Um painel com a pintura da cidade de Jerusalém, no Estado de Israel, foi encontrado durante uma operação realizada na favela do Rebu, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O desenho foi identificado por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), durante a ação que aconteceu na manhã desta quinta-feira (1), no âmbito da Operação Barreira Negra, deflagrada para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contra grupos criminosos atuantes em favelas, como: Coreia, Rebu, Sapo, Vila Aliança, e Cavalo de Aço. As informações são do jornal O Globo.
A imagem é uma clara referência ao Complexo de Israel, criado pelo traficante protestante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão. No desenho é possível ver a bandeira do Estado de Israel, um leão, soldados armados e uma bandeira da Coreia do Sul, também uma referência à outra favela: a Coreia, localidade dominada pela quadrilha do traficante José Rodrigo Gonçalves Silva, o Sabão. A mesquita Cúpula da Rocha, um dos lugares mais sagrados do Islã, aparece na imagem “envolvida” por faixa com a frase “Melhor Gestão 31”, uma referência ao traficante Sabão. O painel está numa área de lazer que seria do criminoso. Segundo os agentes policiais, também foi encontrado outro desenho da bandeira de Israel no muro de uma casa, com piscina e churrasqueira.
Barricadas em chamas foram instaladas nas ruas para que a polícia tivesse dificuldade para acessar a região, durante a ação policial. Na semana passada, quatro pessoas já haviam sido presas, no âmbito Operação Barreira Negra. Nesta quinta-feira, 3 pessoas foram detidas.
As investigações realizadas pela DRFA duraram 2 anos e levantaram à complexa rede de crimes cometidos pelos marginais atuantes na Zona Oeste. Tráfico e associação ao tráfico; roubo, receptação e adulteração de veículos são alguns dos delitos praticados pelos criminosos que atuam na região. Durante a ação policial desta quinta-feira, mais de 30 veículos roubados foram recuperados. A polícia também teria encontrado, na favela do Taquaral, em Senador Camará, também na Zona Oeste, animais silvestres, entre eles um tucano.
A ação foi liderada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e realizada em parceria com a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), o Departamento de Polícia da Capital (DGPC) e o Departamento de Polícia da Baixada (DGPB).