Deputados propõem suspensão temporária do ano letivo nas escolas estaduais enquanto durar pandemia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Waldeck Carneiro. Crédito: ASCOM Waldeck

Após audiência pública das comissões de Ciência e Tecnologia e de Educação da Alerj, realizada virtualmente hoje (31/03), o deputado Waldeck Carneiro (PT), presidente da CCT, propôs a suspensão do ano letivo de 2020 nas escolas estaduais do Rio de Janeiro, enquanto durar a pandemia. O deputado protocolou, na Mesa Diretora da Alerj, juntamente com Flavio Serafini (PSol), um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a suspender o ano letivo de 2020 nas escolas estaduais vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e às fundações ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), como FAETEC e Fund. CECIERJ, enquanto vigorar o estado de calamidade pública, oficialmente reconhecido pelo Decreto nº 46.984, de 20 de março de 2020.

“Mesmo com a suspensão, o PL autoriza o Poder Executivo a disponibilizar conteúdos didático-pedagógicos e propostas de atividades, por meio de plataformas ou portais virtuais, a fim de minimizar o impacto da suspensão do ano letivo na formação dos estudantes”, explicou Waldeck.

Além disso, de acordo com o projeto, durante o período de suspensão do ano letivo de 2020, o Governo do Estado implementará ações para garantir a segurança alimentar de estudantes de escolas estaduais, hoje privados do direito à merenda escolar devido à adoção das necessárias medidas de isolamento social. Sobre o calendário escolar, Waldeck afirmou que “o calendário de reposição das aulas para assegurar a integralização da carga horária e dos dias letivos nas escolas estaduais deverá ser definido pelo Conselho Estadual de Educação, ouvidas as secretarias estaduais e as entidades representativas da comunidade escolar”.

Pela proposta, o calendário de reposição de aulas observará a legislação educacional em vigor, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), bem como atos normativos editados pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em especial o Parecer CNE/CEB nº 19, de 02 de setembro de 2009, que disciplina a reposição de aulas suspensas em função de intercorrências graves.

Advertisement

Segundo Waldeck Carneiro, a Seeduc vem anunciando medidas sem lastro formal em atos oficiais que as embasem. O parlamentar lembrou que as decisões da Seeduc em relação à organização do trabalho pedagógico devem ser tomadas em diálogo com a comunidade escolar e submetidas ao Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão normativo do Sistema de Ensino do Estado do RJ. “Por exemplo, a possibilidade de aproveitamento das atividades virtuais, como dias letivos, conforme mencionado pelo Secretário, é um assunto muito complexo e não tem como ser antecipado agora. A pandemia e as medidas excepcionais que ela suscita não podem ser pretexto para improvisação ou arremedo na educação de nossos estudantes.” E acrescentou:

“A Seeduc precisa garantir mecanismos para enfrentar a exclusão digital dos estudantes e dos profissionais da educação. A quantidade de alunos da rede pública que não tem acesso a computador em casa ou ao universo virtual ainda é muito grande. O emprego de plataformas digitais não pode significar o aprofundamento das desigualdades que já se manifestam no aparelho escolar.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputados propõem suspensão temporária do ano letivo nas escolas estaduais enquanto durar pandemia
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Para comentar este tópico é preciso ser educador. Para tomar uma decisão tão importante como essa, é necessário ter comunicação com representantes do SEPE, diretores, alunos e responsáveis, além de outros trabalhadores envolvidos com a educação. Dito isto, boa sorte aos envolvidos e sim, há sempre uma forma de estudar !!!

  2. Primeiro gostaria de saber se os filhos de Vossas Senhorias estudam em escolas públicas?
    Agora pergunto se esse fosse o caso e vendo que seus filhos poderiam dar continuidade ao estudo e não pudesse em função dos outros vocês aceitariam tranquilamente que seus filhos perdessem o ano letivo ?
    Agora digo que tudo nesta vida principalmente na vida do pobre é com sacrifício, posso garantir com absoluta certeza que para quem realmente deseja estudar não faltará pelo menos um celular para poder estudar.
    Agora, o que me parece é que existe uns poucos querendo ficar à toa empunhando a bandeira do politicamente correto em uma sociedade já tão desigual que mais uma vez continuará beneficiando os que tem maiores condições e estudam em escolas particulares, terminarão seus anos letivos e seguirão adiante.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui