilio será dado tanto pelo ressarcimento às empresas do gasto operacional mínimo líquido (GOML), como pela antecipação do pagamento do subsídio ao Bilhete Único Intermunicipal e do pagamento da isenção tarifária. Às empresas, bastaria anunciar os gastos incorridos e apresentar planilhas de cálculo para solicitar o benefício. 

Para Monteiro, o sistema de transporte do Rio, em particular, além de caro e de baixa qualidade, é envolto em suspeitas de grandes esquemas de corrupção, como confirmam operações policiais e a prisão de grandes empresários.

Advertisement

“Se a crise econômica advinda da epidemia do COVID-19 e da consequente quarentena afeta praticamente todos os setores empresariais do Estado, por que só o setor de transportes vai ser socorrido pelo governo? Se as empresas não suportarem o risco do negócio, que devolvam a concessão ou a permissão e o Estado que assuma o serviço”, defende ela.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputada Dani Monteiro propõe vetar ajuda do governo às empresas de transporte público
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui