Deputada quer carteira de habilitação de graça para jovens carentes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A deputada estadual Dani Monteiro (Psol) protocolou nesta semana um projeto de lei que institui o programa CNH Jovem, uma garantia de gratuidade na emissão da Carteira Nacional de Habilitação para jovens fluminenses com idade entre 18 e 29 anos cujas famílias têm renda renda mensal de até dois salários mínimos. De acordo com os dados dos inscritos no CadÚnico, cadastro do Governo Federal para programas sociais, a proposta tem potencial para beneficiar até 800 mil pessoas nessa faixa etária. 

O Rio tem uma população jovem e desocupada que não consegue pagar entre R$ 1,5 a R$ 2 mil para adquirir o documento. O alto custo das taxas administrativas, cursos teórico-práticos e outros valores relacionados à emissão do documento é uma barreira impeditiva para essa parcela da população. Nossa proposta é democratizar o acesso a um documento que pode significar a possibilidade, inclusive, de ingressar no mercado de trabalho. Daí o critério que adotamos na proposta ser meramente socioeconômico”, explica a parlamentar.

A preocupação parte de dados concretos quando se trata de juventude e falta de ocupação no estado do Rio de Janeiro, que tem uma população estimada em mais de 17,2 milhões de pessoas e cujo maior grupo populacional está na faixa dos 25 aos 29 anos de idade. Segundo o Atlas das Juventudes, os jovens são os principais perdedores de renda do trabalho nos últimos cinco anos.

Entre aqueles que têm de 18 a 24 anos, o desemprego chega a 27,3%, bem maior que a média nacional, atualmente em 12,7%, de acordo com o IBGE.

Advertisement
IMG 20191205 WA0098 Deputada quer carteira de habilitação de graça para jovens carentes
Deputada Dani Monteiro

O programa proposto por Dani Monteiro vale para a emissão do documento nas categorias A (motos), B (carros) e AB (motos e carros, além da emissão da PD (Permissão para Dirigir).

Segundo o projeto, os jovens que acessem o programa terão isenção desde os exames de aptidão física e mental e cursos teóricos e teórico-prático aos custos eventuais com comissão especial para pessoas portadoras de deficiência. O projeto também prevê a divulgação do benefício nas escolas, universidades e espaços coletivos da rede pública estadual. Caso seja aprovado, o prazo para implementação pelo governo do estado será de 120 dias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputada quer carteira de habilitação de graça para jovens carentes
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui