Desemprego é a principal causa da inadimplência no comércio do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O desemprego ainda é a principal causa da inadimplência no comércio carioca, com índice de 55,7%, segundo o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que ouviu 500 consumidores. O costume de emprestar o nome a terceiro vem em segundo (20%), furto ou extravio de documento (14,3%), descontrole nos gastos (11,4%) e queda da renda (5,7%).

“O comércio é o setor que mais sofre principalmente as lojas de eletrodomésticos que vendem com prazos mais longos. Os principais instrumentos de pagamento que levaram os consumidores à lista do Serviço Central de Proteção ao Crédito foram o cartão de lojas (51,4%), carnês de crediário (24,3%), cartão de crédito (21,4%) e cheques pré-datados (10%)”, afirma o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves.

Dos entrevistados, 51,4% são mulheres, 22,2% trabalhavam no comércio, 36,1% têm entre 21 e 40 anos, 44,4% têm renda familiar de R$ 1 mil e R$ 2,1 mil, 72,2% tiveram o nome incluído no cadastro por dívida junto ao comércio, e 58,3% pela compra de roupas e calçados.

“O desemprego continua sendo apontado como a principal causa da inadimplência dos entrevistados, seguido pelo hábito de emprestar o nome. A novidade é que mais de 40% acreditam na melhoria da condição financeira este ano e que pretendem fazer novas compras”, completou Aldo.

Advertisement

Além disso, 27,8% pretendem quitar o débito usando recursos do próprio salário, 41,7% estão otimistas em relação à melhoria da sua situação financeira em 2019 e 33,3% pretendem fazer novas compras assim que quitarem seus débitos. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Desemprego é a principal causa da inadimplência no comércio do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui