Deputados de direita e esquerda se unem em prol do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta terça-feira, 15/10, deputados do Rio de Janeiro se reuniram para garantir cerca de R$ 70 bilhões, ao longo dos próximos dez anos, aos cofres públicos do nosso estado. Os recursos estarão garantidos caso a Proposta de Emenda à Constituição 148/19, de autoria da deputada Clarissa Garotinho (PROS-RJ), seja aprovada no Congresso Nacional. O texto já está tramitando na Câmara.

Entre os deputados que estão agindo em prol da proposta estão Sargento Gurgel (PSL), David Miranda (Psol) e Benedita (PT).

“A bancada do Rio tem que estar unida em defesa da PEC da Reparação para que a gente consiga aprová-la e, assim, reparar uma injustiça histórica com o nosso estado”, disse Clarissa Garotinho.

Chamada de PEC da Reparação, a iniciativa prevê que metade dos recursos pagos ao Distrito Federal venham para o Rio de Janeiro, anualmente, por meio do Fundo Constitucional de Brasília (FCDF). Seria uma forma de indenização pelos danos gerados após o Rio ter perdido a condição de capital do país, na década de 1960, e a fusão entre a Guanabara e o antigo Estado do Rio de Janeiro.

Advertisement

“A transferência da capital foi feita sem colocar em ação qualquer plano de compensações para o Rio, acionando uma bomba-relógio. Tivemos que driblar muitos problemas econômicos que se arrastam até hoje, e inúmeros historiadores, de várias partes do Brasil, atribuem nossos problemas estruturais a esses fatos históricos”, afirma Clarissa.

A PEC reuniu 44 assinaturas dos deputados do Rio e 305 do país todo, bem acima das 171 necessárias. Agora, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que fará o exame de admissibilidade. Se aprovada, será debatida e votada em comissão especial e, em seguida, no plenário da Câmara.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputados de direita e esquerda se unem em prol do Rio de Janeiro
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui