As cinco noites de desfiles das escolas de samba contarão com recursos de iluminação cênica, especialmente elaborados pela RioLuz para o Sambódromo. O show de luzes foi criado para potencializar as apresentações das agremiações, transformando a passarela em um verdadeiro palco de emoções e cores.
Coordenado por uma equipe especializada, o espetáculo de luzes tem todo o seu sistema operacional ativado na sala de controle no setor 10 do Sambódromo.
O sistema, inclui equipamentos de programação em 3D, 570 refletores, 510 deles direcionados à pista, além de três moving lights e três refletores RGBW posicionados sobre as arquibancadas. Tudo o que há de mais moderno em tecnologia, incluindo 24 quilômetros de fibra óptica e 14 câmeras de monitoramento de última geração.
As proximidades do Sambódromo serão monitoradas por 100 câmeras posicionadas entre a Avenida Francisco Bicalho e a Central do Brasil, para reforçar a segurança e a gestão da iluminação. A concentração e dispersão também serão monitoradas, beneficiando quem passa pelo Viaduto 31 de Março, a Central do Brasil e estações de metrô.
O evento contará ainda com uma equipe de 80 pessoas distribuídas em seis grupos de caminhões cesto-aéreo prontos para realizar qualquer atendimento imediato.
Para facilitar a passagem dos carros alegóricos rumo à Marquês de Sapucaí, a RioLuz está removendo a fiação inutilizada dos postes ao longo do trajeto entre a Cidade do Samba e a Sapucaí.
Além do Sambódromo, a RioLuz também reforçará a sua atuação em outros pontos estratégicos durante a festa.
Na Intendente Magalhães foi realizada a manutenção preventiva da via e o reforço da iluminação, por meio da instalação de 104 novos projetores. Com a a Operação Caça Fios, a empresa percorreu toda a avenida para garantir maior organização e segurança elétrica.
Durante os desfiles, 10 plantonistas da RioLuz atenderão eventuais demandas. Na Rua Dias da Cruz, no Méier, foram instalados 15 novos projetores e retirados fios inutilizados.
O Terreirão do Samba também teve a sua iluminação revitalizada pela RioLuz, para proporcionar mais segurança e visibilidade ao público.
Quinze colaboradores da empresa estarão disponíveis para suporte técnico durante as apresentações. A RioLuz fornece energia para o palco principal nos dias de evento.
Para os blocos de rua, a RioLuz reforçou a iluminação nos locais de grande circulação, como a Avenida Chile e a Cinelândia.
Além disso, a empresa fornece pontos de energia para palcos, postos médicos e Corpo de Bombeiros, para otimizar a logística dos blocos.