Deputado quer proibir Poder Público de comprar copos descartáveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Thiago Pampolha - Foto: Thiago Lontra

A administração pública estadual pode ser proibida de adquirir copos e recipientes descartáveis produzidos a partir de derivados do petróleo e celulose. É o que propõe o projeto de lei 1.425/16, do deputado Thiago Pampolha (PDT), que foi aprovado em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na quarta-feira (27/11). A medida precisa voltar ao Plenário da Casa para uma segunda votação.

Esse projeto tem o objetivo de contribuir para a diminuição de danos ao meio ambiente. São inúmeras as desvantagens geradas pela utilização dos descartáveis derivados do petróleo, como o seu tempo de decomposição que pode chegar a 400 anos. O copo descartável derivado de petróleo é o resíduo sólido urbano menos reciclado no mundo inteiro. Seu baixo custo de mercado desestimula as empresas e cooperativas de reciclagem, já que são necessários 250 copos para um retorno de R$ 0,20”, justificou o autor do projeto.

A proposição não se aplicará aos hospitais públicos estaduais que solicitem o uso de material descartável por motivos de higiene e saúde. Caso aprovada, a medida entrará em vigor após 180 dias de sua publicação no Diário Oficial.

Além do motivo ambiental, pode haver um impacto econômico, se os serventuários passassem a usar canecas, de cerâmica ou vidro, para suas bebidas. Ajudaria o meio-ambiente e as contas públicas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputado quer proibir Poder Público de comprar copos descartáveis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui