Deputados votam projeto que assegura manifestações de torcedores em estádios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) irá votar em primeira discussão, nesta quarta-feira (11/12), o projeto de lei 987/19, que assegura a manifestação dos torcedores durante eventos esportivos e proíbe a censura prévia por agentes de segurança públicos ou privados. A medida é dos deputados André Ceciliano (PT), Carlos Minc (PSB) e Zeidan Lula (PT).

A proposta, que altera a Lei 6.615/13, assegura a manifestação de integrantes de torcidas organizadas e torcedores em geral por meio de camisas, faixas, cartazes, bonés, bandeiras.

No entanto, vale ressaltar que a proposta não isenta torcedores por mensagens homofóbicas, racistas e de intolerância religiosa.Em caso de descumprimento, os infratores estarão sujeitos à advertência seguida de multa de R$ 150 por cada censura praticada. Em caso de reincidência, a multa poderá chegar a R$1.026 por cada ato de censura.

No último domingo (8/12), uma torcedora do Botafogo teve sua faixa com os dizeres “Botafogo Antifascismo” apreendida pela polícia, na partida entre o alvinegro carioca e o Ceará, no Estádio Nilton Santos.

Advertisement
Botafogo anti Deputados votam projeto que assegura manifestações de torcedores em estádios
Torcedora do Botafogo tendo sua faixa confiscada pela polícia/ Foto: Reprodução Internet

Em nota, a Polícia Militar informou que segue o Estatuto do Torcedor, que diz que “faixas e bandeiras nos estádios são apenas para manifestação festiva e amigável”.

O comunicado segue, informando que “não será autorizada a permanência no local de qualquer material que faça referência a ideologia que não diga respeito ao futebol“.

A PM ressaltou ainda que “o poder público é responsável pela prevenção da violência, e que o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe) deve autorizar previamente a entrada de todas as faixas no estádio“, conclui o texto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputados votam projeto que assegura manifestações de torcedores em estádios
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui