Deputado Léo Vieira quer regulamentar pipódromos no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pipa
Foto: Michael Parfit

Já ouviu falar de pipódromos? Não? São espaços públicos para a realização de eventos com pipas e o deputado estadual Léo Vieira (PRTB) quer regulamentá-los. O seu projeto de lei, inclusive, foi aprovado na ALERJ e já foi para a sanção do governador Wilson Witzel (PSC).

De acordo com o projeto, os pipódromos, instituídos pela Lei 5.610/09, deverão estar localizados em área restrita aos participantes e a uma distância mínima de mil metros de rodovias públicas e de redes elétricas, de forma que a prática de soltar pipa seja realizada com segurança para os praticantes e para a sociedade em geral. Os locais serão administrados por associações de pipeiros devidamente constituídas, legalizadas e reconhecidas pela Associação de Pipas Artísticas e Esportivas do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), cabendo ao Governo do Estado a autorização, fiscalização e manutenção da ordem.

A prática de soltar pipa com linha esportiva de competição (LEC) poderá ser utilizada, exclusivamente, nos pipódromos por pessoas maiores de idade e por menores com idade acima de 16 anos que estejam devidamente autorizados pelos pais e/ou responsável. As pessoas que utilizarem a linha esportiva deverão estar inscritas na Aperj e/ou na Associação Carioca de Pipas Esportivas (ACPE). A linha esportiva de competição deverá ter uma cor visível e consistir exclusivamente de algodão, com no máximo três fios entrançados, não superior a 0,5 milímetros de espessura, ser encerada, com adesivo contendo apenas gelatina de origem animal ou vegetal.

Hoje, a linha com cerol e a linha esportiva são criminalizadas, mas não há fiscalização nenhuma, então as pessoas continuam soltando pipa na vizinhança, perto de rodovias. O projeto vem pra resolver esse problema, para que as pessoas possam soltar pipa longe desses locais e sim nos pipódromos, que são esses espaços abertos com total segurança”, explicou o deputado Vieira.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputado Léo Vieira quer regulamentar pipódromos no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui