Palácio de Cristal - Petrópolis / O Palácio foi presente do Conde D'Eu à sua esposa, a Princesa Isabel. É uma das principais atrações da cidade imperial.

No início deste mês, a Secretaria de Estado de Turismo lançou a campanha “Férias RJ”, voltada para a promoção de destinos do Rio de Janeiro nas férias de julho. E o inverno proporcionou o aumento da ocupação hoteleira nos destinos mais frios do Rio de Janeiro.

De acordo com um levantamento da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), nos fins de semana de julho a ocupação hoteleira chegou a 75% em municípios como Petrópolis, na região turística de Serra Verde Imperial, e Conservatória, distrito de Valença, no Vale do Café.

Outras cidades também se destacaram, como, por exemplo, Vassouras, na região turística Vale do Café, que registrou 70%; Itatiaia, em Agulhas Negras, com 55%; e Teresópolis e Nova Friburgo, na Serra Verde Imperial, que marcaram, respectivamente, 50% e 37,5% de ocupação. Além disso, houve um aumento na média geral, que estava na casa dos 35% em junho e passou para 60,4% em julho.

Para a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), os números só reforçam que a busca pelo interior do Estado é tendência, uma vez que, durante o cenário de pandemia, os registros de aumento na ocupação hoteleira têm sido frequentes. Com a restrição de viagens, os turistas têm procurado destinos próximos, que sigam os protocolos do Turismo Consciente RJ.

O secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Setur-RJ, de apoio e auxílio aos municípios, para prepará-los para o cenário da retomada gradual das atividades do setor.

Estamos trabalhando para fortalecer o interior do Estado como destino turístico, preparando os municípios por meio de capacitações e com diálogo direto, para entender e saber suas demandas. Nosso foco é preparar o Estado para a retomada e ver municípios como Petrópolis chegando a 75% de ocupação hoteleira é a certeza de que estamos no caminho certo. Estamos alinhando, junto com as secretarias municipais, um trabalho de conscientização dos protocolos de segurança e acreditamos que o Rio está preparado para receber os turistas com a garantia de cumprimento dos protocolos sanitários“, disse.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Paulo Michel, destacou a importância de fomentar o turismo através de projetos como o Férias RJ: “o estado do Rio tem muitas belezas a serem exploradas ao longo de todo o ano. Ações como o Férias RJ, assim como nosso programa de capacitação de operadores de viagens, ProCap, são fundamentais para fomentar o turismo no interior e acelerar a retomada do setor. Sempre alinhada com toda a segurança que o momento exige“.

O DIÁRIO DO RIO preparou uma lista com 10 destinos para aproveitar o inverno no Rio de Janeiro, então preparem os casacos e confira aqui.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui