Desvende os mitos do consórcio

Entenda o bê-á-bá dessa modalidade de investimento em grupo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Você está no grupo daqueles que pensam em comprar um bem de alto valor, como carro ou casa, ou mesmo, para um serviço, como viagens, estudo, festas, cirurgia? O consórcio é uma modalidade de investimento muito segura e facilitada para que você realize seu sonho.

Essa modalidade funciona como uma compra colaborativa em que um grupo de pessoas, com os mesmos desejos e objetivos, reúnem-se para comprar realizar seus sonhos, o que garante uma baita vantagem: comprar o bem à vista.

Ainda que seja um tipo de investimento já consolidado no mercado, há uma diversidade de mitos que confundem e podem deixar o consumidor com receio de contratá-lo e investir. Exatamente por isso, separamos alguns deles para mostrar que não passam de mito.

Mito 1 – Juros embutidos

Advertisement

Opa! Uma das grandes vantagens do consórcio é ter um sistema diferente do financiamento, porque se trata de uma modalidade de investimento sem juros, sem sustos e com parcelas baratas que cabem no seu bolso.

Mas isso não quer dizer que você pagará apenas o valor do plano escolhido. A conta é bem simples: o valor do crédito do bem, escolhido e definido em contrato, é dividido pelo tempo que escolher investir, mais a taxa de administração, diluída, mensalmente, entre as parcelas, mais o fundo de reserva. A taxa e o fundo de reserva te asseguram contra imprevistos, garante a saúde financeira do grupo e o poder de compra.

Quer mais vantagem? As parcelas do consórcio de carro e consórcio de imóveis são reajustadas, anualmente, pelo INCC ou IPCA, conforme o valor do bem. Essa é a garantia de que seu investimento não desvaloriza e o poder de compra da carta de crédito será mantido do começo ao fim do consórcio.

Mito 2 – Demora para entregar o bem

O sistema de compra colaborativa garante que todos os participantes serão contemplados. Tanto que, nessa modalidade, a matemática acontece através dos sorteios, em que os consorciados, com o pagamento das parcelas em dia, têm a mesma chance de serem sorteados e receberem a carta de crédito. Tanto que até o fim do grupo, todos os membros serão contemplados. Sem contar o poder de barganha de adquirir seu bem à vista.

No caso de quem não quer contar apenas com a boa matemática, pode ofertar um lance para acelerar a contemplação. Este funciona como um leilão: o maior leva. É bem simples: quem oferece mais dinheiro leva a carta de crédito.

Mito 3 – Se cancelar meu consórcio, perco meu dinheiro

Imprevistos acontecem, mas se você precisa cancelar, vale dizer que sua cota continua participando dos sorteios mensais e quando for sorteada, em vez de receber o bem contratado, você receberá o valor investido, descontadas as taxas previstas em contrato.

Mito 4 – Para entrar no consórcio, preciso dar uma entrada

Olha só! Uma vantagem indiscutível do consórcio é ter a tranquilidade de não pagar uma quantia expressiva de entrada, como acontece nos financiamentos. Além de não ter oscilação da carga de juros nas parcelas.

Vale reforçar: o consórcio é uma modalidade de investimento muito vantajosa, barata e segura para quem sonha com casa própria, por exemplo, sem parcelas intermediárias, carro, máquina agrícola e serviços dos mais diversos. Nesse caso, o participante deve se comprometer com o pagamento das parcelas e, dessa forma, participar dos sorteios e lances.

Mito 5 – Não posso usar FGTS no consórcio

A casa própria faz parte do sonhos de muitos brasileiros. E o consórcio oferece, ainda, a oportunidade de poder contar com o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Sem dúvida, essa é uma coringa para quitar o saldo devedor do valor do consórcio, para ofertar um lance. Lembrando que só vale o FGTS do próprio consorciado.

Mito 6 – Consórcio não é uma modalidade de investimento confiável

Opa! Olha lá outra lenda urbana. O consórcio é uma modalidade muito segura para quem se planeja e tem um perfil de poupador.

Por ser um tipo de investimento de compra programada sem juros, sem sustos e sem entrada, mais de 8 milhões de brasileiros já realizaram seu sonho. Esses são dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Vai sem medo mesmo e invista no seu sonho. Afinal, agora é a sua vez de materializar a lista de desejos e sonhos com um consórcio.

Há mais de 30 anos no mercado de consórcio, a Embracon é uma das maiores administradoras de consórcio do País. Investe constantemente em pesquisa, tecnologia e inovação.

Tem, no consórcio, o centro de suas operações, exatamente por esse motivo, promove treinamento contínuo para todo o seu time, de maneira a oferecer serviços especializados na gestão de grupos de consorciados, formados por pessoa física e jurídica.

A Embracon é a administradora de consórcios com maior índice de contemplação por grupo, maior variação de planos e melhor taxa de mercado.

Leia mais: Conheça a Embracon e simule seu consórcio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Desvende os mitos do consórcio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui