Foto: Reprodução

O Detran-RJ ampliou o prazo para licenciamento 2021 de veículos. Em função da pandemia, diversos prazos foram ampliados, e o primeiro final de placa para o licenciamento 2021 vence somente no fim de setembro. Com isso, os motoristas não precisam se apressar para regularização.

O calendário foi dividido em quatro datas. Veja na tabela abaixo:

– Final de placa 1 a 2 => Até 30/09/2021

– Final de placa 3, 4 e 5 => Até 31/10/2021

– Final de placa 6, 7 e 8 => Até 30/11/2021

– Final de placa 9 e 0 => Até 31/12/2021

Em relação a regularização de documentos referentes ao ano de 2020, o prazo vai somente até abril. De acordo com o calendário abaixo.

– Final de placa 0, 1 e 2 => Até 27/02/2021

– Final de placa 3, 4, 5 e 6 => Até 31/03/2021

– Final de placa 7, 8 e 9 => Até 30/04/2021

Neste ano, o serviço de licenciamento é 100% digital. Para realizar o procedimento é preciso pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), no valor de R$ 219,37, obtida através do site do Detran ou do Bradesco.

O pagamento do Seguro DPVAT ainda é exigido para o licenciamento anual de 2020. Após determinação do governo federal, a taxa DPVAT não será cobrada para o licenciamento de 2021.Após a compensação das taxas, o usuário estará apto para usar o documento digital, chamado de CRLVe.

O acesso ao documento pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou pelo site do Denatran. O primeiro passo é se registrar, pelo próprio aplicativo, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o território nacional. A atualização do documento é automática e demora cerca de dez dias úteis após o pagamento da GRT.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

48 COMENTÁRIOS

  1. Estranho muito em ver a PRF multa um carro, dizendo que e acesso a acostamento em um lugar que nunca passei e nem conheço , nunca passei nesse tal acostamento, e no dia da tal multa eu estava com m eu carro parado em casa, pois estava recentemente operado e não podia dirigir e para completar a dita multa não vem o nome e nem, assinatura do Policial que Multou, para mim isso é um Roubo, como eu assim fazem com muitos outros carros, isso ja vai fazer dois anos, e agora que estão me cobrando, e um valor absurdo, R$ 880,00 ( Oitocentos e oitenta reais ) isso foi uma maldade do Policial que não colocou o nome dele e n em assinou a multa.

  2. Paguei o GRt . Fiz a homologação. Como o detran me informou a fazer e nada até agora . Que demora é essa pra atualizar?????
    Meu carro e alugado pro uber . Uber está exigindo o 2021 o prazo foi até ontem dia 27/02/2021??????????

  3. Não entendo o que possa ter ocorrido , para MINHA surpresa fui este ano imprimir a guia para pagar o licenciamento IPVA desse ano 2021, fiquei sabendo que consta em aberto o ano de 2018, como se eu tenho o documento de 2018???
    O que pode ter acontecido para continuar constando débito referente ao ano de 2018.

  4. O Estado do Rio de Janeiro está claramente ferindo o Código de Defesa do Consumidor. Paguei a GRT (Guia de Recolhimento de Taxas) para ter o CRV do meu veículo por dois anos seguidos, mas não consigo receber o produto (documento atualizado). Aonde está o Ministério Público ?? Paguei e quero o produto pelo qual paguei !! Se eu deixasse de pagar qualquer imposto, taxa ou similar, me jogariam na Dívida Ativa ! Cambada de pseudo gestores !!

  5. Eu venho aqui deixa minha insatisfação, já paguei todos os documentos no sistema 2020 E 2021 já tem 32 dias é até o momento o documento não tá liberado , ligo pro Detran rj eles falam que o sistema tá sendo atualizado aos poucos sendo que trabalho com o carro e a empresa que presta serviços não permite que eu trabalhe assim , resumindo 2 meses sem trabalhar , já mandei email pra ouvidoria do Detran é zero de retorno .

  6. Infelizmente estamos na mão dos corruptos .detram órgão da corrupção agora estão criando dificuldade para vc esta com seu automovel em dia .mas desemprego vai acontecer motivos .quem trabalha no ramo de automóvel .vai ter muita dificuldade na regularização

  7. O camarada viaja para outro estado com o carro licenciado 2019, o que todos sabem que vence a licença em 2020 e está reclamando, claro que o Detran é uma bagunça, mas estar com o carro com quase 2 anos de atraso e viajar para outro estado é pedir muito para tomar fumo, vamos ter o mínimo de bom senso pois isso já beira a imbecilidade.

  8. Por que pagar o GTR , se não haverá custo de emissão do popular verdinho. Não será impresso em papel moeda e sim em uma folha comum de A4, podendo ser impresso em qualquer lugar.
    Então está taxa não procede, vamos procurar deputados(RJ) para fazer propostas na Alerj para suspensão desta taca

  9. O Estado com o poder coercitivo utiliza -se do mesmo para cometer abusos de autoridade humilhando o cidadão. Cobra caro por um serviço que não e prestado. Presta um desserviço ao cidadão. Só se resolve o problema pela via judicial. Lamentável. E muito triste nos depararmos com tal situacao. Total decadência do Estado.

  10. Veja sempre o lado positivo, o RJ é o melhor estado para bagunça, desordem, roubalheira, desrespeito, ignorância, safadeza, malandragem, troca de valores etc….
    Pra quem gosta está aí o RJ.

  11. Como não consigo imprimir o licenciamento anual, tentei agendar pelo telefone e fui aconselhando por uma atendente a agendar para pegar a segunda via do registro do veículo pagando uma taxa de $156,00 no próprio Detran e assim fazer o licenciamento digital. Como sou idoso não posso ir buscar o licenciamento mais posso passar e ir buscar a segunda via no próprio Detran.

  12. A prorrogação só funciona no rio de janeiro pq estou com o carro aprendido pela PRF do estado da paraíba
    No começo das ligações para o Detran eu poderia circular em todo Território nacional como liguei várias vezes eles mudaram e agora falam q só no rio de janeiro só q no site deles está apenas q posso circular até 30/04/2021 com o 19 no verdinho não tem nenhum informativo q seria apenas para o Rio de janeiro
    Pois bem estou na paraíba não posso volta ao rio pq estou com restrição de circular imposta pela PRF só depois q legalizado o 2021
    Só q o Detran por sua vez não vira o documento
    Estou com tudo pago GNV homologado e já si vão 12 dias e nada

  13. Bom dia a todo isso mesmo uma bagunça
    A placa do meu carro e final 9 estou com o verdinho19 segundo o Detran estou regular até o mês 4 para fazer o 2020 só q estou na paraíba com o carro aprendido pela PRF eles falaram q estou irregular ligo para o Detran falam q estou regular .agora o Detran esta falando q e só no estado do rio q q estou regula só q eles não tem resolução para esclarecer q seria só no estado do rio simplesmente está q estou regular e . Não fala onde q e posso circular l

    Agora paguei todo os IPVA taxas porém não consigo vira o documento para o 2021 tô empolgando ao Detran pq tenho q volta ao rio para trabalhar e não consigo

  14. Revoltado sim , surpreso não . É o RJ sendo RJ. Governadores presos ou processados e o prefeito eleito(Paes) também outro corrupto que deveria estar no presídio mas fica contando historinhas na mídia. Já já teremos o famigerado pedágio de volta. Parece que o carioca ama os corruptos. Pobre Rio de Janeiro.

  15. Já paguei tudo, inclusive o da carteira que venceu. Não consigo baixar minha carteira pois não tem QR ainda. Mandaam eu procurar um despachante. Absurdo

  16. Muito triste…
    Uma decepção.
    Primeiro…cumpre a obrigação…
    Depois …implora a atualização.
    Uma vergonha.
    Falta de incentivo.
    Por esse mau exemplo…que muitos …
    Pagam…
    Quando querem…
    Atrasado.

  17. O Rio de janeiro foi considerada a pior capital da região sudeste ! Emplaquei meu carro em Minas Gerais e as locadoras fazem o mesmo ! Adeus corruptos cariocas

  18. Paguei tudo, e quatros semanas depois, o que tenho no aplicativo, um documento antigo (2020). Detran faça a sua parte, pq já pagamos e queremos nossos direitos.

  19. Essa Guia de Regularização de Taxas é um absurdo (GRT). Pagar um serviço que não existe. Ainda não consegui pegar o 2020. E agora pagar o 2021 e ainda tenho que imprimir em casa. E tem mais, é muito caro este serviço 219,37. O consumidor está sendo roubado! Até quando vamos conviver com isso.

  20. Não culpem o Detran RJ. A culpa é sempre do governador que entrega o Detran a políticos corruptos e permite este abuso. Esqueci! O governador está mais preocupado em não ser preso!

  21. Fica evidenciado a vergonha que é esse Detran- RJ, considerando não ter nenhum gasto com a emissão do CRLV 2021 e ainda exigir que o usuário imprima o documento. Paguei em final de Janeiro os dois valores de GRT e CRLV correspondentes aos veículos de minha propriedade, e até hoje não foi atualizado no aplicativo CDT … nininguém merece !!!

  22. Isso é um roubo. Assaltando o povo. Pagar uma taxa de 219,que na realidade a mão de obra e despesa será sua. E não vem com esse papo furado que é pra ajudar na área da saúde, segurança….. Esse dinheiro vai pra algumas ramificações por aí…….

  23. Falar até papagaio fala mas atitude msm ninguém toma !! Sai do conforto da sua casa e vai pra rua lutar por dias melhores e pelos seus interesses pois ficar aqui de blá-blá-blá não vai resolver nada!!

  24. Esse Detran RJ é a pior instituição do Estado. No site diz como emitir o CRLV 2021, não consigo pelo Denatran nem pelo app, informa que o Detran RJ não atualizou a base de dados.
    Vergonhoso, e já estou com tudo pago.

  25. Detran lixo, só querem pegar o dinheiro do povo,pode se dizer que é uma segunda seguradora líder que pagamos muita grana e hoje tem milhões nos cofres deles.

  26. Desde o momento que você paga o IPVA, que já não é barato, o licenciamento já deveria estar quitado. Isso é um abuso cobrar 219,37 por um documento. ANTES o argumento era que esse valor era para cobrir as despesas do serviço e impressão, agora não temos a impressão e nem o serviço, ora se não temos nem impressão e serviço essa taxa não deveria ser cobrada. Tínhamos que ir para rua parar o país, ou já se esqueceram que por causa de 5 centavos um jornalista da Band morreu cobrindo a situação de vandalismo que se tornou o protesto.

  27. É exatamente isso que o pessoal está comentando: É uma Bagunça mesmo!!!
    Te cobram a emissão do documento impresso, depois vem com papo de documento digital, cadê o digital???? Nunca atualizam, estou com moto e carro sem documentos!!! E nós pagamos pelo impresso!!!!

  28. Paguei todas as taxas de 2020 e todas de 2021 ,baixei o aplicativo carteira digital e o Detran não atualiza para eu pegar o documento digital nem de 2020 e nem de 2021.
    A incompetência é generalizada para entrega do documento seja de forma digital ou não.

  29. Este aplicativo digital é uma porcaria estou com meus documentos todos pagos e não consigo imprimir o 2021.
    No aplicativo só está saindo até 2019

  30. Eu acho que a documento o verdinho tinha que ser feito pelo detran,tem muita gente idosa que não tem celular.Esse documento em papel moeda tem que ser do Detran não pelo celular.

  31. Boa tarde eu paguei o IPVA e o a guia de GRT desdo dia 19 de janeiro e até o momento não foi atualizado no App liguei pro DETRAN e o mesmo não pode resolver nada manda eu aguardar

  32. Estou com todos os impostos de 2021 pagos e até hoje não tenho a CRLV disponível pelo RJ. O Brasil só quer arrecadar sem prestar nenhum tipo de serviço ao povo que sofre com tanto imposto

  33. Paguei as guias de GRT e IPVA No dia 12 de Janeiro e até agora não consta atualizado no aplicativo da Carteira Digital. Ligo para o Detran e não atendem nunca.Muito desorganizado

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui