Deputados Estaduais do Rio assumem hoje na ALERJ

1 de fevereiro de 2007 10 Por Quintino Gomes Freire
Compartilhe

A mídia brasileira, em geral, tem apenas o costume de dar destaque as questões nacionais, e deixa de lado o local. Além da posse dos deputados federais e senadores em Brasí­lia, hoje também assume os deputado estaduais na ALERJ, sede do Poder Legislativo. Serão 70 deputados tomando posse, o PMDB terá 17 cadeiras. PFL, PSDB e PT terão 6. O PDT e o PSC, 5 cadeiras. O PSB terá 3 cadeiras. PL, PP, PPS PHS, PMN e PAN vão ter 2. O restante dos partidos, PTB, PRB, PCdoB, PV, P-SOL, PTC, Prona, PTdoB, PSDC e PSL , 1 cadeira cada.

Você pode conhecer os eleitos clicando aqui.

deputados-partido-alerj.jpg

Cabe a ALERJ, conforme atribui a Constituição Estadual do Rio de Janeiro, legislar sobre os tributos estaduais, julgar anualmente as contas do Governador (esse atributo, inclusive é usado para criticar Sergio Cabral, que foi presidente da Casa, e hoje aparenta desconhecer os problemas e as contas do Governo Garotinho). Outras atribuições, podem ser encontradas aqui.

Os deputados recebem R$ 9.540 por mês, além de benefícios, como vale-combustí­vel, auxí­lio-moradia, dinheiro para pagamento dos funcionários dos gabinetes, que podem chegar a R$ 109 mil, todos os meses. Quem paga a conta é o povo através de impostos.

A sede do Poder Legislativo do Rio de Janeiro, é o Palácio Tiradentes, que já foi sede do Congresso Nacional entre 1926 e 1960. Foi construí­do no terreno ocupado pela “Cadeia Velha”, que abrigara os presos do perí­odo colonial, e tem esse nome hoje porque foi ali que ficou preso Tiradentes antes de ser levado à forca.

Em estilo eclético, a fachada é revestida por concreto armado. Destaca-se a cúpula, adornada com esculturas alegóricas representando a Independência e a República. Por dentro, a cúpula, ornamentada com pinturas de autoria do artista brasileiro Rodolfo Chambelland, ostenta um vitral pintado como o céu da noite de 15 de novembro de 1889. Se quiser conhecer mais do Palácio Tiradentes, clique aqui.

Diretor de mídias sociais na Agência B5, palestrante, publicitário, Defensor do Carioca Way of Life e Embaixador do Rio. Começou o Diário do Rio em 2007 e está a frente dele até hoje o levando ser um dos principais portais sobre o Rio de Janeiro.


Compartilhe