Deputados estaduais aceleram tramitação de projetos de segurança na Alerj

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) fará um esforço concentrado para avançar em projetos de segurança pública em 2025, priorizando propostas voltadas à atuação policial e monitoramento urbano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) inicia 2025 com um esforço concentrado para acelerar a tramitação de projetos voltados à segurança pública. O tema, que dominou os embates políticos desde a campanha eleitoral de 2024, será prioridade da base do governador Cláudio Castro (PL), que busca consolidar avanços na área e neutralizar discursos da oposição, liderada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD). As informações são de Berenice Seara/Tempo Real.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado Rodrigo Amorim (União), já iniciou o levantamento das propostas sobre segurança protocoladas e ainda não analisadas. A meta é dar andamento a todas elas ainda no primeiro semestre.

Entre os projetos prioritários está a concessão de gratificação para servidores da segurança pública que atuarem fora de serviço na prevenção de crimes ou prisão de criminosos em flagrante. A medida foi apresentada em textos idênticos pelo deputado licenciado Anderson Moraes (PL) e pelo primeiro secretário da Alerj, Rosenverg Reis (MDB).

Rosenverg também é autor de outras três propostas que aguardam análise:

  • A criação do Batalhão da Carga Segura, uma unidade da Polícia Militar especializada no combate ao roubo de cargas;
  • A permissão para que o governo do estado firme parcerias com shopping centers e centros comerciais para reforçar o policiamento nos arredores desses estabelecimentos;
  • A criação do Centro Integrado de Comando e Controle das Praias e Orlas, para monitoramento de segurança nas áreas litorâneas.

Outros projetos tratam da mobilidade e do apoio a agentes de segurança. O ex-deputado e atual prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella (União), propôs prioridade no atendimento a policiais e bombeiros nos postos do Detran. Já o presidente da CCJ, Rodrigo Amorim, quer instituir isenção tributária para a compra de veículos blindados por agentes de segurança.

Outra iniciativa de Amorim prevê a criação da Contribuição Especial de Segurança Pública para Grandes Eventos, que busca financiar os gastos adicionais do estado com segurança durante shows e festividades. No mesmo sentido, o deputado Luiz Paulo (PSD) apresentou o programa “Ônibus Seguro”, que propõe convênios entre o estado, prefeituras da Região Metropolitana e o setor de transportes para a contratação de policiais e guardas municipais, em dias de folga, via Regime Adicional de Serviço (RAS), para reforçar a segurança no transporte público.

Duas outras propostas buscam aprimorar a organização dos dados sobre criminalidade e ampliar a sensação de segurança. Marcelo Dino (União) propôs um Sistema Integrado de Dados sobre Roubos e Furtos de Celulares, enquanto Giovani Ratinho (SDD) defendeu a instalação de totens de monitoramento digital com câmeras e botões de emergência em locais de grande circulação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputados estaduais aceleram tramitação de projetos de segurança na Alerj

1 COMENTÁRIO

  1. Regulamentar Escala de serviço oferecendo dignidade da pessoa humana aos policiais 12×24/12×72, 24×72 e excluir o 12×24/12×48 ou inferior não quer, por que?

    Acabar com os serviços extras compulsórios.

    Regulamentar que escalas de serviço sejam criadas com 30 dias de antecedência.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui