Deputada Tia Ju apresenta no Rio programa social “Qualifica Mulher”

Projeto tem a finalidade de estimular ações que promovam a autonomia econômica da mulher

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na manhã de terça-feira (28/09), a deputada estadual Tia Ju (Republicanos), a pedido da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, apresentou no auditório do Sindilojas, no Centro do Rio, o Programa “Qualifica Mulher” para diversas instituições, ONGs e Prefeituras de todo Estado do Rio de Janeiro.  

A demanda surgiu durante uma reunião com a secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto, em Brasília, conversando sobre a necessidade de ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social, já que  projeto visa formar uma rede de parcerias para fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo, para geração de emprego e renda para esse público”, explica Tia Ju, que acredita que o encontro rendeu bons frutos.

Fico muito feliz de poder ajudar de alguma forma, levando oportunidade para os mais variados grupos de mulheres, como é o caso das mães solos, negras, quilombolas e marisqueiras. Com certeza, o lançamento desse curso renderá bons frutos. Nosso objetivo é capacitar e empoderar cada vez mais mulheres”, disse a deputada.

O programa Qualifica Mulher tem a finalidade de estimular ações que promovam a autonomia econômica da mulher em contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país. Parabenizo e agradeço a iniciativa da deputada Tia Ju, de levar os projetos e ações da SNPM para os demais cantos do nosso país, através de  instituições, Casas Legislativas e das prefeituras. Nossa expectativa é formar e capacitar o maior número de mulheres” afirma Cristiane Britto – Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres

Advertisement

O Qualifica Mulher é um programa de grande relevância social, ele busca preparar mulheres, principalmente às mais carentes, para o mercado de trabalho. O oferecimento de cursos gratuitos on-line ou mesmo presenciais voltados para essas mulheres, vai mudar a vida não só delas, mas de suas famílias porque a grande maioria são provedoras de seus lares. Fiquei muito feliz em participar e colaborar com o projeto. É mais um passo rumo ao reconhecimento do protagonismo da mulher” reconhece a contadora e advogada Paula Alves, que participou do evento de lançamento e também atua como voluntária.

Conheça o projeto:

A Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres desenvolveu e lançou o Projeto-Piloto Qualifica Mulher, instituído por meio da Portaria nº 3.175, de 10 de dezembro de 2020, e alterada pela Portaria no 595, de 19 de fevereiro de 2021, com a finalidade de estimular ações que promovam a autonomia econômica da mulher em contribuição para o desenvolvimento econômico e social do país. O projeto visa formar uma rede de parcerias com o poder público federal, estadual, distrital e municipal, entidades e instituições privadas, para fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo, para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Serão atendidas, prioritariamente, mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e/ou médio, ou que não tenham escolaridade.

São objetivos do projeto:
I)     promover ações que contribuam para o reconhecimento e a valorização dos direitos e da cidadania das mulheres; e
II)     aumentar a capacidade de empregabilidade das mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação profissional e empreendedorismo, com vistas a sua inserção no mundo do trabalho.
Por meio da rede de parceiros, podem participar instituições do poder público federal, estadual, distrital e municipal, organização da sociedade civil e instituições privadas com fins lucrativos.
O Projeto Qualifica Mulher é executado por meio de três eixos:
I.     Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional;
II.     Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo; e
III.     Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras.
As ações do Projeto-piloto Qualifica Mulher contemplarão as seguintes iniciativas, sem prejuízo de outras ações cabíveis:
I)      Ofertar cursos de qualificação profissional em modalidade presencial ou a distância;
II)     Realizar oficinas de orientação profissional, educação financeira e empreendedorismo;
III)     Disponibilizar materiais informativos, em formato impresso ou eletrônico, com foco na formação e qualificação da mulher;
IV)     Promover campanhas e eventos de sensibilização e formação; e
V)      Incentivar a criação de rede de parceiros para apoio na inserção da mulher no mundo do trabalho.
Em 2020, foram investidos mais de R$ 19 milhões, beneficiando mais de 25,7 mil mulheres.

Para conhecer os cursos oferecidos e se candidatar para uma vaga, as inscrições estão abertas.

Acesse o link : https://evento.aliancaempreendedora.org.br/snpm-landing-page.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputada Tia Ju apresenta no Rio programa social “Qualifica Mulher”
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui