Deputados de esquerda e direita divergem quanto à realização de operações policiais durante isolamento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Leonardo Wen

No último dia 8 de maio, a deputada do Psol Dani Monteiro apresentou um projeto de lei que determina a suspensão de operações policiais nas comunidades e periferias do Estado do Rio de Janeiro dominadas pelo tráfico durante o período de isolamento social, causado pela pandemia do Coronavírus.

A proposta gerou polêmica entre os parlamentares e deu início a um intenso debate nos bastidores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em resposta à Dani Monteiro, o também deputado Rodrigo Amorim (PSL) apresentou nesta semana um projeto que sugere justamente o contrário. O político defende que as operações policiais sigam ocorrendo em áreas comandadas por criminosos, enquanto durar o confinamento em função da doença.

No texto, Amorim alega que a segurança pública não pode ficar à mercê de atividades criminosas, utilizando-se a pandemia da Covid-19 como justificativa. Em nota enviada ao DIÁRIO DO RIO, o deputado fez duras críticas a proposta da parlamentar do Psol.

Que um projeto para proibir a PM de entrar nas comunidades é uma insanidade completa a gente já sabe. Agora, à luz dos fatos, o projeto fica pior ainda: coloquem-se no lugar do trabalhador agredido ou roubado na favela, na mulher espancada pelo marido, na criança que precisa de algum socorro, quando se derem conta de que o PSOL proíbe a entrada da PM na comunidade? Na hora de pensar nos seus clientes preferenciais, ou seja, os traficantes – que posam com certo deputado em uma foto famosa – acho que eles deveriam pensar um pouco no povo trabalhador também. Por isso protocolei projeto estabelecendo a continuidade das operações e garantindo o cumprimento das leis que versam sobre excludentes de ilicitudes para todos os nossos guerreiros”, diz o deputado.

Advertisement

Para a deputada Dani Monteiro, a manutenção das operações policiais neste momento coloca em risco não só os moradores que vivem nas comunidades, mas como os próprios agentes de segurança.

É necessário esclarecer o que nós pretendemos. Queremos que as forças policiais sejam empregadas para garantir o cumprimento das medidas de isolamento e bloqueio total. A realização de operações complexas, previamente planejadas, com o emprego de um grande número de policiais, nesse momento deveras específico de pico da pandemia é extremamente temerário. Não apenas pela já bem conhecida ineficiência e letalidade (policial e da população) de tais operações, como pelo próprio risco de contágio aos policiais e à população. Se é para ter bloqueio total, que o Estado viabilize que esse bloqueio seja efetivo, nisso, todos os esforços, sobretudo das forças de segurança, devem ser concentrados em garantir isso, sob pena de um grande fracasso“, explica a deputada

Ambos os projetos devem entrar em votação nos próximos dias.

E para você, qual a medida em relação a segurança pública e ao Coronavírus deve ser considerada?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputados de esquerda e direita divergem quanto à realização de operações policiais durante isolamento
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui