Deputados do Rio protocolam pedido de impeachment contra Witzel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Wilson Witzel

Dois deputados estaduais do Rio que integram posições diferentes no espectro político – mas convergem na oposição ao governador Wilson Witzel – protocolaram na manhã desta quarta-feira (27/05) pedidos de impeachment contra o chefe do estado. Os documentos tem como base as denúncias de corrupção na Saúde em meio à pandemia de Coronavírus, que resultaram na Operação Placebo da Polícia Federal contra o governador nesta terça-feira (26/015).

Um dos pedidos foi apresentado pelo tucano Luiz Paulo (PSDB). Ele assina o texto em parceria com a deputada Lucinha, do mesmo partido. Ambos são críticos ao atual diretório do partido no Rio, comandado pelo empresário Paulo Marinho e próximo a Witzel.

O documento cita como crime de responsabilidade o mau uso do dinheiro público, que configuraria improbidade administrativa. “O fundamento está na própria exposição de motivos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Estão listados indícios muito robustos de que o governador está envolvido em crimes contra o erário público estadual, e quem diz isso é o ministro Benedito Gonçalves, do STJ, e o Ministério Público Federal“, aponta Luiz Paulo.

Na justificativa para a abertura do processo, os parlamentares dizem ainda que “gostariam” que o governador tivesse condições de finalizar seu mandato. “No entanto, a situação se revela alarmante, com a existência de corrupção governamental em pleno período de pandemia, crime que poderia ser considerado como hediondo.

Advertisement

Outro pedido vem de uma oposição que, durante a eleição e no início do governo, era aliada de Witzel: os bolsonaristas. Atualmente no Republicanos, o ex-líder do PSL na Casa Dr. Serginho afirma que os fatos apontados pelo Ministério Público são gravíssimos e exigem o afastamento do governador.

O governador não possui condições morais e políticas para permanecer à frente do Executivo“, diz Serginho, autor do pedido.

Cabe, agora, ao presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), autorizar, ou não, a abertura de um eventual processo de impeachment.

Witzel foi alvo nesta terça de mandado de busca e apreensão no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, e no imóvel em que morava antes de assumir o Executivo. Foram levados três celulares e três computadores. O escritório de advocacia da primeira-dama, Helena Witzel, também foi alvo de investigação pela Polícia Federal.

As informações são do portal Terra.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputados do Rio protocolam pedido de impeachment contra Witzel
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui