Deputado quer privatizar captação e tratamento de água da CEDAE

Deputado Estadual Anderson Moraes, justifica a privatização devido a nova crise da Geosmina e politização da CEDAE

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa do prédio-sede da Cedae, no Centro do Rio - Foto: Reprodução/Internet

O deputado Anderson Moraes (PSL) apresentou o Projeto de Lei 3620/2021 autorizando ao Governo do Estado a privatizar os serviços públicos de captação e tratamento de água prestados pela Companhia Estadual de Águas e Esgoto – CEDAE. Para quem está pesando que já tem autorização, o processo atual é apenas a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

No projeto, Moraes, também quer que seja incluída na privatização a despoluição dos mananciais de abastecimento do Estado do Rio de Janeiro. Afinal, como disse a deputada estadual Adriana Balthazar (NOVO), “Não estamos bebendo água, o que está disponível para o nosso consumo é esgoto.

Em sua justificativa, Anderson Moraes diz que após apenas um ano, a crise da geosmina se repete. E que “Diante deste cenário, de flagrante ineficiência na área de captação e tratamento de esgoto, recuperação econômica do Estado, ´politização” da estatal e diversas denúncias de contratações eivadas de vícios de legalidade e até indícios de desvio de recursos públicos, a privatização destes serviços, modelada num projeto de universalização dos serviços de água e esgoto e investimentos ambientais, demonstra-se salutar à solução definitiva deste grave problema, que além de atingir a saúde da população, causa enormes prejuízos ao consumidor, que paga por um serviço de péssima qualidade

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputado quer privatizar captação e tratamento de água da CEDAE
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. A CEDAE deve ser pública e os recursos que arrecada devem ser investidos nela mesma com o objetivo de sempre produzir água em abundância e de qualidade. Privatizar é entregar o patrimônio do povo do RJ, como certeza, esse deputado tem interesses que não são os de defender as nossas riquezas.

  2. O fornecimento de água e saneamento em muitos países da Europa passaram por reestatização, ou nunca foram privatizados.
    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-40379053
    No Brasil querem privatizar tudo…
    Por que será?
    Chega ser contraditório que, em alguns casos, quem participa e compra as nossas são estatais europeias, norte-americanas, asiáticas… veja no caso da exploração de óleo das bacias que a Petrobrás teve que abrir mais de explorar, sendo arrematados por estatal holandesa…

  3. Eu queria saber porque esse deputado não critica o serviço das empresas que foram privatizada, que tem vários problemas.
    Moro em campo grande, e estou aproximadamente 8 dias sem internet da oi.
    Ninguém fala a parte boa da Cedae, ela fornece água gratuita para várias comunidade.
    Deputado o senhor está mesmo preocupado com a população mais pobre?

  4. Engraçado, para a iniciativa privada ele que despoluir os rios que deságuam na captação do rio Guandu. Esse senhor esquece que o tratamento do esgoto em grande maioria pertence aos municípios. Por que não contrata um serviço somente para despoluir o sistema? Na sequência, veja se a água vai apresentar problemas. Atacar uma empresa lucrativa, com ótimos profissionais, está na moda. Essa é a grande politização que existe. Poupe-nos da falsa preocupação com a população do que recebe a água do Guandu.

  5. Coitado desse besta deputado…
    Privatizar por conta da má administração da companhia. Quando que isso é resultado de seus cargos com indicados políticos. Além de drenar os lucros ao invés de fazer os investimentos…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui