Derrota para Ceciliano, STF proíbe reeleições sucessivas na Alerj

Decisão de Luiz Roberto Barroso pretende evitar sucessões eternas dos presidentes da Alerj, mas é uma derrota para André Ceciliano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Octacilio Barbosa

Você sabia que desde 1995 o Rio de Janeiro só elegeu 4 presidentes da Alerj, sendo que 3 deles foram presos: Sergio Cabral (MDB), 1995 – 2003, Jorge Picciani (MDB), 2003-2011 e 2015-2017, Paulo Melo (MDB), 2011-2015 e, finalmente, o atual, André Ceciliano (PT), 2017-2023. E vale ressaltar, Ceciliano só é presidente porque Picciani foi preso durante seu mandato em 2017, muito provavelmente, se não fosse isso, ele continuaria presidindo a Alerj até hoje.

E para azar do Ceciliano, em 2023 ele não poderá tentar uma reeleição praticamente certa. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, deferiu, nesta terça-feira, 13/4, pedido de liminar da Procuradoria Geral da República suspendendo a reeleição sucessiva os membros da mesa diretora da Alerj. A PGR alega que sucessivas reconduções representam uma afronta à Constituição, que proíbe a nível federal a reeleição de presidentes da Câmara e do Senado em uma mesma legislatura.

A liminar não afeta a atual mesa diretora, porque essa é a primeira reeleição de André Ceciliano, “A situação atual da ALERJ, portanto, não conflita com o entendimento jurídico ora firmado”, disse o ministro. O que pode gerar um certo conflito, já que em 2022 tem nova eleição, então uma nova legislatura, e, nestes casos, é permitido aos presidentes da Câmara e do Senado, tentarem a reeleição nestes casos.

Para Barroso, “admitir que os Estados possam permitir a reeleição dos dirigentes do Poder Legislativo estadual não significa – e nem pode significar – uma autorização para reconduções sucessivas ad aeternum. A perpetuação dos presidentes das Assembleias Legislativas estaduais na direção da administração dessas casas é incompatível com os princípios republicano e democrático, que exigem a alternância de poder e a temporariedade desse tipo de mandato”.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Derrota para Ceciliano, STF proíbe reeleições sucessivas na Alerj
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui